UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Aline Pereira Bessi
Titulo A constituição da atividade de trabalho docente : formação da atividade-guia do professor iniciante
Orientador(a) Profa. Dra. Maria José da Silva Fernandes
Data 16/12/2024
Resumo RESUMO
A dissertação possui como tema o trabalho docente, com foco na constituição desta atividade pelo professor iniciante. Justifica-se sua relevância, pois, a iniciação na docência é considerada como um momento de grande exigência que requer mudanças no psiquismo e na consciência do professor. Entretanto, a abordagem hegemônica sobre a referida temática carece de uma perspectiva histórica, crítica e cultural que redimensione o ingresso na carreira docente a partir das múltiplas determinações objetivas e sociais. As questões-problema desta pesquisa são: como se forma a atividade de trabalho do professor? Qual a importância da formação inicial e continuada para a consolidação do modo de ser professor? Tem-se como objetivo geral propor um constructo teórico-conceitual sobre a atividade de trabalho do professor em início de carreira, por meio da análise da transição da atividade de estudo profissionalizante para a atividade de trabalho. A pesquisa, de natureza teórica, se alicerça nos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, adotando o método do materialismo histórico-dialético na busca pela articulação de elaborações teóricas produzidas com base na categoria da atividade sistematizada por Leontiev a partir de estudos coletivos com outros pesquisadores da Psicologia Histórico-Cultural. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico sobre o professor iniciante na base de dados da SciELO; estudo teórico da Pedagogia Histórico-Crítica e seus fundamentos, para a definição do corpo de conhecimentos científicos usados na abstração do objeto de pesquisa; e proposição de novo enfoque sobre a atividade de trabalho do professor iniciante, entendida como a atividade-guia do desenvolvimento desse na idade adulta. Pretende-se, por meio da literatura, ampliar a compreensão sobre a constituição da atividade de trabalho a partir da análise da particularidade da prática pedagógica desenvolvida pelos professores iniciantes como uma unidade entre a singularidade expressa na configuração específica dessa atividade e a totalidade histórica e socialmente elaborada. Vislumbra-se produzir uma síntese superadora de perspectivas naturalistas e reprodutivistas presentes nos estudos sobre a formação da atividade de trabalho na docência, em um devir que garanta possibilidades à iniciação dos professores, considerando os processos que devem ser gestados para a formação da atividade de trabalho, ao mesmo tempo que, já inserido na atividade docente, o professor possa ser instrumentalizado para desenvolvê-la da melhor forma possível.
Palavras – chave: professor iniciante; atividade de trabalho docente; Pedagogia Histórico-Crítica.

ABSTRACT
The dissertation has as its theme the teaching work,, with a focus on the constitution of this activity by beginning teachers. Its relevance is justified by the fact that initiation into teaching is considered to be a highly demanding moment that requires changes in the teacher's psyche and consciousness. However, the hegemonic approach to this subject lacks a historical, critical and cultural perspective that focuses the entry into the teaching career based on multiple objective and social determinants. The problem questions of this research are: how is the teacher's work activity formed? What is the importance of initial and continuing education in consolidating the way of being a teacher? The general objective is to propose a theoretical-conceptual construct about the teaching work activity of their careers, by analyzing the transition from professional study activity to work activity. The research, of a theoretical nature, is based on the foundations of Historical-Critical Pedagogy, adopting the method of historical-dialectical materialism in the search for the articulation of theoretical elaborations produced based on category of activity systematized by Leontiev from collective studies with other researchers of Historical-Cultural Psychology. Were used as methodological procedures: bibliographic survey of beginner teachers in the SciELO database; theoretical study of Historical-Critical Pedagogy and its foundations, in order to define the body of scientific knowledge used to abstract the research object; and proposing a new approach to the work activity of of the beginning teacher, understood as the guiding activity for their development in adulthood. Through the literature, the aim is to broaden our understanding of the constitution of work activity by analyzing the particularity of the pedagogical practice developed by the beginning teachers as a unity between the singularity expressed in the specific configuration of this activity and the historically and socially elaborated totality. The aim is to produce a synthesis that overcomes the naturalistic and reproductive perspectives present in studies on the formation of work activity in teaching, in a becoming that guarantees possibilities for beginning teachers, taking into account the processes that must be gestated for the formation of work activity, at the same time that, already inserted in the teaching activity, the teacher can be instrumentalized to develop it in the best possible way.
Keywords: beginning teacher; teaching work activity; Historical-Critical Pedagogy.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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