UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rita de Kassia Candido Carneiro
Titulo Prevenção da violência sexual infantil: desenvolvimento e estudo de viabilidade de um questionário gamificado
Orientador(a) Profa. Dra. Andreza Marques de Castro Leão
Data 18/02/2022
Resumo O presente estudo trata de uma pesquisa qualitativa, cujo intuito foi a elaboração e o Estudo de
Viabilidade de um questionário gamificado (quiz) para trabalhar a Prevenção da Violência
Sexual Infantil com crianças entre 9 e 10 anos, alfabetizadas. Para tanto, foi realizada
inicialmente uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca do conceito de Infância em cada
período Histórico, que possibilitou saber como a criança é concebida nos dias atuais, a partir
das mudanças de pensamentos estabelecidas social e culturamente. A busca pelo conceito de
infância e direitos é respaldada no conteúdo legislativo, que também é apresentado nessa
pesquisa, partindo de uma análise da política de discriminação e exclusão, adentrando um
universo de discussões sobre cidadania e concretização dos direitos individuais; assim, a
infância passa a ser vista como um período da vida humana que merece proteção. Neste sentido,
o estudo discute as duas instâncias que legalmente deveriam salvaguardar os direitos da criança,
que são a família e a escola. Dentro disso, apresenta a realidade dessas instituições no contexto
atual, expondo as dificuldades que tais instâncias apresentam no que tange às ações protetivas,
visto que muitas vezes representam também o universo de esteio das violências. Em se tratando
da Violência Sexual Infantil é preciso debater tal assunto nas instâncias de convívio das
crianças, entre estas, na escola, instância social que necessita auxiliar as crianças a terem ciência
deste fenômeno. Para isto, existem materiais que podem auxiliar as escolas, tais como: cartilhas,
vídeos com animações e campanhas de prevenção à esta violência, os quais são disponibilizados
gratuitamente na Internet. No caso específico dessa pesquisa, defendemos a implantação de
jogos e gamificação no trabalho preventivo. Nessa perspectiva foi construído o jogo “Joy e
Mia”, um questionário gamificado que visa orientar as crianças sobre procedimentos a serem
tomados em situações de perigo. Assim, o jogo foi construído a partir da colaboração de um
grupo de adultos, formado por uma mãe, juntamente com a equipe escolar de uma instituição,
localizada no Interior do Estado de São Paulo e contou com a participação de estudantes do
quarto ano do Ensino Fundamental para a escolha dos nomes e caracterizações dos personagens,
além de experimentação e avaliação do material. Para a construção do jogo, foi possível contar
com a participação de membros do grupo de pesquisa em jogos da USP-São Carlos. À vista
disso, esta pesquisa teve aprofundamento dos dados obtidos do grupo focal, por meio da Análise
de Discurso francesa, sendo que a orientação do material foi estudada a partir da Teoria das
Habilidades Sociais. Como resultado, percebemos que o questionário gamificado possibilitou
o envolvimento das crianças com o tema da Prevenção da Violência Sexual Infantil, o que
corrobora com a hipótese inicial, a de que um instrumento construído a partir de recursos
tecnológicos pode contribuir para a construção de habilidades autoprotetivas.
Palavras-chave: Direitos Humanos. Crianças maus-tratos. Assistência a menores. Games.

Abstract: The present study is a qualitative research, whose purpose was the elaboration and Feasibility
Study of a gamified questionnaire (quiz) to work on the Prevention of Child Sexual Violence
with children between 9 and 10 years old, literate. For this purpose, a bibliographic research
bulletin was carried out on the concept of the concept of Childhood in each historical period,
which made it possible to know how a child is conceived nowadays, from the changes in
socially and culturally established thoughts. The search for the concept of childhood and rights
is supported by the legislative content, which is also presented in this research, starting from an
analysis of the policy of discrimination and exclusion, entering a universe of responsibility for
citizenship and the realization of individual rights; thus, childhood is seen as a period of human
life to be protected. In this sense, the study discusses the two pieces of information that are
legally studied to safeguard the rights of the child, which are the family and the school. Within
that, it presents the reality of these institutions in the current context, exposing the difficulties
that such instances present with regard to protective actions, as they often also represent the
universe of the mainstay of violence. When it comes to Child Sexual Violence, it is necessary
to debate this issue in the context of children's interactions, including those at school, a social
instance that needs to help children become aware of this phenomenon. There are materials that
can help schools in this regard, such as: booklets, videos with animations and campaigns to
prevent this violence, which are freely available on the Internet. In the specific case of this
research, we defend the implementation of games and gamification in preventive work. From
this perspective, the game “Joy e Mia” was built, a gamified questionnaire that aims to guide
children on procedures to be taken in dangerous situations. Thus, the game was built from the
collaboration of a group of adults, formed by a mother, together with the school team of an
institution located in the interior of the State of São Paulo, with the participation of students
from the fourth year of Elementary School for choosing the names and characterizations of the
characters, as well as experimenting and evaluating the material. For the construction of the
game, it was possible to count on the participation of members of the research group on games
at USP-São Carlos. In view of this, did this research deepen the data obtained? Of the focus
group, through the French Discourse Analysis, and the orientation of the material was studied
from the Social Skills Theory. As a result, we realized that the gamified questionnaire enabled
the involvement of children with the theme of Prevention of Child Sexual Violence, which
corroborates the initial hypothesis, that an instrument built from technological resources can
contribute to the construction of self-protective skills.
Keywords: Human rights. Child abuse. Assistance to Minors-Games
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara