UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Daniela Arroyo Fávero Moreira
Titulo A autoimagem e o autoconceito em adolescentes: ressonâncias da mídia e currículo escolar
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro
Data 24/02/2022
Resumo RESUMO
Temos por objetivo analisar a percepção da autoimagem, e do autoconceito, de estudantes, de
ambos os sexos, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, a partir de uma amostra de sujeitos,
composta por 03(três) alunos e 6 (seis) alunas, de 01(uma) escola pública estadual do
Município de Araraquara, cidade localizada no interior do estado de São Paulo.
Correlacionamos a autopercepção dos participantes com o conteúdo abordado no currículo
educacional, quanto aos temas envolvendo corpo e mídia. Para atingir os objetivos propostos,
optamos por realizar três tipos de pesquisa que se complementam a serem melhor explicadas
na metodologia: (1) a bibliográfica, (2) a empírica descritiva, com abordagem quantiqualitativa, do tipo documental e (3) a pesquisa de campo. Contexto da pesquisa: 1(uma)
escola pública estadual, localizada na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo.
Delimitação do universo da pesquisa: a amostra foi selecionada de modo a revelar o mais
próximo possível a opinião geral dos estudantes a propósito dos temas em questão. Foram
respeitados todos os procedimentos éticos, para a realização deste projeto de pesquisa:
consulta ao Comitê de Ética da FCLAr, Secretaria Municipal de Educação da cidade de
Araraquara S.P., convite formal a escola (estadual) para a apresentação do Projeto, bem como
aos familiares dos/as referidos/as alunos/as do Ensino Médio, e, finalmente, Termo de
Consentimento Livre e Esclarecido, aqueles que voluntariamente concordaram em participar
da pesquisa. Os procedimentos metodológicos foram realizados em 01(um) semestre letivo.
Os instrumentos empregados para coleta de dados foram: a) aplicação de questionário com
perguntas de respostas abertas, do tipo exploratório, que foram preenchidos pelos/as alunos/as
e foi previamente elaborado com o professor orientador deste estudo ; b) auto teste de imagem
corporal (teste de silhueta); c) escala de dependência de exercício; d) escala de satisfação com
a aparência muscular (física) e por último, e) escala de autoestima. Após a coleta dos dados,
as questões dos questionários e as escalas foram submetidas à análise estatística. Em suma,
pretendeu-se compreender os motivos, os quais fazem com que adolescentes busquem a
prática de exercícios físicos, identificar a relação da prática de exercícios com a
autopercepção da imagem corporal, e o autoconceito; e observar, os tipos de mídias mais
enfocadas pelos adolescentes do estudo, assim como se as mesmas influenciam ou não a
autopercepção da imagem corporal e o autoconceito; bem como, nas escolhas de hábitos de
vida. Para a realização deste estudo foram seguidos os princípios da teoria Histórico-Cultural.
Palavras-chave: Adolescência. Currículo escolar do Ensino Médio. Sexualidade. Mídia.

ABSTRACT
We aim to analyze the perception of self-image and self-concept of students, of both sexes,
from the 1st to the 3rd year of High School, from a sample of subjects composed of 03 (three)
students and 6 (six) students, from 01 ( a) state public school in the municipality of
Araraquara, a city located in the interior of the state of São Paulo. We correlate the
participants' self-perception with the content covered in the educational curriculum, regarding
themes involving body and media. To achieve the proposed objectives, we chose to carry out
three types of research that complement each other to be better explained in the methodology:
(1) the bibliographic, (2) the descriptive empirical, with a quantitative-qualitative approach, of
the documentary type and (3) the field research. Research context: 1 (one) state public school
located in the city of Araraquara, in the state of São Paulo. Delimitation of the research
universe: the sample was selected in order to reveal as closely as possible the general opinion
of the students regarding the themes in question. All ethical procedures were respected to
carry out this research project: consultation with the FCLAr Ethics Committee, Municipal
Education Secretariat of the city of Araraquara SP, formal invitation to the (state) school to
present the Project, as well as to the family members of the High school students, and, finally,
Free and Informed Consent Term, those who voluntarily agreed to participate in the research.
The methodological procedures were performed in 01 (one) academic semester. The
instruments used for data collection were: a) application of a questionnaire with open-ended
questions, of an exploratory type, which were filled out by the students; b) body image self
test (silhouette test); c) exercise dependency scale; d) satisfaction scale with muscular
appearance and e) self-esteem scale. After data collection, questionnaire questions and scales
were subjected to statistical analysis. In short, it was intended to understand the reasons that
make adolescents seek physical exercise, to identify the relationship between exercise and
self-perception of body image and self-concept and to observe the types of media most
focused by the adolescents in the study as well. as if they influence or not the self-perception
of body image and self-concept, as well as in the choices of life habits. To carry out this
study, the principles of Historical-Cultural theory were followed.
Keywords: Adolescence. High School curriculum. Sexuality. Media.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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