UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Lucas Justiniano Bermejo
Titulo Análise da influência da formação docente sobre o desempenho da educação básica segundo dados do ENEM
Orientador(a) Prof Dr Sebastião de Souza Lemes
Data 04/08/2022
Resumo RESUMO
Avaliar continuamente é imprescindível para manter a estrutura educacional, sendo assim, a
ausência desta pode levar ao desequilíbrio entre o ensino e a aprendizagem. A reflexão sobre a
avaliação tem um caráter muito importante, visto que envolve vários fatores, escolas,
familiares, dirigentes de ensino, pessoal técnico e administrativo, docentes e discentes. No
presente projeto, almejamos detectar por meio da avaliação docente, discente, análise de
políticas educacionais, e levantamentos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira - INEP sobre os resultados das avaliações nacionais Exame
Nacional do Ensino Médio - ENEM para analisar a possibilidade da existência da relação entre
a titulação e a sua eficácia docente no exercício profissional. O estudo foi realizado em escolas
do ensino básico no interior do Estado de São Paulo. Os resultados deste apontaram uma média
geral e de todas as áreas analisadas, maiores que a média nacional, o que sugere um desempenho
significativo. Considera-se que, os resultados tragam maior clareza a respeito do dilema sobre
a influência do professor com título de pós-graduação, sobre o desempenho discente.
Palavras-chave: ENEM. Avaliação. Aprendizagem. Educação. Aprendizagem e titulação
docente.


ABSTRACT
Continuous evaluation is indispensable to maintain the educational structure, and the absence
of it can lead to an imbalance between teaching and learning. The reflection on evaluation is
very important, since many factors are involved: schools, families, school principals, technical
and administrative personnel, teachers, and students. In the present project, we aim to detect
through teacher and student evaluation, analysis of educational policies, and data collection
from the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP
(National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira) on the results of the
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (National High School Exam) to analyze the
possibility of the existence of a connection between the qualification and teaching effectiveness
in professional practice. The study was carried out in elementary schools in the state of São
Paulo. The results showed an overall average and for all the areas analyzed, higher than the
national average, suggesting a significant performance. It is considered that the results bring
more transparency to the dilemma regarding the influence of teachers with graduate degrees on
student performance.
Keywords: ENEM. Evaluation. Learning. Education. Learning and teacher qualification.


RESUMEN
La evaluación continua es esencial para mantener la estructura educativa, por lo que la ausencia
de esta puede llevar al desequilibrio entre la enseñanza y el aprendizaje. La reflexión sobre la
evaluación tiene un carácter muy importante, ya que involucra varios factores, escuelas,
familiares, líderes docentes, personal técnico y administrativo, docentes y estudiantes. En este
proyecto, se pretende detectar a través de la evaluación docente, alumnado, análisis de políticas
educativas, y colecciones de datos del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones
Educativas Anísio Teixeira - INEP sobre los resultados de las evaluaciones nacionales Examen
Nacional de la Enseñanza Media - ENEM para analizar la posibilidad de la existencia de la
relación entre la titulación y su eficacia docente en la práctica profesional. El estudio fue
realizado en escuelas primarias del estado de São Paulo. Los resultados de esto indicaron un
promedio general y de todas las áreas analizadas, superior al promedio nacional, lo que sugiere
un desempeño significativo. Se considera que los resultados aportan mayor claridad respecto al
dilema sobre la influencia del docente con título de posgrado, en el desempeño de los
estudiantes.
Palabras clave: ENEM. Evaluación. Aprendizaje. Educación. Grados de aprendizaje y
enseñanza.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara