UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Caio Fernando Rocha Campos
Titulo Crítica ao ecletismo na educação: uma análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
Orientador(a) Prof. Dr. Newton Duarte
Data 18/03/2024
Resumo RESUMO
O presente trabalho tem como tema central o ecletismo na educação, partindo do pressuposto de que esse fenômeno vem avançando por influência das “pedagogias do aprender a aprender” (Duarte, 2001), alinhadas à ideologia neoliberal e pós-moderna. Teve-se como objetivo desenvolver uma análise teórica do ecletismo na educação, investigando os fundamentos e as justificativas apresentadas pelas pedagogias contemporâneas para a adoção do ecletismo como concepção teórica e forma de condução da prática pedagógica. Pretendeu-se buscar na Pedagogia Histórico-Crítica elementos teórico-metodológicos para a crítica ao ecletismo pedagógico, pautando-se no Materialismo Histórico-Dialético. Realizou-se uma pesquisa de cunho teórico-conceitual, tomando como base textos que abordam o fenômeno do ecletismo na educação e autores das pedagogias do “aprender a aprender”. Espera-se que este estudo forneça aos alunos, professores e pesquisadores em educação, elementos teórico-metodológicos para a elaboração de reflexões críticas sobre o ecletismo educacional, reafirmando a necessidade de uma prática educativa fundamentada em uma teoria pedagógica sistematizada de forma coerente e consistente com a concepção de mundo à qual se vincula.
Palavras-chave: ecletismo; teorias pedagógicas; Pedagogia Histórico-Crítica.

RESUMEN
El tema central de este trabajo es el eclecticismo en la educación, partiendo del supuesto de que este fenómeno ha ido avanzando bajo la influencia de “pedagogías de aprender a aprender” (Duarte, 2001), alineadas con la ideología neoliberal y posmoderna. El objetivo fue desarrollar un análisis teórico del eclecticismo en educación, investigando los fundamentos y justificaciones que presentan las pedagogías contemporáneas para la adopción del eclecticismo como concepción teórica y forma de conducir la práctica pedagógica. Se pretendió buscar en la Pedagogía Histórico-Crítica elementos teórico-metodológicos para criticar el eclecticismo pedagógico, guiándose en el Materialismo Histórico-Dialético. Se realizó una investigación teórico-conceptual, basada en textos que abordan el fenómeno del eclecticismo en la educación y autores de pedagogías de “aprender a aprender”. Se espera que este estudio proporcione a estudiantes, docentes e investigadores en educación elementos teórico-metodológicos para la elaboración de reflexiones críticas sobre el eclecticismo educativo, reafirmando la necesidad de una práctica educativa basada en una teoría pedagógica sistematizada de manera coherente y consistente con la concepción del mundo al que está vinculado.
Palabras clave: eclecticismo; teorías pedagógicas; Pedagogía Histórico-Crítica.
Tipo Defesa-Mestrado
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