|
|
Aluno(a) |
Ana Beatriz Buoso Marcelino |
Titulo |
As artes visuais no contexto do novo ensino médio: Análise do Currículo Paulista |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Ari Fernando Maia |
Data |
13/11/2023 |
Resumo |
RESUMO
Esta pesquisa pauta-se no âmbito da educação e se propõe a investigar o Currículo Paulista de Artes Visuais da rede estadual de ensino, referente à 1ª série do Novo Ensino Médio, diante das implicações do contexto hodierno, com destaque para as mídias digitais, sua contextualização e impacto sobre a cultura e o cotidiano educacional dos estudantes. O problema, contudo, gira em torno da hipótese deste objeto conter em seu escopo conteúdos rasos e/ou duvidosos, como estereótipos e modelos prontos, passíveis de gerarem o achatamento e alienação dos estudantes, como a apropriação de valores, padrões, gostos e comportamentos potencializados por tal contexto comprometendo, assim, um desenvolvimento mais qualitativo e humanizado dos mesmos. Assim, pretende-se realizar uma análise sistemática deste objeto, a fim de destacar seus eventuais potenciais e fragilidades, em relação aos pressupostos deste estudo. Pretende-se, contudo, utilizar o método baseado na análise de conteúdo aliado à revisão bibliográfica e à análise documental. Como fundamentação teórica é proposto um debate reflexivo entre estudiosos críticos da área educacional com os pressupostos da Teoria Crítica clássica e contemporânea dentro do contexto educacional, com destaques para os pressupostos de T. Adorno, M. Horkheimer, H. Marcuse, W. Benjamin, V. Flusser, bem como, teóricos do ensino de Artes Visuais das últimas décadas, como A. Buoro e A. Barbosa. Pretende-se, contudo, ao final da pesquisa, a comprovação da hipótese lançada, bem como, encaminhamentos e apontamentos para futuras reflexões.
Palavras-chave: Ensino de Artes Visuais; Currículo; Novo Ensino Médio.
ABSTRACT
This research is based on the scope of education and aims to investigate the São Paulo Curriculum of Visual Arts of the state education network, referring to the 1st grade of the New High School, given the implications of today's context, with emphasis on digital media, its contextualization and impact on the culture and educational daily lives of students. The problem, however, revolves around the hypothesis that this object contains shallow and/or dubious content in its scope, such as stereotypes and ready-made models, capable of generating the flattening and alienation of students, such as the appropriation of values, standards, tastes and behaviors. enhanced by such a context, thus compromising their qualitative and humanized development. Thus, we intend to carry out a systematic analysis of the São Paulo Visual Arts Curriculum for the 1st year of high school, the object of this study, in order to highlight its potential and weaknesses, in relation to the assumptions of this study. The method to be used will be based on content analysis combined with bibliographic review and document analysis. As a theoretical foundation, we highlight a reflective debate between critical scholars in the educational field both in current times and in critical theoretical literature in vogue in the 20th century, as well as at the core of classical and contemporary critical theory of digital media within the educational context, such as T Adorno, Horkheimer, Marcuse, W. Benjamin, V. Flusser, as well as theorists of Visual Arts teaching in recent decades, such as A, Buoro and A. Barbosa. It is intended, however, at the end of the research, to prove the hypothesis launched, as well as, forwards and notes for future reflections.
Keywords: Teaching Visual Arts; Curriculum; New High School.
|
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|