UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marina Guimarães Nascimento
Titulo BNCC e PCNs de Língua Portuguesa: uma análise do Componente Curricular no Ensino Médio
Orientador(a) Profa Dra Hilda Maria Gonçalves da Silva
Data 15/09/2023
Resumo RESUMO
Esta pesquisa busca compreender quais são os saberes valorizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de Língua Portuguesa do Ensino Médio, área de Linguagens e suas Tecnologias. Nesse sentido, o objetivo principal do trabalho é apreender em que medida o parâmetro estabelecido pelos PCNs e pela BNCC contribui para garantir a formação do estudante da Educação Básica. Trata-se de pesquisa documental, desenvolvida por meio da Análise do Discurso (AD) e que envolve o estudo dos aspectos ideológicos e históricosociais do processo de desenvolvimento de políticas públicas voltadas à Educação Básica e o entendimento do modo como se deu a elaboração do documento oficial dos PCNs e da BNCC. Além disso, recorremos ao conceito geral de currículo definido pelos estudiosos Michael Apple, José Gimeno Sacristán, Antonio Flávio Moreira e Lucíola Santos a fim de apreender o que os estudiosos João Wanderley Geraldi, Joane Veloso Pina Cavalcanti, Marcela Thaís Silva e Lívia Suassuna, da área de Linguística, defendem como principais valores para o currículo de Língua Portuguesa. Dessa forma, a partir dos resultados obtidos, far-se-á a realização de uma comparação dos dados teóricos obtidos com os resultados da Análise do Discurso da área de Língua Portuguesa do Ensino Médio, para se apreender o quanto a BNCC se aproxima ou se distancia do estabelecido pelos PCNs para a área do conhecimento Língua Portuguesa.
Palavras-chave: Parâmetros Curriculares Nacionais; Base Nacional Comum Curricular; Ensino Médio; Análise do Discurso; Língua Portuguesa.

ABSTRACT
This research work aims at understanding the knowledge valued by the National Curriculum Guidelines (PCNs) and Curricular Common National Base (BNCC) for Portuguese language curricular component, of Language’s Technologies area. For that matter, the main objective of this work is to comprehend to which extent the established by PCNs and BNCC helps to ensure the formation of basic education students, defined in 22 and 35 articles of LDBEN nº 9394/96. It's about documental research, developed by Discourse Analysis (DA), that will involve the study of ideological, historical and social aspects of development process of public politics directed to basic education and that will understand the manner in which the construction of the PCNs and BNCC official documents. In addition, we will use the general curriculum concept defined by Apple, Sacristán, Moreira and Santos in order to seize what the scholars Geraldi, Cavalcanti, Silva and Suassuna, of linguistic area, defend as fundamental values to Portuguese language curricular component. Therefore, from the results obtained, it will make a comparison of the data thus obtained with the results of the Discourse Analysis of secondary education Portuguese language abilities and competences, in order to understand if the BNCC is close to or distance to what the PCNs value to secondary education Portuguese language curricular component.
Keywords: National Curriculum Guidelines; Curricular Common National Base; Secondary Education; Discourse Analysis; Portuguese Language.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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