UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Daniela Aparecida Peccin
Titulo A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil
Orientador(a) Profa Dra Luci Regina Muzzeti
Data 15/09/2023
Resumo RESUMO
Esta pesquisa buscou analisar por meio da orientação dos estudos de Pierre Bourdieu a influência do conceito de capital cultural e habitus na trajetória de formação inicial e continuada de 5 professoras da Educação Infantil da rede municipal de uma cidade localizada no interior de São Paulo. Foi investigado, as possibilidades e os limites existentes na influência de suas trajetórias com a profissão que exercem. Tendo clareza dos avanços e retrocessos na trajetória de reconhecimento e valorização das professoras dessa etapa de ensino, das crianças e da instituição como educacional, com embasamento nos conceitos de capital cultural e habitus. Para isso, as análises das respostas adquiridas com as entrevistas, foram submetidas ao método praxiológico, elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe e dessa forma, reconhecemos que o patrimônio cultural investido durante as suas trajetórias de formação, reflete em suas concepções e ações atualmente. A compreensão dessa relação visa possibilitar melhorias nas relações sociais dentro da escola e da família e também permite trazer novos olhares acerca da formação continuada, firmando a importância da educação das crianças, que podem ser futuros professores que educarão outras novas gerações.
Palavras-chave: Educação Infantil; Capital Cultural; Habitus; Trajetória de formação.

ABSTRACT
This research sought to analyze, through the guidance of Pierre Bourdieu's studies, the influence of the concept of cultural capital and habitus on the initial and continued training trajectory of 5 Early Childhood Education teachers from the municipal network of a city located in the interior of São Paulo. The possibilities and limits that exist in influencing their trajectories with the profession they practice were investigated. Having clarity of advances and setbacks in the trajectory of recognition and appreciation of teachers at this stage of teaching, children and the institution as educational, based on the concepts of cultural capital and habitus. To this end, the analyzes of the responses acquired from the interviews were subjected to the praxeological method, developed by Pierre Bourdieu and his team, and in this way, we recognize that the cultural heritage invested during their training trajectories is reflected in their conceptions and actions today. Understanding this relationship aims to enable improvements in social relations within the school and family and also allows us to bring new perspectives on continuing education, establishing the importance of educating children, who can be future teachers who will educate other new generations.
Keywords: Early Childhood Education; Cultural Capital; Habitus; Formation trajectory.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara