|
|
Aluno(a) |
Ana Carolina Franco dos Santos |
Titulo |
O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA IMPLEMENTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE UMA POLÍTICA CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria José da Silva Fernandes |
Data |
25/02/2022 |
Resumo |
Esta dissertação tem como objetivo principal investigar a atuação do Coordenador Pedagógico
na implementação e consolidação do currículo na rede municipal de ensino da prefeitura de
Bauru. O trabalho também tem a finalidade de traçar as dificuldades encontradas pelos
coordenadores pedagógicos na formação continuada acerca do currículo, assim como analisar
se os coordenadores pedagógicos sentem-se seguros em relação a linha teórica que norteia o
currículo e que tem como base a Psicologia Histórico Cultural e A Pedagogia Histórico
Crítica. A análise da coordenação pedagógica justifica-se pela importância deste profissional
para a formação continuada do professor e para a efetivação da proposta curricular que deve
efetivar-se no âmbito do Projeto Político pedagógico (PPP) das escolas. A metodologia
escolhida foi a pesquisa qualitativa, de abordagem empírica e os dados foram obtidos junto
aos Coordenadores Pedagógicos por meio do instrumento questionário, enviado via Google
forms, com questões fechadas e abertas. Os dados obtidos foram analisados via Análise de
Conteúdo, de Laurence Bardin (2010), e evidenciam que são inúmeros os desafios para o
desenvolvimento da função de coordenador diariamente, entre elas superar os entraves
burocráticos e estabelecer via gestão democrática uma relação de diálogo que permita um real
avanço no pedagógico escolar.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica, currículo e formação continuada.
Abstract: This dissertation has as main objective to investigate the role of the Pedagogical Coordinator
in the implementation and consolidation of the curriculum in Municipality Oriented Education
in Bauru. The work also wants to show the difficulties found by pedagogical coordinators in
continuing education about the curriculum, as well as analyzing whether pedagogical
coordinators feel safe with the theoretical line that guides the curriculum and which is based
on Historical and Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. The analysis of the
pedagogical coordination is justified by the importance of this professional for the continued
formation of the teacher and for the effectiveness of the curricular proposal that must be
carried out in the Political Pedagogical Project (PPP) of the schools. The methodology chosen
was qualitative research with an empirical approach and the data were obtained from the
Pedagogical Coordinators through questionnaires sent via Google forms with closed and open
questions. The data obtained were analyzed via Content Analysis, by Laurence Bardin (2010),
and show that there are numerous challenges for the development of the role of coordinator on
a daily basis, among them overcoming bureaucratic obstacles and establishing through
democratic management a relationship of dialogue that allows a real advance in school
pedagogy.
Keywords: Pedagogical coordination, curriculum and continuing education. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|