UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Kaira Moraes Porto
Titulo Relações entre conteúdo e forma de ensino tendo em vista a elaboração de sistemas conceituais: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
Orientador(a) Profa. Dra. Juliana Campregher Pasqualini
Data 24/06/2022
Resumo A presente pesquisa versa a respeito das relações entre conteúdo forma de
ensino e a formação de sistemas conceituais à luz da psicologia históricocultural e da pedagogia histórico-crítica. Para este referencial teórico o conceito
sintetiza estrutura, gênese e desenvolvimento do objeto da realidade a que se
refere, cuja apreensão no sistema de relações que o comporta é um processo
mediado, que não ocorre independente das condições de vida e educação dos
indivíduos. Desse modo, compete à educação escolar a organização tanto do
conteúdo quanto da forma de ensino que possibilitem o desenvolvimento do
referido processo em cada aluno singular. Diante do exposto, o problema
colocado no ponto de partida desta pesquisa consistiu em como o ensino
promove a formação de sistemas conceituais nos alunos. A nossa hipótese
consistiu na afirmação de que a formação de sistemas conceituais demanda
uma unidade dialética entre conteúdo e forma de ensino, adequada ao
destinatário do processo educativo e essa unidade é definida pela articulação
entre a natureza do conhecimento teórico e as regularidades do processo de
internalização dos conhecimentos, nos diferentes períodos do desenvolvimento
psíquico. Para tanto, tomamos como objeto desta investigação o
desenvolvimento ontogenético do processo de formação de conceitos nas suas
relações com a educação escolar e como objetivo a análise das regularidades
do processo de formação de conceitos em unidade ao processo de ensino,
dando destaque às relações entre conteúdo e forma de ensino que promovam
o desenvolvimento do pensamento dos estudantes. Realizamos uma pesquisa
teórico-conceitual que teve como unidade de análise do objeto investigado a
generalização conceitual. O primeiro capítulo trata dos fundamentos históricos
e ontológicos do processo de generalização e produção de conhecimento
sobre a realidade. No segundo capítulo, apresentamos a problemática do
conhecimento no âmbito da educação escolar e assim, tecemos considerações
tanto do tratamento conferido a esta pela pedagogia histórico-crítica quanto
pelas pedagogias hegemônicas e pelas políticas e reformas educacionais
correntes no Brasil. Na sequência abordamos os principais aspectos
psicológicos do processo de significação da realidade, conferindo destaque ao
final para a generalização conceitual, o que nos possibilitou abordarmos o
desenvolvimento ontogenético do processo de formação de conceitos na
relação com as principais características dos períodos do desenvolvimento
psíquico. Por fim, no quinto e último capítulo, discorremos sobre as relações
entre conteúdo e forma de ensino e a formação e desenvolvimento dos
conceitos, tecendo articulações com as proposições da pedagogia históricocrítica a respeito da didática e do currículo.
Palavras-chave: Formação de sistemas conceituais. Desenvolvimento do pensamento. Conteúdo e forma de ensino.

ABSTRACT
The present research deals with the relations between content and form of
teaching, and the formation of conceptual systems in the light of culturalhistorical psychology and critical-historical pedagogy. For this theoretical reference, the concept synthesizes the structure, genesis, and development of the
object, whose apprehension in the system of relations that constitute it is a mediated process, which does not occur independently from the life and education
conditions of individuals. Thus, school education has the role to organize content and form of teaching to enable the development of this process in each
student. Given the above, the problem posed at the starting point of this research consisted of how teaching promotes the formation of conceptual systems in students. We hypothesized that the formation of conceptual systems
demands a dialectical unity between content and form of teaching, appropriate
to the student, and this unity is defined by the articulation between the nature of
theoretical knowledge and the regularities of the knowledge internalization process in different periods of psychic development. To this end, we took as the
object of this investigation the ontogenetic development of the concept formation process in its relations with school education and as an objective the
analysis of the regularities of the concept formation process in unity with the
teaching process, emphasizing the relation between content and form of teaching that promotes the development of students' thinking. We carried out conceptual-theoretical research that had as the unity of analysis of the investigated
object the conceptual generalization. The first chapter deals with the historical
and ontological foundations of the process of generalization and production of
knowledge about reality. In the second chapter, we present the problem of
knowledge in the scope of school education and, thus, we make considerations
both the treatment given to it by the critical-historical pedagogy and by the hegemonic pedagogies and current educational policies and reforms in Brazil. In
the following we will address the main psychological aspects of meaning formation and development, emphasizing conceptual generalization, which allowed us to approach the ontogenetic development of concept formation concerning the main characteristics of the periods of psychic development. Finally,
in the fifth and last chapter, we discuss the relations between content and form
of teaching and the formation and development of concepts, weaving articulations with the propositions of critical-historical pedagogy regarding didactics and
curriculum.
Keywords: Conceptual systems formation. Thinking development. Content and
form of teaching.
Tipo Defesa-Doutorado
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