UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Helena Bimbatti Moreira
Titulo Uma análise do serviço itinerante de apoio pedagógico à inclusão escolar na rede municipal de Araraquara
Orientador(a)
Data 03/03/2006
Resumo Nesta pesquisa, procurou-se investigar o processo de inclusão nos espaços da escola comum, acompanhando a atuação de uma professora do ensino itinerante, especializada em Educação Especial que atuava no processo de apoiar, complementar e, por vezes, suplementar a proposta pedagógica da escola comum, por meio de recursos educacionais especiais, percorrendo as escolas onde há alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino comum. Cabe ressaltar que o ensino itinerante é um serviço de apoio pedagógico especializado do Programa de Educação Especial, implantado pela Secretaria de Educação do município de Araraquara, interior do Estado de São Paulo, sob responsabilidade da Coordenadora Técnica de Educação Especial. Esta Secretaria concedeu autorização para o acompanhamento, no ano de 2004, de uma professora do serviço itinerante, em seu trabalho cotidiano de atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino comum, bem como seus respectivos professores. Este trabalho de pesquisa tem por objetivo geral identificar, descrever e analisar a atuação de uma professora do ensino itinerante em uma escola do ensino comum, com alunos incluídos e seus professores. Os objetivos específicos, por sua vez, visam levantar informações para caracterizar e descrever: a natureza das ações de uma professora itinerante, em seu trabalho cotidiano, especialmente na relação entre o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais e seus professores do ensino comum; analisar a percepção de duas professoras do ensino comum sobre o processo de inserção de alunos com necessidades educacionais especiais em suas classes; averiguar as percepções de uma professora do ensino especial, atuando no ensino itinerante em relação ao processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino comum, bem como analisar as atribuições e responsabilidades exigidas no desempenho de sua função. Para efetivação da análise, dos dados desenvolveu-se uma pesquisa baseada em um estudo exploratório com abordagem qualitativa, que contou com os seguintes participantes: uma professora do ensino itinerante, duas professoras do ensino comum e dois alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino comum, mas também atendidos pelo serviço de ensino itinerante. A coleta de dados foi feita por meio de observações na escola, pesquisa de campo, entrevistas semi-estruturadas com as professoras e análise documental. A pesquisa de campo caracterizou-se por observações em sala de aula, durante um período de seis meses com periodicidade semanal. As entrevistas foram realizadas, no segundo semestre de 2004, para que houvesse mais interação entre a pesquisadora e as professoras, evitando, portanto, qualquer forma de imposição às professoras por parte da pesquisadora. Desta forma, as professoras escolheram o dia e o local para serem entrevistadas. Cabe destacar que tanto as entrevistas, como os dados do campo foram organizados por categorias denominadas de unidades temáticas, nas quais os principais aspectos encontrados foram ressaltados. Os resultados mostraram diferentes facetas de um tipo de serviço ainda pouco estudado. Por esta razão, julga-se que o presente trabalho possa colaborar para que o conhecimento sobre este serviço seja ampliado, dada a importância potencialmente rica que o mesmo possui.
Palavras- chave: Educação Especial, Ensino Itinerante, Apoio pedagógico, Inclusão, Alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

Moreira, Maria Helena Bimbatti. Resumo da dissertação de mestrado em educação, intitulada: “Uma análise do serviço de ensino itinerante de apoio pedagógico à inclusão escolar na rede municipal de Araraquara” Fevereiro de 2006.
Tipo Defesa-Mestrado
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