UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Caio Henrique Caldato Ferreira
Titulo O ensino de educação física na educação infantil: contribuições acerca do objeto de ensino atletismo
Orientador(a) Prof. Dr. Lucas André Teixeira
Data 19/03/2024
Resumo RESUMO
A presente investigação tem como objeto de pesquisa o ensino do conteúdo atletismo nas aulas de educação física escolar, a partir de uma perspectiva histórico-crítica. Uma revisão bibliográfica sistemática sobre o ensino de atletismo possibilitou a aproximação e o aprofundamento com o objeto, o que articulado ao referencial teórico histórico-crítico trouxe subsídios para realizar a análise de um material empírico sobre o objeto de ensino atletismo, constituído de uma unidade didática na educação infantil. O objetivo principal é discutir as possibilidades de organização didática do ensino do atletismo na educação infantil, a partir da análise de uma experiência concreta, buscando compreender o atletismo enquanto um objeto de ensino que emerge da cultura corporal. A principal problemática desta investigação diz respeito ao seu objeto de estudo no campo da educação física escolar: a cultura corporal, cuja indagação requer compreender como a organização didática do objeto de ensino atletismo na educação infantil pode tomar a cultura corporal enquanto objeto de estudo, direcionando o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física. A resposta a essa questão se deu por meio do processo de análise do referente empírico da investigação, cujos resultados apontaram que: a cultura corporal enquanto objeto de estudo da educação física escolar possibilita reconstituir as relações sociais essenciais das atividades históricas. Essas relações compõem o objeto de ensino atletismo, se tornando uma referência para direcionar a organização didática desse conteúdo no processo de ensino nas aulas de educação física na educação infantil. Por meio de uma unidade didática é possível selecionar e organizar didaticamente o saber objetivo (objeto de estudo do componente curricular) em saber escolar (objeto de ensino). A unidade didática em uma perspectiva histórico-crítica, ao ser incorporada no planejamento didático pode expressar uma visão de unidade e conjunto do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a conversão do objeto de estudo da educação física (a cultura corporal) em objetos de ensino (conteúdos de ensino), a partir da organização e seleção dos conteúdos ensinados em aula.
Palavras – chave: Educação Física; Educação infantil; Atletismo; Pedagogia históricocrítica.

ABSTRACT
The present investigation focuses on the teaching of athletics content in physical education classes from a historical-critical perspective. A systematic bibliographical review on the teaching of athletics allowed a closer and deeper understanding of the subject, which, articulated with the historical-critical theoretical framework, provided the means to analyze empirical material on the teaching object of athletics, consisting of a didactic unit in early childhood education. The main objective is to discuss the possibilities of didactic organization of athletics teaching in early childhood education, based on the analysis of a concrete experience, seeking to understand athletics as a teaching object that emerges from body culture. The main issue of this investigation concerns is the study object of physical education at school: body culture, which requires understanding how the process of didactic organization of the teaching object athletics in early childhood education can take it as a study object, guiding the teaching and learning process in physical education classes. The answer to this question came through the process of analyzing the empirical reference of the investigation, whose results indicated that body culture, as a study object in school physical education, allows the reconstitution of the essential social relationships of historical activities. These relationships make up the teaching object athletics, becoming a reference for guiding the didactic organization of this teaching content in the teaching and learning process of physical education classes in early childhood education. Through a didactic unit, it is possible to select and organize objective knowledge (study the object of the curricular component) into the school knowledge (teaching object). The didactic unit from a historical-critical perspective, when incorporated into didactic planning, can express a vision of unity and wholeness of the teaching and learning process, enabling the conversion of the study object of physical education (body culture) into teaching objects (teaching contents), through the organization and selection of the contents taught in class.
Keywords: Physical Education; Childhood Education, Athletics; Historical-critical Pedagogy.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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