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Aluno(a) |
Vanessa Lara Antonini |
Titulo |
Banco Mundial e política educacional brasileira: o caso Fundescola |
Orientador(a) |
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Data |
03/03/2006 |
Resumo |
O objetivo deste estudo é analisar as propostas e diretrizes que permeiam o Programa Fundescola Fundo de Fortalecimento da Escola , o qual é fruto de um acordo de empréstimo entre Banco Mundial/BIRD e Governo Federal/MEC. Enquanto pesquisa documental adotamos como recurso metodológico a análise de conteúdo. Dessa forma, foram analisados documentos oficiais produzidos pelo MEC e pelo Banco Mundial, com a intenção de desvendar a lógica que os perpassava. O Fundescola tem o intuito de melhorar a freqüência e o resultado escolar do ensino fundamental público, em Zonas de Atendimento Prioritário (ZAP) micro-regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) dos Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para isso tal programa foi dividido em três etapas: Fundescola I (implantado de 1998 a 2001); Fundescola II (implantado de 1999 a 2004) e Fundescola III (dividido em duas fases A e B, implantado em 2002, com prazo final de término para 2010). Nesta pesquisa, apoiados em estudos que trabalham com esta temática, tentamos situar tal programa em relação às propostas maiores para a educação do Banco Mundial. A análise realizada revelou-nos que, apesar dos discursos de especificidade do Programa, este é apenas mais um programa comprometido com o projeto educacional homogêneo proposto pelo Banco Mundial.
Palavras-chave: Banco Mundial, política educacional, Fundescola, Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), gestão educacional e autonomia escolar. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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