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Aluno(a) |
Eric Machado Paulucci |
Titulo |
Poeticas sem-teto: ocupar ou movimentar ou aprender matemáticaS |
Orientador(a) |
Prof Dr Denis Domeneghetti Badia |
Data |
03/02/2022 |
Resumo |
Isto não é um resumo [não?], é um convite! Quem quer duvidar do estado das coisas?
Contestar a Educação Escolar, a Educação Matemática, a (Etno)Matemática. Colocar
contra a parede os modos de vida programados pela colonialidade. Desafiar as práticas
de pesquisa acadêmica. Suspeitar das palavras, em especial, daquelas registradas por estes
tantos seres que vos escreve. Seres estes, dignos de desconfiança. Eu mesmo duvido da
nossa própria existência! Se aceitarem nosso convite, esperamos sinceramente que não
sejam capazes de explicar o que foi dito, não somos bons exemplos ou boas influências,
antes, desejamos que as páginas sejam dobradas, rasgadas ou coladas, a fim de fazer
funcionar o pensamento do leitor. Vocês devem saber que aqui irão encontrar um esforço
em experimentar outras possibilidades para o corpo, seja ele o corpo-humano, o corpociência, o corpo-matemática, o corpo-cidade, o corpo-colonizado ou mesmo a
composição de todos eles. O que pode um professor pelas [M]matemáticaS quando
afetado pela cidade inventada pelos moradores sem-teto? Muitas coisas entram em jogo.
Mobilizados por aquilo que nos afetam nas vozes sem-teto destacadas por uma
constelação de investigações, empilhamos mapas territoriais-políticos-estéticos-éticosexistenciais com o propósito de aprender com a malha resultante. Que modos de ser e
estar inauguram em nós as práticas de luta por moradia digna, organizadas pelo
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)? No caminho, dois conceitos costuram
nossa construção: ocupar e movimentar. Não queremos ser capazes de defini-los com
exatidão, quem sabe alguém inclui um novo sentido a ser experimentado?! Entendemos
que tudo isso possa parecer um tanto quanto poético, mas isso não é um pedido de licença,
é uma afirmação. Talvez seja por isso que esta pesquisa não acaba; em cada ponto final
existe a possibilidade de (re)começo, do meio, de onde possa ser interessante produzir
provisórios resultados.
Palavras-chave: Matemática; Etnomatemática; MTST; Decolonialidade; Filosofia da
Diferença.
Abstract: This is not an abstract [is it?], it is an invitation! Who wants to doubt the state of things?
To challenge Schooling, Mathematics Education, (Ethno)Mathematics. To put the ways
of living programmed by the coloniality against the wall. To defy academic research
practices. To suspect of words – especially those chosen by the many beings right here
writing to you. Such beings, worthy of distrust. I, myself, doubt our own existence!
Should you accept our invitation, we sincerely hope you shall not be able to explain what
we say, as we are neither a role model, nor good influence. Before that, we wish the
following pages to be bent, torn, or pasted, to the end of making the reader’s thinking
work. All of you must know that you shall here find an effort of experimenting other
possibilities to the body, should it be the human-body, the science-body, the mathematicsbody, the city-body, the colonized-body, or even a composition of them all. What can a
“teacher through [M]mathematicS” do when affected by the city invented by the
homeless? There is much that comes into play. Moved and mobilized by that which
affects us in the homeless voices highlighted through a cluster of investigations, we pile
up territorial-political-aesthetical-ethical-existential maps with the purpose of learning
with the resulting mesh. Which ways-of-being inaugurate, within ourselves, the practices
of the struggle for housing justice organized by Movimento dos Trabalhadores Sem Teto
(MTST, “Movement of the Homeless Workers”)? Along the way, two concepts sew our
construction: occupying and moving. We cannot define them with perfect accuracy, but
who knows someone finds a new sense to be experienced?! We understand that all of this
may seem rather poetic. However, this is not an excuse. It is a statement. Perhaps this
might be the reason that this research does not end; within each full stop there is a
possibility of (re)starting, from the middle, from where it may be interesting to assemble
provisional results.
Keywords: Mathematics; Ethnomathematics; MTST; Decoloniality; Philosophy of
Difference. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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