|
|
Aluno(a) |
Danilo Basile Forlini |
Titulo |
Teatrágora: improvisação e teatro como possibilidades metodológicas na educação para a Democracia |
Orientador(a) |
Profa Dra Maria Jose da Silva Fernandes |
Data |
04/02/2022 |
Resumo |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa empírica de base qualitativa através
da metodologia Investigação-ação docente que buscou investigar a experiência da prática
teatral, suas técnicas e fundamentos como base de práticas formativas de Educação
Política e para a Democracia em âmbito escolar. A partir da literatura disponível,
apresentamos os elementos que justificam a necessidade da Educação Política em âmbito
escolar e verificamos os conteúdos estruturais e valorativos, assim como as possibilidades
metodológicas de implementação de propostas deste tipo de formação na escola. Em
conjunto a esta fundamentação oriunda da Política, para a construção da InvestigaçãoAção, exploramos também as bases teóricas dos métodos Teatro do Oprimido,
Psicodrama Pedagógico e a Improvisação Contemporânea, que juntos dão sustentação à
prática formativa que chamamos de Teatrágora. Esta formação foi realizada com dois
grupos de professores em um total de seis encontros, a partir de uma parceria com a
Secretaria Municipal de Educação de Araraquara-SP. Ao analisar os dados identificamos
os movimentos didáticos Teatro como Faísca, Teatro como Prisma, Teatro como
Metáfora e Teatro como Ágora, de modo que cada um destes estabelece conexões
pedagógicas possíveis no que tange à Educação para a Democracia. Concluímos que os
jogos e atividades teatrais apresentam possibilidades diversas de exploração dos
conteúdos e valores condizentes com processos de Letramento Político, possibilitando
que a democracia seja vivenciada na prática, enquanto experiência.
Palavras – chave: Educação Política. Educação para a Democracia. Improvisação
Teatral. Educação Escolar. Teatro-Educação.
Abstract: This work presents the results of an empirical research with a qualitative basis through
the Research-Action teaching methodology that sought to investigate the experience of
theatrical practice, its techniques and foundations as a basis for training practices of
Political Education and for Democracy in the school environment. Based on the available
literature, we present the elements that justify the need for Political Education in the
school environment and verify the structural and evaluative contents, as well as the
methodological possibilities for implementing proposals for this type of education at
school. Together with this foundation from the political science, for the construction of
Action Research, we also explore the theoretical bases of the Theater of the Oppressed,
Pedagogical Psychodrama and Contemporary Improvisation methods (Improv), which
together give support to the formative practice we call Teatragora. This method was
carried out with two groups of teachers in a total of six meetings, based on a partnership
with the Municipal Department of Education of Araraquara-SP. When analyzing the data,
we identified the didactic movements Theater as Spark, Theater as Prism, Theater as
Metaphor and Theater as Agora, so that each one of them establishes possible pedagogical
connections regarding Education for Democracy. We conclude that the theatrical games
and activities present different possibilities for exploring the contents and values
consistent with Civic Education processes, allowing democracy to be lived in practice, as
an experience.
Palavras – chave: Civic Education. Democratic Education. Improvisational Theatre.
Scholar Education. Theatre-Education. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|