UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Isabel de Lourdes Macedo
Titulo PROJETO DE VIDA: Em busca de Modos de Existência para a Ética e a Diversidade na Educação Escolar
Orientador(a) Profa Dra Maria Regina Momesso
Data 04/02/2022
Resumo Este trabalho analisa discursivamente as possíveis contribuições do componente curricular
Projeto de Vida, em especial no Programa de Ensino Integral (PEI) considerando em que
medida as culturas diversas, a sexualidade e a educação para o cuidado de si são
contempladas na escola e na formação integral dos estudantes. Esta pesquisa configura-se
como: qualitativa, exploratória e descritiva, com delineamento bibliográfico, procurando
explorar a parte documental. O corpus compõe-se dos documentos institucionais do governo
estadual, sites de apoio, qualificação e formação de profissionais da educação estadual,
considerando que eles são uma produção histórica, política; em que as palavras são também
construções; em que a linguagem também é constitutiva de práticas. Pauta-se nas
problematizações, tem por base os estudos foucaultianos e a Análise de Discurso de matriz
francesa, assentadas no papel da escola para a formação do sujeito ético, para a diversidade, a
plenitude da vida e o exercício da cidadania. Neste horizonte, o componente curricular Projeto
de Vida se acena como perspectiva para que o estudante expresse seus sonhos, elabore e
documente as metas, os prazos, com vistas à realização do desenvolvimento do seu Projeto de
Vida. Os resultados obtidos constataram a relevância social e científica do componente
curricular Projeto de Vida como um instrumento, uma experiência que poderá provocar nos
estudantes o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o desejo de sonhar para
procederem em suas escolhas de vida de forma ativa e crítica.
Palavras-chave: Projeto de Vida. Diversidade. Valores. Cidadania

Abstract: This work discursively analyzes the possible contributions of the Life Project curricular
component, especially in the Integral Education Program (PEI) considering the extent to
which diverse cultures, sexuality and education for self-care are contemplated in school and in
integral formation of students. This research is configured as: qualitative, exploratory and
descriptive, with bibliographic design, seeking to explore the documentary part. The corpus is
composed of institutional documents from the state government, support sites, qualification
and training of state education professionals, considering that they are a historical, political
production; where words are also constructions; in which language is also constitutive of
practices. It is based on problematizations, based on Foucauldian studies and French
Discourse Analysis, based on the role of the school for the formation of the ethical subject, for
diversity, the fullness of life and the exercise of citizenship. In this horizon, the Life Project
curricular component appears as a perspective for the student to express his dreams, elaborate
and document goals, deadlines, with a view to carrying out the development of his Life
Project. The results obtained showed the social and scientific relevance of the Life Project
curricular component as an instrument, an experience that can provoke in students the
development of socio-emotional skills and the desire to dream to proceed in their life choices
in an active and critical way.
Keywords: Life Project. Diversity. Values. Citizenship
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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