|
|
Aluno(a) |
Adriana Marques Guimarães Dias |
Titulo |
A Construção da imagem docente e a função do professor de educação infantil: elementos para reflexão |
Orientador(a) |
|
Data |
02/03/2006 |
Resumo |
O objetivo dessa pesquisa é investigar a imagem docente de uma grupo de professores que atuam em uma pré-escola e a partir disso verificar como se configura a função desses docentes no contexto educativo.
Para tanto, utilizou-se a perspectiva da Representação Social e alguns instrumentos de pesquisa, como a entrevista semi-estruturada e a observação participante, visando a coleta e análise qualitativa dos dados.
A imagem docente que prevaleceu foi a do professor missionário, já que ele acumula a função de mãe ou outro adulto da família, de um profissional liberal que possa atender às necessidades emocionais da criança, como o psicólogo e também do professor que oferece o conhecimento escolar. Essas funções se manifestaram nas concepções de educação que historicamente se constituíram nesse nível de ensino.
A interpretação dos dados revelou que os professores possuem uma visão Assistencialista de Educação Infantil, na qual há uma dicotomia entre o cuidar, que é responsabilidade da creche e da família e o educar da pré-escola.
O tipo de metodologia que predominou caracterizou-se por atividades escolarizantes, que tinham como objetivo oferecer aos alunos os conteúdos escolares tradicionais (ler, escrever e contar), além dos conhecimentos da área de Ciências Naturais e de História e Geografia, revelando uma intenção pedagógica de cunho propedêutico.
Esse contexto gerou uma separação entre o cuidar e o educar, fragmentando o tratamento dispensado ao currículo, descaracterizando a função docente nesse nível educativo.
Espera-se que essa pesquisa propicie uma reflexão sobre o fazer docente da Educação Infantil, colaborando para se efetivar uma função social e a identidade desse nível educativo e de seus professores. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|