UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ketiuce Ferreira Silva
Titulo Formação continuada de professores com metodologias ativas e tecnologias digitais: em busca de práticas pedagógicas inovadoras durante e pós-pandemia
Orientador(a) Prof. Dr. Edson do Carmo Inforsato
Data 11/07/2022
Resumo Esta tese teve o objetivo de refletir sobre possibilidades de a formação continuada de
professores em metodologias ativas com tecnologias digitais de informação e
comunicação (TDICs) contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas
inovadoras, durante e pós-pandemia. O trabalho foi fundamentado em contribuições
como as de Gatti (2021), Nóvoa (2017), Inforsato (2018), Imbernón (2011), Kenski
(2018), Carbonell (2016), Franco (2020), Moran (2018), Mill (2012), Macedo (2021),
Santos (2014), Fontoura (2011) e outros. A pesquisa-formação foi utilizada como
abordagem metodológica, considerando o seu compromisso inicial e explícito com a
formação, compreendida e valorizada como meio de pesquisar a experiência e,
consequentemente, de promover alguma transformação no pesquisador e naqueles
com quem a investigação acontece. Para tanto, estudou-se o caso do curso de
extensão “Metodologias ativas com TDICs”, realizado entre os meses de agosto a
outubro de 2021, e destinado a professores da educação básica, atuantes na rede
pública de Poços de Caldas (MG). Os resultados apontaram desafios e possibilidades
acerca da ampliação do acesso aos recursos digitais, por parte de professores,
estudantes e instituições educacionais; das demandas dos professores por saberes
técnico-pedagógicos sobre o uso desses artefatos; e da necessidade de re/construir
crenças e práticas superadoras do foco na transmissão e na reprodução dos
conteúdos curriculares, privilegiando a leitura crítica dos contextos socioculturais dos
sujeitos que ensinam e que aprendem mutuamente. A pandemia causada pelo
Coronavírus evidenciou, na educação e em outras áreas, fraturas existentes antes
mesmo dessa crise sanitária. Por isso, a opção pelo termo pós-pandemia tem a ver
com a defesa pela continuidade das questões discutidas aqui, mesmo depois de
superado o período pandêmico que, até a apresentação desta tese, se encontra em
uma fase menos aguda. Pesquisas já advogavam por processos de ensinoaprendizagem mais criativos, colaborativos, autorais e reflexivos e pela apropriação
da cultura digital em favor desses aspectos. A prática pedagógica desempenha um
papel essencial nessas mudanças e a formação continuada tem muito a contribuir.
Palavras-chave: Formação continuada de professores; Metodologias ativas;
Tecnologias digitais de informação e comunicação; Práticas pedagógicas inovadoras;
Pandemia.

Abstract: The main objective of this research was to verify the possibilities of continuing
education in active methodologies related with digital technologies for information and
communication (DTIC) contributes to the development of innovative pedagogical
practices, during and post-pandemic. The study was based on Gatti (2021), Nóvoa
(2017), Inforsato (2018), Imbernón (2011), Kenski (2018), Carbonell (2016), Franco
(2020), Moran (2018), Mill (2012), Macedo (2021), Santos (2014), Fontoura (2011) and
others. Training research was used as a methodological approach, considering its
initial and explicit commitment to professional teacher development, which is
understood and valued as way of researching the experience and, consequently,
promoting some transformation in the researcher and those who are involved.
Therefore, we studied the case of the extension course “Active methodologies with
DICT”, held between August and October 2021 and aimed at teachers of basic
education, working in the public schools of Poços de Caldas (MG). The results pointed
out challenges and possibilities regarding the expansion of access to digital resources,
on the part of teachers, students and educational institutions; teachers' demands for
technical-pedagogical knowledge about use of these artifacts; and the need to rebuild
beliefs and practices that overcome the focus on the transmission and reproduction of
curricular contents, privileging the critical reading of the sociocultural contexts of the
subjects who teach and who learn mutually. The pandemic caused by the Covid-19
virus has highlighted fractures in education, and in other areas, that existed even
before this health crisis. So, the option for the term post-pandemic has to do with
defending the continuity of the issues discussed here, even after overcoming the
pandemic period that, until the presentation of this thesis, is in a less acute phase.
Research has already advocated for more creative, collaborative, authorial and
reflective teaching-learning processes and for the appropriation of digital culture in
favor of these aspects. Pedagogical practice plays an essential role in these changes
and continuing education has much to contribute.
Keywords: Continuing education; Active methodologies; Digital technologies for
information and communication; Innovative pedagogical practices; Pandemic.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara