|
|
Aluno(a) |
Getulio de Souza Lima |
Titulo |
O espetáculo midiático e as implicações educativas: os programas educacionais sob a égide da cultura digital |
Orientador(a) |
Prof Dr Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória |
Data |
05/08/2022 |
Resumo |
RESUMO
Propôs-se, neste trabalho, investigar, no âmbito da educação escolar, as atribuições midiáticas
referentes às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC, considerando-se que
estas estão progressivamente inseridas nos projetos de educação tecnológica de cunho digital.
Assentando-se em discussões empreendidas por autores da Teoria Crítica da Sociedade,
questiona-se o desenvolvimento de potencialidades críticas dos estudantes em sua forma
consubstanciada, visto que a prioridade digital reproduz os atributos da espetacularização
imagética, da semiformação educacional e da administração algorítmica presente no
capitalismo de “plataforma”. Buscou-se, também, por meio da Hermenêutica Objetiva, elucidar
as contradições educacionais oriundas do dirigismo didático, quando das análises de recortes
documentais extraídos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e do Currículo
Paulista (2019/2020), bem como dos estudos da literatura produzida nos últimos anos, com
vistas a conjeturar as aporias da práxis docente e os desafios formativos no ensino básico
quando permeados, prioritariamente, pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Os resultados apontam que a educação escolar, ao ser absorvida pelo espetáculo midiático da
“cultura digital”, reduz a mediação pedagógica ao imediatismo tecnológico, inviabilizando sua
natureza formativa.
Palavras-chave: Espetacularização. BNCC. Cultura digital. Currículo paulista. TDIC.
ABSTRACT
They proposed, in this work, to investigate, in the scope of school education, the media
attributions referring to the Digital Technologies of Information and Communication - DTIC,
considering that these are progressively inserted in the projects of technological education of
digital nature. Based on discussions undertaken by authors of the Critical Theory of Society, the
development of students' critical potentialities in theeir consubstantiated form is questioned,
since the digital priority reproduces the attributes of imagery spectacularization, educational
semi-formation and algorithmic administration present in the “platform” capitalism. This study
also looked for elucidating the educational contradictions of Objective Hermeneutics arising
from the didactic direction on documentary clippings extracted from the National Common
Curricular Base - NCCB (2018) and from the Paulista Curriculum (2019/2020), as well as from
studies of the literature produced in the last few years. years, with a view to conjecture the aporias
of the teaching praxis and the formative challenges in basic education when permeated, primarily,
by the Digital Technologies of Information and Communication. The results indicate that school
education, when absorbed by the media spectacle of “digital culture”, reduces pedagogical
mediation to technological immediacy, making unfeasible its formative nature.
Keywords: Spectacularization. NCCB. Digital culture. São Paulo curriculum. DTIC. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|