UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Caroline Pinto de Oliveira Orsi
Titulo O lugar da politecnia na conformação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP): um panorama a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de seus campi
Orientador(a) Prof Dr Ricardo Ribeiro
Data 29/08/2023
Resumo RESUMO
O propósito dessa pesquisa consiste em identificar qual é o lugar ocupado pela politecnia, conceito de matriz marxista – cuja concepção básica consiste no conceito e o fato do trabalho como princípio educativo geral, na conformação dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IFs) a partir dos princípios e intencionalidades definidos para nortear o trabalho pedagógico documentados nos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) de seus campi. A incorporação dessa concepção educativa representa uma mudança de rota na educação profissional (EP) no cenário educativo brasileiro, já que a mesma representa uma educação integradora, que é o oposto do viés pragmático e instrumentalizador de educação que perpassou toda a trajetória da EP no país. Nesse sentido, a política dos IFs insere-se na disputa do projeto societário e das concepções educativas como mediação dessa disputa e está intimamente relacionada às posições ocupadas por distintas forças sociais visando à superação/manutenção estrutural da sociedade capitalista, sendo que o lugar que a educação politécnica ocupa na mesma tem muito a indicar sobre qual das vertentes está vencendo essa contenda e pode representar esperança no processo de transformação social. Optamos por estratégia de pesquisa desenvolver um estudo de caso instrumental e, dentre as 38 possibilidades de realidades específicas que os IFs representam, optamos por investigar um dos mais antigos e, dentre eles, aquele que apresentasse um maior número de campi, sendo escolhido o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). No que tange à adoção da abordagem de pesquisa, adotamos a mista, mas com uma ênfase maior na abordagem qualitativa de pesquisa e, como método de coleta de dados, recorremos à análise documental, sendo o corpus documental composto por uma amostra de 14 PPPs dos campi do IFSP. A despeito das indefinições e contradições identificadas nos documentos analisados, o que todos eles apresentam em comum é que buscam atribuir uma nova função social a essas instituições na medida em que a educação é colocada como um compromisso de transformação social, uma vez que as mesmas propõem-se a ofertar uma formação que integre ciência, trabalho, cultura e tecnologia e não desenvolvam apenas uma dimensão do ser humano (a do saber fazer), mas também suas capacidades sensíveis, estéticas, intelectuais, comunicacionais e científicas visando a romper com o viés que perpassou toda a trajetória da educação profissional no país. Nesse sentido, a amostra analisada, demostra que essas unidades escolares têm possibilidades significativas de incentivar práticas educativas alinhadas com a perspectiva politécnica, desde que não se estabeleça um hiato entre os documentos que direcionam a prática pedagógica dessa instituição e a sua implementação.
Palavras-chave: Educação Profissional; Educação Politécnica; Instituto Federal; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo; Projeto Político Pedagógico.

ABSTRACT
This academic research aims to identify what is the place occupied by polytechnical education - a theme of the Marxist theory consisting on labour as a concept and a fact that is a general principle of the educational process - in the formation of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) through the defined principles and intents which orientate the pedagogical work documented in the Political Pedagogical Project (PPP) of each one of these institutions. The embodiment of this educational conception represents a switch in the route of professional education in Brazilian's educational context, since the polytechnical education approach carries out an integrative form of education, which is the opposite of the pragmatic and instrumental bias formerly adopted by the professional education in this country. In this regard, the policy of the Institutos Federais is embedded in a contest for the victorious societal project - a contest where the educational conceptions emerge as an arbitrator, and, at the same time, are intimately linked to the social positions held by distinct social forces whose goal is to either overcome or retain the structures of the capitalistic society. The position the polytechnical education occupies in this contest says a lot about which one of the strands has been winning it, and the success of this sort of educational approach as the main model for the professional education should mean a source of hope for the process of social transformation. In this academic research we opted for developing an instrumental case study, in which, amongst the 38 different possibilities of specific realities represented by each one of the Institutos Federais, we decided to scrutinize one of the oldest, the one that counts the biggest number of campuses, therefore we chose the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo as the object of analysis for this research. With regard to the research approach, we opted for the mixed methods research, with greater emphasis to the qualitative research. In regard to the method of data collect we resorted to the documentary analysis, being the documentary corpus constituted by a sample of 14 Political Pedagogical Projects from a variety of campuses. There are a few contradictions as well as indefinitions identified in the documents we assessed during our research, nevertheless they all share the fact that their content aim to attribute a new social function to these educational institutions, as far as the education is pointed as a commitment to social transformation. This happens because these institutions propose an integrative formation, one that interconnects science, labour, culture and technology, and, at the same time, promote a multidimensional conception of the human being as someone who can develop not only the practical skills, but also their sensitive, aesthetical, intellectual, scientific and communicative faculties. Such an approach aims to break the historical bias of the professional education in this country. In this respect, the sample size of this research demonstrates that these schools have meaningful possibilities of stimulating educational procedures aligned with the polytechnical perspective, as long as there isn't a breach between what's stipulated by the documents and the effective practice in education.
KEYWORDS: Professional Education; Polytechnical Education; Instituto Federal; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo; Political Pedagogical Project.
Tipo Defesa-Doutorado
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