|
|
Aluno(a) |
José Antonio Maruyama |
Titulo |
Laboratórios virtuais para o ensino de química: potencialidades e limites na perspectiva de estudantes de graduação |
Orientador(a) |
Prof Dr Silvio Henrique Fiscarelli |
Data |
16/08/2022 |
Resumo |
RESUMO
Os laboratórios virtuais são exemplos de recursos educacionais das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que podem ser utilizados no ensino de Química e são classificados como softwares de simulação capazes de apresentar situações parecidas com as encontradas em um laboratório. Tais simulações têm potencial para o favorecimento do processo de ensino e aprendizagem por meio da visualização de fenômenos, como mudança de cor, formação de precipitado, liberação de gás e alteração de pH. A observação favorece a construção de modelos, que pode conduzir estudantes ao aprimoramento do exercício de abstração e de entendimento do conceito. Investigar as potencialidades e limitações de um laboratório virtual a partir da perspectiva de estudantes Graduação foi o objetivo deste trabalho de pesquisa. Para tanto, selecionamos o Virtual Lab, um software gratuito, e os conceitos de Titulação de Neutralização e Equilíbrio Químico foram investigados à luz das dimensões da Química. Essa pesquisa se enquadra na metodologia qualitativa e a coleta dos dados se deu a partir da aplicação de questionários, observações e relatórios de práticas, ao passo que a análise dos dados foi referendada pela Análise de Conteúdo. O Virtual Lab foi classificado pelos participantes como sendo de boa usabilidade, sendo os poucos problemas encontrados relacionados à falta de conhecimento/experiência com o software. No geral, a maioria dos participantes relatou que o laboratório virtual utilizado contribuiu para o entendimento dos conceitos, favorecendo a formação de modelos e a abstração dos fenômenos, indicando a migração da dimensão macro para a submicroscópica, ou teórica para o fenomenológico. A maioria deles classificou o uso do Virtual Lab como uma ótima ferramenta de apoio ao ensino de Química, tanto para escolas que não possuem laboratórios físicos, quanto em momentos em que a aula presencial não pode ser realizada, mas principalmente, como complemento de uma teoria e prévia de uma prática experimental. Por fim, foi possível observar a influência do contexto pandêmico e a importância do “elemento humano” na aprendizagem de conceitos, ou seja, as dimensões da Química não podem ser estudadas desconexas do contexto social e requerem uma constante busca por um uso crítico das tecnologias da informação e comunicação.
Palavras–chave: Virtual Lab. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Dimensões da Química. Ensino de Química
ABSTRACT
Virtual laboratories are examples of educational resources of Digital Information and Communication Technologies that can be used in Chemistry teaching and are classified as simulation software capable of presenting situations like those found in a laboratory. Such simulations have the potential to favor the teaching and learning process through the visualization of phenomena, such as color change, precipitate formation, gas release and pH change. Observation favors the construction of models, which can lead students to improve the exercise of abstraction and understanding of the concept. Investigating the potential and limitations of a virtual laboratory from the perspective of undergraduate students was the objective of this research work. For that, we selected the Virtual Lab, a free software, and the concepts of Titration of Neutralization and Chemical Equilibrium were investigated in the light of the levels of Chemistry. This research fits into the qualitative methodology and data collection took place through the application of questionnaires, observations, and practice reports, while data analysis was endorsed by Content Analysis. The Virtual Lab was classified by the participants as being of good usability, with the few problems found related to the lack of knowledge/experience with the software. In general, most participants reported that the virtual laboratory used contributed to the understanding of concepts, favoring the formation of models and the abstraction of phenomena, indicating the migration from the macro to the submicroscopic, or theoretical to the phenomenological dimension. Most of them classified the use of the Virtual Lab as a great tool to support the teaching of Chemistry, both for schools that do not have physical laboratories, and at times when the face-to-face class cannot be held, but mainly as a complement to a theory. and prior to an experimental practice. Finally, it was possible to observe the influence of the pandemic context and the importance of the "human element" in the learning of concepts, that is, the dimensions of Chemistry cannot be studied disconnected from the social context and require a constant search for a critical use of technologies. of information and communication.
Keywords: Virtual Laboratories. Digital Information and Communication Technologies. Levels of Chemistry. Chemistry teaching. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|