UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Larissa Di Genova Boni
Titulo A relação entre bullying, empatia e pró-socialidade de estudantes pertencentes à escolas públicas da rede estadual de São Paulo
Orientador(a) Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta
Data 22/03/2022
Resumo Bullying é um tipo de violência característico da relação entre pares. Não é o único problema
de convivência enfrentado por crianças e adolescentes nas escolas brasileiras e do mundo todo,
mas é um dos mais cruéis. Buscar a compreensão deste fenômeno e as relações existentes entre
o envolvimento em situações de intimidação, empatia e pró-socialidade é o principal objetivo
desta investigação. Trata-se de uma pesquisa exploratória que tem como objetivos específicos:
1) Verificar como as crianças se identificam com personagens envolvidos em situações
hipotéticas de intimidação sistemática entre pares; 2) Verificar se há relação entre a
identificação com personagens envolvidos em situações hipotéticas de bullying e os níveis de
empatia; 3) Verificar se há relação entre a identificação com personagens envolvidos em
situações hipotéticas de bullying e as condutas pró-sociais. Participaram da pesquisa, 1041
estudantes dos anos iniciais (4º e 5º anos), ambos pertencentes à Secretaria de Educação do
Estado de São Paulo. Tal escolha intencional realizou-se em função da atual investigação
constituir-se parte de um Projeto financiado pela Fundação Itaú Social e pela Fundação Carlos
Chagas, por meio do Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental – Adolescências,
qualidade e equidade na escola pública. Para o levantamento das informações foi utilizado um
questionário no formato on-line, através da plataforma Google Forms. O instrumento de
investigação (um questionário com perguntas fechadas) foi adaptado e construído por
pesquisadores do GEPEM, a partir de três indicadores: 1) Participação em situações de
bullying: apresentam-se narrativas hipotéticas que possibilitem a identificação dos
respondentes com os personagens envolvidos em situações de bullying – como autores, alvos
ou espectadores de bullying; 2) Sentimento de empatia: os participantes escolhem, em uma
escala líkert, o sentimento de empatia experimentado; 3) Comportamentos pró-sociais:
situações que apresentam comportamentos de ajuda entre colegas. A metodologia utilizada é
um estudo de campo de caráter exploratório descritivo com abordagens quantitativas.
Palavras-chave: Bullying; Empatia; Comportamentos pró-sociais.

Resumen: Bullying es un tipo de violencia característico de la relación entre iguales. No es el único
problema de convivencia enfrentado por los niños y los adolescentes de las escuelas brasileñas
y de todo el mundo, sino uno de los más atroces. Buscar la comprensión de este fenómeno y
las relaciones existentes entre la implicación en situaciones de intimidación, empatía y prosocialidad es el principal objetivo de esta investigación. Se trata de una pequeña investigación
exploratoria que tiene como objetivos específicos: 1) Verificar cómo los niños se identifican
con personajes implicados en situaciones hipotéticas de intimidación sistemática entre iguales;
2) Verificar si hay relación entre la identificación con personajes implicados en situaciones
hipotéticas de bullying y los niveles de empatía; 3) Verificar si hay relación entre la
identificación con personajes implicados en situaciones hipotéticas de bullying y las conductas
pro-sociales. Participantes de la investigación: 1041 alumnos y alumnas de los cuarto y quintos
– Años Iniciales (Enseñanza Primaria), ambas pertenecientes a la Secretaría de Educación del
Estado de São Paulo. Tal elección intencional se realizó por lo que la actual investigación se
constituye parte de un Proyecto financiado por la Fundação Itaú Social Carlos Chagas, por
medio del Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental – Adolescências, qualidade
e equidade na escola pública. Para la recopilación de las informaciones se utilizó una encuesta
en formato en línea, a través de la plataforma Google Forms. El instrumento de investigación
(una encuesta con preguntas cerradas) fue adaptado y construido por investigadores del
GEPEM, desde tres indicadores: 1) Participación en situaciones de bullying: se presentan
narrativas hipotéticas que posibiliten la identificación de los respondientes con los personajes
implicados en situaciones de bullying – como autores, objetos o espectadores de bullying; 2)
Sentimiento de empatía: los participantes eligen, en una escala líkert, el sentimiento de empatía
experimentado; 3) Conductas pro-sociales: situaciones que presentan comportamientos de
ayuda entre compañeros. La metodología que será utilizada es un estudio de campo de carácter
exploratorio descriptivo con abordajes cuantitativos.
Palabras clave: Bullying; Empatía; Conductas pro-sociales.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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