| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Isabel de Lourdes Macedo | 
		 
		
			| Titulo | 
			PROJETO DE VIDA: Em busca de Modos de Existência para a Ética e a Diversidade na Educação Escolar | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa Dra Maria Regina Momesso | 
		 
		
			| Data | 
			04/02/2022 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Este trabalho analisa discursivamente as possíveis contribuições do componente curricular 
Projeto de Vida, em especial no Programa de Ensino Integral (PEI) considerando em que 
medida as culturas diversas, a sexualidade e a educação para o cuidado de si são 
contempladas na escola e na formação integral dos estudantes. Esta pesquisa configura-se 
como: qualitativa, exploratória e descritiva, com delineamento bibliográfico, procurando 
explorar a parte documental. O corpus compõe-se dos documentos institucionais do governo 
estadual, sites de apoio, qualificação e formação de profissionais da educação estadual, 
considerando que eles são uma produção histórica, política; em que as palavras são também 
construções; em que a linguagem também é constitutiva de práticas. Pauta-se nas 
problematizações, tem por base os estudos foucaultianos e a Análise de Discurso de matriz 
francesa, assentadas no papel da escola para a formação do sujeito ético, para a diversidade, a 
plenitude da vida e o exercício da cidadania. Neste horizonte, o componente curricular Projeto 
de Vida se acena como perspectiva para que o estudante expresse seus sonhos, elabore e 
documente as metas, os prazos, com vistas à realização do desenvolvimento do seu Projeto de 
Vida. Os resultados obtidos constataram a relevância social e científica do componente 
curricular Projeto de Vida como um instrumento, uma experiência que poderá provocar nos 
estudantes o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o desejo de sonhar para 
procederem em suas escolhas de vida de forma ativa e crítica. 
Palavras-chave: Projeto de Vida. Diversidade. Valores. Cidadania 
 
Abstract: This work discursively analyzes the possible contributions of the Life Project curricular 
component, especially in the Integral Education Program (PEI) considering the extent to 
which diverse cultures, sexuality and education for self-care are contemplated in school and in 
integral formation of students. This research is configured as: qualitative, exploratory and 
descriptive, with bibliographic design, seeking to explore the documentary part. The corpus is 
composed of institutional documents from the state government, support sites, qualification 
and training of state education professionals, considering that they are a historical, political 
production; where words are also constructions; in which language is also constitutive of 
practices. It is based on problematizations, based on Foucauldian studies and French 
Discourse Analysis, based on the role of the school for the formation of the ethical subject, for 
diversity, the fullness of life and the exercise of citizenship. In this horizon, the Life Project 
curricular component appears as a perspective for the student to express his dreams, elaborate 
and document goals, deadlines, with a view to carrying out the development of his Life 
Project. The results obtained showed the social and scientific relevance of the Life Project 
curricular component as an instrument, an experience that can provoke in students the 
development of socio-emotional skills and the desire to dream to proceed in their life choices 
in an active and critical way. 
Keywords: Life Project. Diversity. Values. Citizenship | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |