| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Ana Carolina Franco dos Santos | 
		 
		
			| Titulo | 
			O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA IMPLEMENTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE UMA POLÍTICA CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. Maria José da Silva Fernandes | 
		 
		
			| Data | 
			25/02/2022 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Esta dissertação tem como objetivo principal investigar a atuação do Coordenador Pedagógico 
na implementação e consolidação do currículo na rede municipal de ensino da prefeitura de 
Bauru. O trabalho também tem a finalidade de traçar as dificuldades encontradas pelos 
coordenadores pedagógicos na formação continuada acerca do currículo, assim como analisar 
se os coordenadores pedagógicos sentem-se seguros em relação a linha teórica que norteia o 
currículo e que tem como base a Psicologia Histórico Cultural e A Pedagogia Histórico 
Crítica. A análise da coordenação pedagógica justifica-se pela importância deste profissional 
para a formação continuada do professor e para a efetivação da proposta curricular que deve 
efetivar-se no âmbito do Projeto Político pedagógico (PPP) das escolas. A metodologia 
escolhida foi a pesquisa qualitativa, de abordagem empírica e os dados foram obtidos junto 
aos Coordenadores Pedagógicos por meio do instrumento questionário, enviado via Google 
forms, com questões fechadas e abertas. Os dados obtidos foram analisados via Análise de 
Conteúdo, de Laurence Bardin (2010), e evidenciam que são inúmeros os desafios para o 
desenvolvimento da função de coordenador diariamente, entre elas superar os entraves 
burocráticos e estabelecer via gestão democrática uma relação de diálogo que permita um real 
avanço no pedagógico escolar. 
Palavras-chave: Coordenação pedagógica, currículo e formação continuada. 
 
Abstract: This dissertation has as main objective to investigate the role of the Pedagogical Coordinator 
in the implementation and consolidation of the curriculum in Municipality Oriented Education 
in Bauru. The work also wants to show the difficulties found by pedagogical coordinators in 
continuing education about the curriculum, as well as analyzing whether pedagogical 
coordinators feel safe with the theoretical line that guides the curriculum and which is based 
on Historical and Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. The analysis of the 
pedagogical coordination is justified by the importance of this professional for the continued 
formation of the teacher and for the effectiveness of the curricular proposal that must be 
carried out in the Political Pedagogical Project (PPP) of the schools. The methodology chosen 
was qualitative research with an empirical approach and the data were obtained from the 
Pedagogical Coordinators through questionnaires sent via Google forms with closed and open 
questions. The data obtained were analyzed via Content Analysis, by Laurence Bardin (2010), 
and show that there are numerous challenges for the development of the role of coordinator on 
a daily basis, among them overcoming bureaucratic obstacles and establishing through 
democratic management a relationship of dialogue that allows a real advance in school 
pedagogy. 
Keywords: Pedagogical coordination, curriculum and continuing education. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |