|
|
Aluno(a) |
Evelin Oliveira de Rezende Piza |
Titulo |
Transtorno do espectro autista na infância: um estudo de teses e dissertações do programa de pós-graduação em educação especial da UFSCAR |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Luci Pastor Manzoli |
Data |
14/12/2021 |
Resumo |
RESUMO
Esta tese traz uma análise das produções acadêmicas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Objetivou-se mapear as produções acadêmicas referentes às teses e dissertações que abordam o TEA na infância no aspecto educacional, no período de 1996 a 2020, e analisar seus objetivos, referenciais teóricos e resultados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e analítica de abordagem qualitativa de natureza exploratória. A coleta dos dados foi realizada ao acessar o portal eletrônico da biblioteca da Universidade, em estudo, no qual foram encontradas 13 produções, sendo três teses e dez dissertações. Essas produções foram analisadas em 2 eixos centrais, sendo o primeiro, relacionado à caraterização do contexto investigado, no qual são apresentadas as produções e, o segundo em que se realiza a análise das categorias e subcategorias encontradas nessas produções, no que tange aos seus objetivos e aporte teórico conforme o desenvolvimento de cada pesquisa, a saber: Análise do Comportamento Aplicada; Análise do Comportamento, na qual se acopla o Currículo Funcional Natural, PECS e TEACCH e as Abordagens Pedagógicas que se remetem aos referenciais encontrados nas produções. Os resultados apontaram que é preciso voltar os olhares e atenção quanto ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas dos professores das classes regulares de ensino em relação ao aluno com TEA, bem como a necessidade que na formação inicial, vivenciada nos Cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas, sejam ofertadas disciplinas que tratem, no sentido de estudar com maior profundidade, características e aportes teóricos sobre o TEA, voltadas, sobretudo à prática pedagógica no contexto escolar da educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Quanto aos resultados da análise das Abordagens Científicas, os dados apontaram que dentre as produções analisadas, a abordagem científica mais encontrada foi a que se refere às investigações de cunho experimental radical, que se fundamenta nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), seguida pela abordagem científica que corresponde aos estudos de natureza da Análise do Comportamento, os quais se apresentam com o recorte naturalístico, a saber: Currículo Funcional Natural, PECS e TEACCH. Constatou-se, também, produções que se remetem às abordagens científicas relacionadas à prática pedagógica, designada nessa pesquisa como Abordagem Pedagógica. As contribuições destas produções indicaram a necessidade de maior atenção ao desenvolvimento do repertório verbal das crianças.
Palavras-Chave: transtorno do espectro autista; educação inclusiva; educação especial; estudos da infância e criança; educação escolar.
ABSTRACT
This thesis presents an analysis of the academic productions on Autism Spectrum Disorder (ASD) from the Graduate Program in Special Education at the Federal University of São Carlos - UFSCar. The objective was to map the academic productions referring to theses and dissertations that address ASD in childhood in the educational aspect, from 1996 to 2020, and to analyze their objectives, theoretical references and results. This is a bibliographic and analytical research with a qualitative approach of an exploratory nature. Data collection was performed by accessing the electronic portal of the University library, in which 13 productions were found, three theses and ten dissertations. These productions were analyzed in terms of two central axes, the first being related to the characterization of the investigated context, in which the productions are presented, and the second in which the analysis of the categories and subcategories found in these productions is carried out, referring to their objectives and progress. theoretical according to the development of each research, namely: Applied Behavior Analysis; Behavior Analysis, in which the Natural Functional Curriculum, PECS and TEACCH and Pedagogical Approaches that refer to the references found in the productions are coupled. The results showed that it is necessary to turn the eyes and attention to the improvement of the pedagogical practices of the teachers of the regular teaching classes in relation to the student with ASD, as well as the need that in the initial training experienced in the Pedagogy Courses and other Degrees, be offered disciplines that deal with, in the sense of studying in greater depth, characteristics, theoretical contributions, investigations, on TEA, aimed at pedagogical practice in the school context of education in the Perspective of Inclusive Education. As for the results of the analysis of Scientific Approaches, the data showed that among the analyzed productions, the most common scientific approach was the one referring to investigations of a radical experimental nature, which is based on the principles of Applied Behavior Analysis (ABA), followed by the scientific approach that corresponds to the nature studies of Behavior Analysis, which are presented with a naturalistic approach, namely: Natural Functional Curriculum, PECS and TEACCH. Productions were also observed that refer to scientific approaches related to pedagogical practice, designated in this research as Pedagogical Approach. The contributions of these productions indicated the need for greater attention to the development of children's verbal repertoire.
Keywords: autism spectrum disorder; inclusive education; special education; childhood and child studies; schooling. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|