|
|
Aluno(a) |
Lais Ines Sanseverinato Micheleti |
Titulo |
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO REFÚGIO NAS TRAJETÓRIAS DAS CAMADAS POPULARES |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Luci Regina Muzzeti |
Data |
24/02/2022 |
Resumo |
Esta pesquisa teve por objetivo analiar os condicionantes que motivaram a desistência de
graduandos e graduandas oriundos das camadas populares nos cursos de licenciaturas em
universidades públicas a optarem pelo ingresso em instituições privadas de ensino superior.
Apoiado no corpus teórico de Pierre Bourdieu, este estudo buscou desvendar na práxis como
os conceitos de habitus; capital econômico; capital social; capital cultural, e gênero interferem
no tipo de trajetória possível no ensino superior. Para a análise dos dados, que foram obtidos
por meio de entrevistas semiestruturadas com os quatro agentes selecionados (sendo dois do
gênero feminino e dois do gênero masculino), foi empregado o conhecimento praxiológico,
também desenvolvido pelo sociólogo e sua equipe. Por meio deste estudo, buscou-se desvelar
os mecanismos objetivos que influenciam a trajetória escolar destes grupos de agentes,
identificando suas principais dificuldades e enfretamentos perante o âmbito da universidade
pública que interferiram em sua manutenção na mesma e em que medida as instituições de
setor privada se tornaram-se opções mais viáveis ao grupo de agentes investigados.
Palavras-chave: Ensino Superior. Formação de Professores. Habitus. Trajetórias. Gênero.
Abstract: This research had the objective to analyze the conditionings that caused the waiver of
undergraduates arising from popular layers on public universities graduation courses choosing
to join private institutions for higher education. Supported by Pierre Bourdieu theoretical
corpus, this review demanded unraveling practices like the habitus concept, economic capital;
social capital; cultural capital; cultural heritage, and gender interfere on this type of possible
trajectory for higher education.For the analysis of data obtained through semi-structured
interviews with four selected agents (being two female and two male) being employed
praxeological knowledge, also developed by a sociologist and his team. Through this study,
sought to unveil the objective mechanisms that influence the school path of these groups of
agents identifying these students' main difficulties and confrontations towards public
university scope that interfered in its maintenance in the same measure as the private
institutions became viable options to the group of agents being investigated.
Keywords: University Education. Teacher Trainning. Habitus. Trajectories. Gender |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|