|
|
Aluno(a) |
Talita Silva Perussi Vasconcellos |
Titulo |
Formação de educadores na perspectiva da educação inclusiva em contextos não-formais |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Relma Urel Carbone Carneiro |
Data |
27/06/2024 |
Resumo |
RESUMO
Partindo do pressuposto de que a inclusão do aluno Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) deva ocorrer em todos os ambientes de ensino, este trabalho aborda a realidade inclusiva nas organizações de ensino não formal. O estudo teve como objetivo geral: analisar uma proposta de formação continuada referente ao processo de inclusão do aluno PAEE em organizações não - formais. E como objetivos específicos: 1. Conhecer como acontece a inclusão em uma organização não formal; 2. Elaborar e desenvolver uma proposta colaborativa de formação sobre inclusão baseada nas práticas educativas vigentes; 3. Avaliar a proposta de formação. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem quanti-qualitativa e caracterizou-se como colaborativa. Participaram 18 educadores de 4 diferentes organizações de ensino não formal. Os participantes responderam inicialmente a um questionário de caracterização e perguntas sobre suas demandas formativas; posteriormente, em encontros presenciais foi desenvolvido um programa de formação dos educadores. Ao final dos encontros e após seis meses do término da formação, foi usado um conjunto de instrumentos de avaliação, a fim de conhecer os impactos decorrentes. Como resultado, observou-se que o estudo desenvolvido contribuiu com as áreas de conhecimentos afins, aprofundando as discussões sobre a formação de educadores em organizações de ensino não formal.
Palavras – chave: Inclusão; Ensino não formal; Formação continuada.
ABSTRACT
Understanding that the inclusion of the Special Target Public Student (PAEE) must take place in all teaching environments, this work brings the inclusive reality in non-formal teaching organizations. The general objective of the study was: To analyze the impact of a proposal for continuing education regarding the process of inclusion of the PAEE student in a non-formal organization and as specific objectives: 1. To know how inclusion in a non-formal organization takes place 2 Design and develop a collaborative proposal for training on inclusion, based on current educational practices. 3. Evaluate the training proposal and its impacts. The research was carried out with a qualitative approach and was characterized as collaborative research. 19 participants from different non-formal education organizations participated, first answering a questionnaire characterizing and surveying training demands, later, in face-to-face meetings, a training program for educators was carried out. At the end of the meetings and after six months of the end of the training, evaluation instruments were applied, which aimed to know the impacts of the training in question. As a result, it was observed that the study that was developed contributed to the related areas of knowledge, encouraging greater discussions about the training of educators in non-formal teaching organizations.
Keywords: Inclusion; Non-formal teaching; Continuing training. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|