UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Edelir Salomão Garcia
Titulo Trajetória Escolar de Ex-Alunos de Classes Especiais para Deficientes Mentais
Orientador(a)
Data 23/02/2006
Resumo O presente trabalho teve por objetivo analisar a trajetória escolar de alunos que fracassaram na 1ª série do Ensino Fundamental e que foram encaminhados às classes especiais para deficientes mentais e, posteriormente, retornaram para o ensino regular. O trabalho desenvolveu-se nas escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Corumbá-MS, contando com 12 (doze) participantes com idade variando de 16 a 24 anos, sendo 04 (quatro) do sexo feminino e 08 (oito) do sexo masculino. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados entrevista semi-estruturada com questões que abordaram o percurso: ensino regular – classe especial – ensino regular, bem como a análise dos documentos escolares, através da verificação dos prontuários: ficha de matrícula, histórico escolar e, quando existente, relatórios de avaliação psicopedagógica. Através desses instrumentos buscou-se apreender como o processo de escolarização desses alunos se constituiu em êxitos e fracassos escolares. Os dados mostraram que para 11 (onze) participantes a classe especial pareceu se constituir em um espaço de sucesso, dando-lhes a oportunidade para permanecerem e progredirem nos estudos, pois, se não tivessem essa opção, provavelmente, teriam evadido antes de concluir a 1ª série do ensino fundamental. Assim, a classe especial, para esses alunos, foi a possibilidade de retornar para o ensino regular, minimizando o fracasso escolar inicial, apesar dos rótulos e estigmas que lhes foram atribuídos. Embora reconhecendo que a classe especial contribuiu para a alfabetização, um participante afirmou que sofreu muitos preconceitos por ter vivenciado essa sala e, que independentemente dela, teria condições de aprender no ensino regular. Ressalta-se aqui que o mesmo foi aprovado no vestibular 2005 para o curso de matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este estudo se constituiu em uma fonte importante de conhecimento para desvelar como esses participantes perceberam a sua passagem pela classe especial para deficientes mentais como parte de sua trajetória escolar.


Palavras-chave: Fracasso escolar. Educação Especial. Classe Especial. Ensino Regular. Trajetória Escolar. Inclusão/exclusão
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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