UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Cristiane de Assis Lucifora
Titulo A NOÇÃO DE FAMÍLIA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador(a) Profa. Dra. Luci Regina Muzzeti
Data 25/02/2022
Resumo À luz dos pressupostos teóricos bourdieusianos, a presente pesquisa analisa a noção de
família em professores de Educação Infantil a partir de seus relatos sobre suas trajetórias
familiares e suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo na
qual foi feita uma coleta de dados de acordo com o método praxiológico utilizando a
ferramenta questionário com questões abertas e fechadas, respondidas por trinta
professores da rede municipal de ensino na cidade de São Carlos, interior do Estado de
São Paulo. Compreendendo que a noção de família transforma-se ao longo da história
pela dinâmica dos aspectos sociais, econômicos e culturais, a pesquisa desenvolveu-se de
forma que o primeiro enfoque foi reconhecer os aspectos que estruturando as formações
dos habitus dos professores poderiam ser evidenciados em suas práticas pedagógicas,
como segundo enfoque compreender suas noções de família pela análise de suas respostas
no questionário e, por último enfoque, que eles apontassem quais grupos familiares a
escola tem recebido e como ela tem atuado diante disso. Por meio da análise das repostas
dos professores, a pesquisa objetivou identificar a estrutura familiar que eles tiveram na
formação de seus habitus primários, a forma como enxergam seus trabalhos na Educação
Infantil em consonância com as famílias das crianças que são atendidas, como a
diversidade adentra no contexto escolar e se eles veem o grupo e a si mesmos estando
preparados para lidar com todos os aspectos que isso possa ocasionar. Os resultados da
pesquisa apontam para a identificação de um universo promissor e aberto à pluralidade
de arranjos familiares, no qual os professores reconhecem a importância de trazê-los para
o contexto escolar e, assim, avançar na ruptura de estereótipos que reforçam um modelo
assumido como padrão.
Palavras-chave: Noções de famílias; Escola e Família; Arranjos familiares. Habitus.

Abstract: In the light of Bourdieusian theoretical assumptions, the present research analyzes the
notion of family in Early Childhood Education teachers from their reports on their family
trajectories and their pedagogical practices. This is a qualitative research in which data
was collected according to the praxeological method using the questionnaire tool with
open and closed questions, answered by thirty teachers from the municipal school system
in the city of São Carlos, in the interior of the state of São Paulo. State of Sao Paulo.
Understanding that the notion of family is transformed throughout history by the
dynamics of social, economic and cultural aspects, the research was developed in a way
that the first focus was to recognize the aspects that structuring the formation of the
teachers' habitus could be evidenced in their pedagogical practices, as a second approach
to understand their notions of family through the analysis of their answers in the
questionnaire and, finally, that they point out which family groups the school has received
and how it has acted in this regard. Through the analysis of the teachers' answers, the
research aimed to identify the family structure that they had in the formation of their
primary habitus, the way they see their work in Early Childhood Education in line with
the families of the children who are attended, as the diversity enters in the school context
and if they see the group and themselves being prepared to deal with all the aspects that
this may cause. The research results point to the identification of a promising universe
that is open to the plurality of family arrangements, in which teachers recognize the
importance of bringing them into the school context and, thus, advancing in the rupture
of stereotypes that reinforce a model assumed as standard.
Keywords:Notion of families; Family Arrangements; Habitus; School and Family.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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