|
|
Aluno(a) |
Laésse Venancio Lopes |
Titulo |
Espaço rural e temática ambiental: um estudo sobre o desenvolvimento do projeto educação do campo em um assentamento da reforma agrária no município de Araraquara/SP |
Orientador(a) |
|
Data |
01/03/2006 |
Resumo |
Atualmente a questão ambiental é um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade moderna e debatidos por profissionais de diferentes áreas. Nas ultimas décadas novas leis estão sendo implementadas visando criar, resgatar e difundir hábitos que levem em questão a preservação do espaço. As instituições de ensino estão se adequando às novas necessidades e cabe aos professores a realização de uma série de atividades que atendam a realidade ambiental especifica de cada região. Neste sentido, esta pesquisa tem uma perspectiva educacional e ambiental e, na sua realização, acompanhamos o desenvolvimento e aplicação de um projeto educacional num assentamento rural de Araraquara/SP. Ela teve por objetivo verificar a efetividade dos propósitos definidos pelo projeto escola do campo no que tange a aceitação da comunidade e principalmente ao exercício do trabalho dos professores com temas relacionados ao resgate cultural e difusão de valores que apresentem uma preocupação com a preservação ambiental. Tratou-se de um estudo referenciado numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a observação participante, análise documental e entrevistas. Nos resultados procuramos fazer uma discussão teórica sobre os problemas ambientais e educacionais enfrentados pelas zonas rurais brasileiras onde enfatizamos as vantagens e dificuldades apresentadas pelos professores na aplicação de atividades que discutiam a temática ambiental, sugerindo que, para atingir resultados mais eficientes seria necessário uma melhor formação inicial e/ou capacitação dos professores.
Palavras chaves: questão ambiental, assentamento rural, trabalho docente, resgate cultural e preservação ambiental. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|