UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Helena Martínez Avila de Mello
Titulo Percepção de graduandos e pedagogos sobre a educação de bebês em instituição escolar
Orientador(a) Profa. Dra. Fabiana Cristina Frigieri de Vitta
Data 23/08/2023
Resumo RESUMO
A história das instituições de educação infantil é delineada por diferentes fundamentos e princípios que orientam suas práticas e objetivos, sendo caracterizadas por uma abordagem pedagógica voltada para as primeiras fases do desenvolvimento. Essa demarcação implica reconhecer as necessidades, interesses e formas de aprendizados para os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, que compõem a Educação Infantil, designação dada na Base Nacional Comum Curricular. Esta pesquisa tem por objetivo geral verificar a percepção de graduandos e pedagogos sobre a educação de bebês (zero a 18 meses) em instituições educacionais. Foi realizado um estudo com os graduandos de pedagogia e pedagogos do Brasil que aceitaram e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, utilizando a estratégia denominada Bola de neve, com o uso das redes sociais virtuais (RSV), nas quais os primeiros participantes estendem o convite à participação voluntária de outras pessoas que pertençam à mesma população alvo. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário – Atividades e recursos pedagógicos – com questões fechadas, dividido em nove dimensões, sendo usadas para este estudo: dados pessoais, formação, atuação profissional, percepções sobre a educação de bebês e sobre as atividades com bebês. O acesso ao instrumento de coleta de dados - questionário - ocorreu através da plataforma Google Drive, com acesso aberto a todos que possuíssem o link. Após a organização dos dados, foi utilizada análise estatística descritiva, com o auxílio do Excel. Participaram 29 estudantes de pedagogia e 94 pedagogos, em sua grande maioria do sexo feminino, atuando como auxiliares ou professores da educação infantil e ensino fundamental. A análise dos resultados mostra que ainda se associa a estadia do bebê nas instituições de educação infantil à necessidade da família, mas há um aumento de participantes, principalmente pedagogos, que afirmam a educação como um direito da criança a partir dos seis meses de idade. Apontam conhecimentos sobre desenvolvimento como necessários para uma atuação intencional junto a esse público e estabelecem relação entre as atividades de vida diária, com brinquedos, música e equipamentos de playground e a aprendizagem do bebê, apresentando a relação com a aprendizagem do bebê e contemplam com os objetivos relacionados ao desenvolvimento psicomotor, socialização, independência e autonomia, porém o grupo de pedagogos dão destaque para as atividades com brinquedos e música. Ao definir os objetivos educacionais para as atividades realizadas nas instituições, é um fator diferencial na qualidade dos serviços oferecidos por esses profissionais, e por consequência no desenvolvimento dos bebês, deve-se estar atento aos componentes presentes no espaço, como materiais e recursos, tempo, sendo planejadas de maneira intencional para promover o aprendizado e desenvolvimento das habilidades particulares dessa fase.
Palavras – chave: Educação infantil; formação de professor; prática pedagógica; atividades; bebês.

ABSTRACT The history of early childhood education institutions is shaped by different foundations and principles that guide their practices and objectives and are characterized by a pedagogical approach focused on the first stages of development. This demarcation implies recognizing the needs, interests and ways of learning for babies, very young children and young children, who make up Early Childhood Education, the designation given in the National Common Curriculum Base. The general aim of this research is to verify the perception of graduate students and pedagogues about the education of babies (zero to 18 months) in educational institutions. A study was carried out with undergraduate pedagogy students and pedagogues in Brazil who accepted and signed the informed consent form, using the so-called snowball strategy, with the use of virtual social networks (VSN), in which the first participants extend the invitation to the voluntary participation of other people who belong to the same target population. For data collection, a questionnaire was used - Pedagogical activities and resources - with closed questions, divided into nine dimensions, which were used for this study: personal data, training, professional performance, perceptions of baby education and activities with babies. The data collection tool - the questionnaire - was accessed via the Google Drive platform, with access open to anyone who had the link. After organizing the data, descriptive statistical analysis was used with the aid of Excel. A total of 29 pedagogy students and 94 pedagogues took part, the vast majority of whom were female and worked as assistants or teachers in nursery and primary education. Analysis of the results shows that the baby's stay in early childhood education institutions is still associated with the need of the family, but there is an increase in participants, mainly pedagogues, who affirm education as a child's right from the age of six months. They point to knowledge about development as being necessary to work intentionally with this public and establish a relationship between activities of daily living, toys, music and playground equipment and the baby'slearning, presenting the relationship with the baby'slearning and contemplating objectives related to psychomotor development, socialization, independence and autonomy, but the group of pedagogues highlight activities with toys and music. Defining the educational objectives for the activities carried out in institutions is a differentiating factor in the quality of the services offered by these professionals, and consequently in the development of babies. Attention must be paid to the components present in the space, such as materials and resources, time, and they must be planned intentionally to promote learning and the development of the skills of this stage.
Keywords: Early childhood education; teacher training; pedagogical practice; activities; babies.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara