UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maísa Malta
Titulo ANÁLISE DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
Orientador(a) Profa. Dra. Hilda Maria Gonçalves da Silva
Data 06/04/2022
Resumo A pesquisa tem como objetivo analisar a política de avaliação da alfabetização e o seu papel
na orientação e reorientação das políticas educacionais brasileiras. O interesse pelo tema
surgiu da necessidade de se ampliar os estudos referentes aos desdobramentos das políticas
para alfabetização e sua avaliação. Para tanto se realizou pesquisa documental com análise
cognitiva de um instrumento de avaliação externa: a Avaliação Nacional da Alfabetização
(ANA), compreendendo sua concepção, realização e resultados. A fim de conhecer as
pesquisas dedicadas ao tema e compor o panorama contextual da investigação, realizou-se
revisão sistemática de literatura e pesquisa bibliográfica com análise e discussão de estudos
recentes referentes à ANA, bem como acerca do histórico das políticas educacionais de
alfabetização e avaliação educacional no Brasil. Como resultado a pesquisa apontou poucas
investigações acerca da temática, os estudos encontrados revelaram predominância na
perspectiva docente e de gestores escolares quanto a influência da ANA na prática docente.
Ao longo das últimas décadas relata-se a presença de políticas de alfabetização de caráter
regulatório e de monitoramento, dentre estas se enquadram políticas de metas e as avaliações
externas, como a ANA. Tais ações caracterizam o modelo de Estado instaurado no Brasil sob
influência de órgãos internacionais e política neoliberal. O cenário da alfabetização no Brasil
evidencia avanços importantes no tocante ao acesso e permanência à escolaridade obrigatória
das crianças do ciclo de alfabetização. Compreende-se pela análise que a implementação de
uma avaliação com racionalidade instrumental de alfabetização, se mostra como a opção dos
agentes públicos e que os resultados da ANA, bem como de seus indicadores, revelaram
desempenho preocupante e dificuldades em se garantir a progressão das aprendizagens,
aspecto fundamental para toda a educação básica. O estudo considera o não cumprimento do
objetivo da ANA em subsidiar políticas de alfabetização a partir de seus dados, à medida que
o país não possui uma política de Estado para alfabetização, as ações implementadas seguem
interesses, intenções e decisões determinados pelo contexto político que se altera, difere ou
diverge a cada mudança de governo.
Palavras – chave: Avaliação externa. Alfabetização. Políticas educacionais.

Abstract: The research aims to analyze the literacy assessment policy and its role in the orientation and
reorientation of Brazilian educational policies. The interest in the subject arose from the
necessity to expand the studies regarding the development of literacy policies and their
evaluation. For that, a documental research was made with cognitive analysis of an external
evaluation instrument: the National Literacy Assessment, understanding its conception,
realization and results. In order to know the research dedicated to the topic and compose the
contextual panorama of the investigation, took place systematic review of literature and
bibliographic with analysis and discussion of recent studies related to the National Literacy
Assessment, as well as the history of educational policies on literacy and educational
assessment in Brazil. As a result the search pointed few investigations about the thematic,
the studies found revealed a predominance in the perspective of teachers and school managers
regarding the influence of National Literacy Assessment in teaching practice. Over the last
few decades, reports of presence of literacy policies of character regulatory and of
monitoring, among these if frame policies of goals and external evaluations, such as the
National Literacy Assessment. Such actions characterize the State model established in Brazil
under the influence in international bodies and neoliberal policy. The literacy scenery in
brazil evidence advances important regarding access and stay at schooling mandatory for
children in the literacy cycle. It is understood from the analysis that the implementation of an
evaluation with rationality literacy instrument, is shown as the option of public agents and
that the results of National Literacy Assessment , as well as its indicators, revealed
performance worrying and difficulties in ensuring the progression of learning, a fundamental
aspect for all basic education. The study considers the non-compliance of the National
Literacy Assessment objective in subsidize policies of literacy from their data, as long as
the country does not have a State policy for literacy, the actions implemented follow
interests, intentions and decisions determined by the political context that change, differs or
diverges with each change of government.
Keywords: External evaluation. Literacy. Educational policies.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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