UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Alice Rezende da Silva
Titulo AS INTERFACES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE ARARAQUARA-SP: O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Orientador(a) Profa. Dra. Maria José da Silva Fernandes
Data 21/02/2022
Resumo A formação continuada de professores como principal tarefa do coordenador
pedagógico é parte do escopo de muitas pesquisas e ocupa desde o final do século XX
lugar destaque nas discussões relativas às políticas educacionais. Apesar da importância
da temática nesses espaços de discussão, ainda há grandes dificuldades para
implementar políticas de formação continuada no espaço escolar, em especial, nos
momentos de Horário de Trabalho Pedagógico. Buscando contribuir para as discussões
sobre o coordenador pedagógico como importante articulador da formação continuada no espaço
escolar, esta pesquisa apresenta como objetivo central: analisar em quais condições o coordenador
pedagógico realiza a formação continuada em serviço nos momentos de HTPC e HTPI no Ensino
Integral (EI) no município de Araraquara. Em face desta proposição, buscamos elementos teóricos e
legais para compreensão deste trabalho, tanto por meio da revisão bibliográfica, como da análise
documental. O percurso metodológico incluiu também uma pesquisa empírica de abordagem
qualitativa realizada com nove CP da EI e com dois integrantes da equipe diretiva da Secretaria
Municipal da Educação de Araraquara (SME), os quais participaram de entrevista semiestruturada.
Após o levantamento e a análise dos dados, concluímos, que a SME de Araraquara não possui ainda
um plano de formação inicial destinado aos CP; a formação continuada oferecida não é exclusiva à
função de CPs da EI, o que resulta na falta de continuidade e frequência na oferta das ações
formativas; apresenta algumas fragilidades na execução, no monitoramento e na avaliação do trabalho
de formação continuada de professores desenvolvido pelos CPs durante o momento de HTPC. Há
também um consenso entre os participantes sobre a necessidade de haver um investimento por parte da
SME na formação continuada de CPs e professores vinculados à EI, a qual tem especificidades em sua
organização pedagógica. Acrescemos aos dados destaque dado pelos CPs às condições de trabalho e
ao excesso de atribuições que interferem na realização adequada do trabalho, especialmente na
organização e planejamento do HTPC e no acompanhamento do trabalho pedagógico realizado pelo
professor.
Palavras-chaves: trabalho docente - formação inicial - formação continuada - Educação Integral -
coordenador pedagógico - horário de trabalho pedagógico coletivo.

Abstract: The continuing education of teachers as the main task of the pedagogical coordinator is part of
the scope of many researches and since the end of the 20th century it has a prominent place in
discussions concerning educational policies. Despite the importance of the theme in these
spaces of discussion, there are great difficulties to implement policies of continuing education
in the school space, especially in the moments of Pedagogical Work Schedule. Searching to
contribute to the discussions about the pedagogical coordinator as an important articulator of
continuing education in the school space, this research has as its central objective: To analyze
the continuing education in service offered to teachers, at times of Collective Pedagogical
Work Schedule (CPWS) and Individual Pedagogical Work Schedule (IPWS), in Full-time
Education (FE) in Araraquara. In view of this proposition, we sought theoretical and legal
elements to understand this work, both through bibliographic review and document analysis.
The methodological approach also included an empirical research with a qualitative approach
carried out with nine PCs from the FT and with two members of the management team of the
Araraquara´s Municipal Education Department (MED), who participated in a semi-structured
interview. After collecting and analyzing the data, we concluded that the Araraquara´s MED
does not yet have an initial training plan for PCs; the continuing education offered is not
exclusive to the role of PCs at FE, which results in a lack of continuity and frequency in the
offer of training actions; presents some weaknesses in the execution, monitoring and
evaluation of the continuing education work for teachers developed by the PCs during the
CPWS period. There is also a consensus among the participants about the need for an
investment by the MED in the continuous training of PCs and teachers linked to FE, which
has specificities in its pedagogical organization. We add to the data the emphasis given by the
CPs to working conditions and the excess of attributions that interfere in the proper
performance of the work, especially in the organization and planning of the HTPC and in the
monitoring of the pedagogical work carried out by the teacher.
Keywords: teaching work - initial training - continuing education - Full-time Education -
pedagogical coordinator - collective pedagogical work schedule.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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