UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Bruna Rafaela de Batista
Titulo Práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental I com alunos público-alvo da educação especial
Orientador(a) Profa Dra Luci Pastor Manzoli
Data 09/08/2022
Resumo RESUMO
A inclusão escolar tem sido amparada a partir da LDBEN 9394/96 que garante o direito educacional de todos os alunos público-alvo da Educação Especial - PAEE. Neste contexto, o trabalho do professor se constitui como fundamental para a efetivação do processo ensino-aprendizagem destes alunos. Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as práticas pedagógicas e a formação de professores do ensino fundamental I que atuam com alunos PAEE em salas de aula regular nas escolas municipais de uma cidade de pequeno porte do interior paulista. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo voltado para o estudo de caso, tendo como participantes 10 professores da rede pública de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e observação em sala de aula. A análise dos dados teve como base as técnicas propostas por André e Ludke (1986), tomando como referência os dados empíricos oriundos da coleta de dados, que foram organizados em duas categorias de análise, a saber: 1º) Inclusão Escolar de alunos PAEE, Trabalho Docente e Formação de Professores. 2ª) Práticas Pedagógicas de Professores do Ensino Fundamental I com alunos PAEE. A primeira categoria apontou que a formação desses professores participantes para atuar com alunos PAEE é escassa em disciplinas oferecidas nos cursos de graduação e que os cursos de especialização sobre a temática são realizados e financiados por iniciativa própria. Sobre a inclusão escolar, a maioria deles é favorável e suas experiências com estes alunos foram positivas. Quanto ao trabalho docente, os dados apontaram que realizam adaptações de conteúdo, porém, por concepções distintas, os materiais que mais favorecem o aprendizado desses alunos são as imagens/figuras e é atendido mediante as suas necessidades educacionais específicas. A segunda categoria apresentou que as práticas pedagógicas dos participantes se constituíram em grande parte por metodologias tradicionais e os recursos didáticos mais utilizados em sala de aula foram a lousa e os livros didáticos. E, com os alunos PAEE, se destacaram os cadernos e fotocópias. Os conteúdos ministrados em sala de aula a estes alunos foram oferecidos de diversas maneiras: pelo nível de aprendizagem, sem e com adaptação do conteúdo, por outros tipos atividade e ausência das mesmas. A relação entre os participantes e os alunos PAEE apontou que esta se constituía por explicações e correções de atividades e que quando havia profissionais de apoio à inclusão em sala de aula como professor de educação especial e cuidador, estes se tornavam responsáveis pelo ensino e aplicação de atividades a esses alunos. Diante dos resultados apontados nas duas categorias, ficou evidente a necessidade de uma formação docente mais consolidada, assim como a importância dos participantes reavaliarem as metodologias de ensino realizadas em sala de aula e suas atribuições em relação aos alunos PAEE. O estudo apontou um hiato entre o que se propõe nas políticas públicas de inclusão e a formação que os participantes receberam para lidar com esses alunos, interferindo em diversos aspectos da prática profissional como: indefinição de práticas pedagógicas, falta de um maior vinculo colaborativo os profissionais de apoio à inclusão em sala de aula, bem como a definição de seus papéis, um maior envolvimento da Secretaria de Educação responsável por essa rede de ensino, em considerar a importância da formação do professor e num esforço coletivo, oferecer uma educação de maior qualidade a todos os alunos, conforme previsto nos documentos legais, mas que ainda não foram efetivados.
Palavras-chave: Prática Pedagógica; Ensino Fundamental I; Inclusão Escolar; Alunos PAEE.

ABSTRACT
The school inclusion has been supported by LDBEN 9394/96, which guarantees the educational right of all students Target Public of Special Education - PAEE. In this context, the teacher's work is essential for the effectiveness of the teaching-learning process of these students. This study aims to identify and analyze the pedagogical practices and the training of elementary school teachers who work with PAEE students in regular classrooms in municipal schools in a small town in the interior of São Paulo. This is a qualitative research focused on the case study, with 10 public school teachers as participants. Data collection was carried out through semi-structured interviews and classroom observation. The data analysis was based on the techniques proposed by André and Ludke (1986), taking as a reference the empirical data from the data collection, which were organized into two categories of analysis, namely: 1ª) school inclusion PAEE, Teacher training, students and teaching work; 2ª) Pedagogical Practices of Elementary School Teachers with PAEE students. The first category pointed out that the training of these participating teachers to work with PAEE students is scarce in subjects offered in undergraduate courses and that specialization courses on the subject are carried out and financed on their own initiative. Regarding school inclusion, most of them are favorable and their experiences with these students were positive. As for the teaching work, the data showed that they carry out adaptations of content, however, due to different conceptions, the materials that most favor the learning of these students are the images/figures and they are met according to their specific educational needs. The second category showed that the pedagogical practices of the participants were largely constituted by traditional methodologies and the teaching resources most used in the classroom were the blackboard and textbooks. And with PAEE students, notebooks and photocopies stood out. The contents taught in the classroom to these students were offered in different ways: by the level of learning, with and without adaptation of the content, by other types of activity and the absence of them. The relationship between the participants and the PAEE students pointed out that this consisted of explanations and corrections of activities and that when there were professionals to support inclusion in the classroom as a special education teacher and caregiver, they became responsible for teaching and application. activities for these students. In view of the results indicated in the two categories, the need for a more consolidated teacher training was evident, as well as the importance of the participants to reassess the teaching methodologies carried out in the classroom and their attributions in relation to PAEE students. The study pointed out a gap between what is proposed in public policies of inclusion and the training that the participants received to deal with these students, interfering in several aspects of professional practice such as: lack of definition of pedagogical practices, lack of a greater collaborative bond between professionals of support for inclusion in the classroom, as well as the definition of their roles, a greater involvement of the Department of Education responsible for this teaching network, in considering the importance of teacher training and in a collective effort, offering a higher quality education to all students, as provided for in the legal documents, but which have not yet been implemented.
Keywords: Pedagogical Practice; Elementary School; School Inclusion; PAEE Students.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara