UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marilia Ignatius Nogueira Carneiro
Titulo O capital cultural na interpretação de imagens por adultos surdos
Orientador(a) Profa Dra Luci Regina Muzzeti
Data 20/12/2021
Resumo A educação de surdos é uma tarefa complexa cujos princípios vêm mudando
radicalmente ao longo dos tempos. Entretanto, estas mudanças não são
metodológicas dentro de um mesmo paradigma. O que está mudando são as
concepções sobre o sujeito surdo. Atualmente, diversos autores como Skliar;
Quadros, Ferreira- Brito, Botelho, Perlin, entre outros, entendem a surdez como uma
experiência visual e isso significa que todos os mecanismos de processamento da
informação, e todas as formas de compreender o universo em seu entorno, se
constroem como experiência visual o que demonstra a importância da imagem na
comunicação e interação sociocultural dos surdos. Em investigação anterior
(CARNEIRO, 2016), foi constatado que os surdos, ao interpretarem uma notícia de
jornal escrita em Língua Portuguesa, ao se depararem com palavras que
desconheciam, faziam inferências baseadas em suas experiências pessoais para
dar sentido ao que liam, muitas vezes alterando o teor do que liam. Considerando
este resultado e a concepção de surdez como experiência visual, esta tese
pretendeu identificar se o capital cultural, no sentido de Bourdieu, influencia na
interpretação de imagens por surdos escolarizados e não escolarizados. Os
resultados encontrados apontam que a experiência visual é determinante para a
percepção de imagens pelos surdos, possibilitando a análise dos signos, entretanto,
esta interpretação é influenciada pelo capital cultural. Como contribuição teórica,
como a principal recomendação para a educação de surdos é a utilização de apoio
visual, a compreensão de como surdos escolarizados ou não interpretam imagens,
poderá subsidiar o estabelecimento de estratégias pedagógicas que favoreçam a
aprendizagem dos surdos.
Palavras – chave: Surdez. Experiência Visual. Capital Cultural. Bourdieu.

Abstract: Deaf education is a complex process whose principles have changed
dramatically over time. However, these are not methodological changes within
the same paradigm. Instead, what is changing are the notions people have of the
deaf. Currently, several authors, such as Skliar, Quadros, Ferreira-Brito, Botelho,
Perlin and others, understand deafness as a visual experience. This means that
all information-processing mechanisms, as well as all ways of understanding the
surrounding universe, are built as a visual experience, which indicates the
importance of images for the communication and sociocultural interaction of deaf
people. Carneiro (2016) found that deaf people, when interpreting a newspaper
article written in Portuguese and coming across words they did not know, made
inferences based on their personal experiences to make sense of what they were
reading, often changing the content. Considering such finding and the concept of
deafness as a visual experience, this work aimed to identify whether cultural
capital (as understood by Bourdieu) influences the interpretation of images by
educated and non-educated deaf people. The results show that visual experience
is crucial for the perception of images by the deaf, for it allows them to analyze
signs. Yet, this interpretation is influenced by cultural capital. As a theoretical
contribution, since the main recommendation for deaf education is the use of
visual support, the understanding of how deaf students, educated or not, interpret
images, may result in pedagogical strategies capable of better assisting deaf
people in their learning process.
Keywords: Deafness. Visual Experience. Cultural Capital. Bourdieu.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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