| 
						
							|  |  
							|  | 
 
		
			| Aluno(a) | Cristiane de Assis Lucifora |  
			| Titulo | A NOÇÃO DE FAMÍLIA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL |  
			| Orientador(a) | Profa. Dra. Luci Regina Muzzeti |  
			| Data | 25/02/2022 |  
			| Resumo | À luz dos pressupostos teóricos bourdieusianos, a presente pesquisa analisa a noção de família em professores de Educação Infantil a partir de seus relatos sobre suas trajetórias
 familiares e suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo na
 qual foi feita uma coleta de dados de acordo com o método praxiológico utilizando a
 ferramenta questionário com questões abertas e fechadas, respondidas por trinta
 professores da rede municipal de ensino na cidade de São Carlos, interior do Estado de
 São Paulo. Compreendendo que a noção de família transforma-se ao longo da história
 pela dinâmica dos aspectos sociais, econômicos e culturais, a pesquisa desenvolveu-se de
 forma que o primeiro enfoque foi reconhecer os aspectos que estruturando as formações
 dos habitus dos professores poderiam ser evidenciados em suas práticas pedagógicas,
 como segundo enfoque compreender suas noções de família pela análise de suas respostas
 no questionário e, por último enfoque, que eles apontassem quais grupos familiares a
 escola tem recebido e como ela tem atuado diante disso. Por meio da análise das repostas
 dos professores, a pesquisa objetivou identificar a estrutura familiar que eles tiveram na
 formação de seus habitus primários, a forma como enxergam seus trabalhos na Educação
 Infantil em consonância com as famílias das crianças que são atendidas, como a
 diversidade adentra no contexto escolar e se eles veem o grupo e a si mesmos estando
 preparados para lidar com todos os aspectos que isso possa ocasionar. Os resultados da
 pesquisa apontam para a identificação de um universo promissor e aberto à pluralidade
 de arranjos familiares, no qual os professores reconhecem a importância de trazê-los para
 o contexto escolar e, assim, avançar na ruptura de estereótipos que reforçam um modelo
 assumido como padrão.
 Palavras-chave: Noções de famílias; Escola e Família; Arranjos familiares. Habitus.
 
 Abstract: In the light of Bourdieusian theoretical assumptions, the present research analyzes the
 notion of family in Early Childhood Education teachers from their reports on their family
 trajectories and their pedagogical practices. This is a qualitative research in which data
 was collected according to the praxeological method using the questionnaire tool with
 open and closed questions, answered by thirty teachers from the municipal school system
 in the city of São Carlos, in the interior of the state of São Paulo. State of Sao Paulo.
 Understanding that the notion of family is transformed throughout history by the
 dynamics of social, economic and cultural aspects, the research was developed in a way
 that the first focus was to recognize the aspects that structuring the formation of the
 teachers' habitus could be evidenced in their pedagogical practices, as a second approach
 to understand their notions of family through the analysis of their answers in the
 questionnaire and, finally, that they point out which family groups the school has received
 and how it has acted in this regard. Through the analysis of the teachers' answers, the
 research aimed to identify the family structure that they had in the formation of their
 primary habitus, the way they see their work in Early Childhood Education in line with
 the families of the children who are attended, as the diversity enters in the school context
 and if they see the group and themselves being prepared to deal with all the aspects that
 this may cause. The research results point to the identification of a promising universe
 that is open to the plurality of family arrangements, in which teachers recognize the
 importance of bringing them into the school context and, thus, advancing in the rupture
 of stereotypes that reinforce a model assumed as standard.
 Keywords:Notion of families; Family Arrangements; Habitus; School and Family.
 |  
			| Tipo | Defesa-Doutorado |  
			| Texto Completo |  |  
 |  |  
							|  |  |