UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Cesar Wiliam Furqui Massoco
Titulo Existencialismo e Ensino de Filosofia
Orientador(a) Profa. Dra. Paula Ramos de Oliveira
Data 25/11/2021
Resumo Esta pesquisa tem como escopo realizar análises textuais dos
posicionamentos/participações dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II
de um colégio particular da cidade de Jaú-SP acerca dos conceitos de liberdade, de
escolha, de angústia e de responsabilidade presentes no existencialismo sartreano
por meio de dois fóruns de discussões e verificar se os discentes se distanciaram ou
se aproximaram desses conceitos de maneira mais autônoma e crítica em um
ambiente virtual. Buscou-se, especificamente, analisar e compreender se o
existencialismo ateu sartreano e os referidos conceitos contribuem para o
posicionamento mais autônomo e crítico desses discentes. Trouxemos, também,
discussões e sugestões apresentadas por alguns pensadores e educadores como
Gallo (2000; 2004; 2007; 2010; 2012), Aspis (2004; 2010), Kohan (2000), Oliveira
(2004; 2011), Freire (1970; 1983; 1988), Larrosa (2006), Lledó (2009), Savater (2012),
Charlot (2005; 2010), Barbero (1999), Nomen (2018). Defende-se que um dos
desafios para a Educação é o de buscar e estabelecer um espaço de autoria no
ambiente escolar e, neste sentido, compreende-se que o existencialismo tem um
campo muito fértil para que possamos refletir a Educação.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Educação. Existencialismo. Metodologia.

Abstract: This research aims to carry out textual analysis of the positions/participations of
students in the 8th year of Elementary School II of a private school in the city of JaúSP, regarding the concepts presented in Sartrean’s existentialism, namely: freedom,
choices, anguish and responsibility through two discussion forums, in order to verify if
the students distanced themselves from or approached such concepts, in a more
autonomous and critical way. Analyzes resulting from two discussion forums have
been carried out, with the intention to finding out the approximations and distances in
relation to the concepts which have been presented to the students and discussed in
the virtual environment. We have sought, specifically, to analyze and understand
whether Sartrean’s atheist existentialism and its concepts have contributed to a more
autonomous and critical position of these students. Discussions and suggestions by
some thinkers and educators such as Gallo (2000; 2004; 2007; 2010; 2012), Aspis
(2004; 2010), Kohan (2000), Oliveira (2004; 2011), Freire (1970; 1983; 1988), Larrosa
(2003), Lledó (2009), s (2012), Charlot (2005; 2010), Barbero (1999), Nomen (2018)
have also been presented. It has been argued that one of the challenges for Education
is to seek and establish a space for authorship in the school environment and, in this
sense, it has been understood that existentialism comprises a very fertile field for us
to reflect on Education.
Keywords: Teaching of Philosophy. Education. Existentialism. Methodology
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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