UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Flávia Maria de Aquino Martins
Titulo O Pibid Letras Unesp/Araraquara na formação de professores
Orientador(a) Profa. Dra. Rosangela Sanches da Silveira Gileno
Data 04/02/2022
Resumo Inúmeros estudos dedicam-se a apontamentos acerca da importância do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), programa criado em 2007 com
iniciativa do Governo Federal para incentivar e colaborar na formação de professores da
educação básica das diferentes áreas do conhecimento. Na presente dissertação
interessa-nos focar na importância do PIBID para a formação de professores de línguas
no subprojeto PIBID Letras Unesp/Araraquara, dada a escassa literatura sobre este
projeto de ensino que passou por vários editais consecutivos. Nosso objetivo geral é
tentar compreender de maneira sistemática, pelos dizeres dos participantes desta
pesquisa, o papel do PIBID Letras Unesp/Araraquara no processo de formação docente
e se tal programa pôde ou pode contribuir para uma constituição mais sólida e positiva
na fase inicial e nas fases posteriores da carreira docente. Para compreender e
sistematizar essas reflexões, foram escolhidas como base teórica, principalmente, as
ideias presentes na obra “ O ciclo de vida profissional dos professores” de Michael
Huberman (2000) e nas ideias de Tardif (2014) compreender como as ações do PIBID
na dimensão empírica, ressaltam os saberes docentes. A coleta e análise dos dados
foram realizadas com base nas entrevistas com os estagiários e com os professores
supervisores do projeto na escola-parceira. Trata-se, portanto, de um estudo de caso,
com uma abordagem qualitativa e o período, referente ao recorte do estudo, foi de 2014
a 2021. Os resultados atingidos apontam para a constatação de que o PIBID Letras
Unesp/Araraquara reforça as experiências positivas na fase inicial da docência (estágio
de descobertas), tornando mais forte e presente o estágio de descoberta, ou seja, no
momento da carreira dos professores que estão ingressando na carreira. Os dizeres dos
participantes demonstram que o PIBID, enquanto um programa de incentivo à
licenciatura, vem cumprindo seu papel, pois proporciona diversas experiências que
envolvem os participantes e oferece o suporte necessário, com as reuniões e discussões
sobre as dificuldades e descobertas, favorecendo diversos saberes docentes: teóricos e
práticos.
Palavras-chave: formação de professores; PIBID Letras; ciclos de vida profissional e
saberes docentes.

Abstract: Numerous studies are dedicated to notes about the importance of the Institutional
Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) to the training of teachers in
different areas of knowledge, this dissertation analyzes the importance of
PIBID/UNESP-Letras-Araraquara, a program created in 2007 with an initiative of the
Federal Government to encourage and collaborate in the training of teachers for basic
education. We are interested in focusing, however, on the importance of PIBID for
language teachers. Our general objective is to try to understand in a systematic way, in
the words of the participants of this research, the role of Pibid Letras Unesp/Araraquara
in the process of teacher training and if such a program could or can contribute to a
more solid and positive constitution in the initial phase and in the later stages of the
teaching career. In order to understand and systematize these reflections, the ideas
present in Michael Huberman's (2000) work "The professional life cycle of teachers"
were chosen as a theoretical basis, and Tardif's (2014) ideas are sought to understand
how actions of PIBID, in the empirical dimension, the teaching knowledge is
highlighted. Data collection and analysis were carried out based on interviews with the
interns and with the supervising teachers of the project at the participating school, for
this a case study was carried out, with a qualitative approach and the period, referring to
the study clipping, was from 2014 to 2021. The results achieved point to the finding that
the PIBID that the program reinforces positive experiences (stage of discovery), making
this “stage” of discovery stronger and more present at the time of the career of teachers
who are entering the career. The participant’s statements demonstrate that PIBID, as an
incentive program for teaching degrees, has been fulfilling its role, as it provides
various experiences that involve participants and offers the necessary support, through
meetings and discussions about difficulties and discoveries, favoring different
knowledge. teachers: theoretical and practical.
Key-words: Teacher training; PIBID Letters;. Professional life cycles and teaching
knowledge.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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