|
|
Aluno(a) |
Lidiane Malheiros Mariano de Oliveira |
Titulo |
COORDENADOR PEDAGÓGICO INICIANTE: atuação, formação continuada e perspectivas para o seu desenvolvimento profissional |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Jose da Silva Fernandes |
Data |
24/11/2021 |
Resumo |
O tema proposto para esta investigação relaciona-se à coordenação pedagógica, que tem
um papel mediador do trabalho pedagógico, sendo assim, uma importante função
articuladora do e no processo de ensino e aprendizagem na instituição escolar. Esta
pesquisa busca compreender os processos de formação continuada e as perspectivas
para o desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico (CP) iniciante, a partir
da análise de documentos e dos dados empíricos do sistema municipal de ensino de
Paranaíba-MS. A questão central que norteou a investigação foi: como se caracteriza a
formação continuada e as perspectivas para o desenvolvimento profissional do
coordenador pedagógico iniciante no sistema municipal de ensino de Paranaíba-MS?
Definiu-se como objetivos específicos: identificar as concepções propostas nos principais
documentos que regulam o sistema municipal de ensino de Paranaíba, no que se refere
à formação continuada e ao coordenador pedagógico; compreender a especificidade da
atuação do CP do sistema municipal de ensino de Paranaíba; analisar a formação
continuada específica para a função; e identificar as perspectivas para o desenvolvimento
profissional dos coordenadores pedagógicos. Como referência teórica foram adotados,
principalmente, os estudos realizados por Almeida, Day, Domingues, Fernandes, Gatti,
Huberman, Marcelo Garcia, Marin, Nóvoa e Placco. Quanto à trajetória metodológica,
optou-se pela abordagem qualitativa em educação. A técnica de coleta de dados consistiu
na entrevista semiestruturada realizada com coordenadores pedagógicos iniciantes deste
sistema municipal de ensino e na análise documental, tendo como fontes as legislações
e resoluções que tratam da formação continuada e da função da coordenação pedagógica
do sistema municipal de ensino de Paranaíba. A análise dos dados deu-se a partir da
Análise de Prosa, desenvolvida por André. Os resultados apontam que a formação
continuada dos profissionais que iniciam a atuação na CP é construída durante a
realização do trabalho nas instituições escolares de escolas públicas. Os fatores que mais
contribuem para as perspectivas de desenvolvimento profissional dos coordenadores
pedagógicos em início de carreira estão relacionados à formação continuada centrada na
escola e/ou a partir dos elementos vivenciados pelas escolas; à relação profissional com
colegas mais experientes; às leituras, pesquisas e estudos realizados de forma individual,
aos estudos dos documentos da escola (Projeto Político-Pedagógico e regimento
escolar); às memórias do trabalho de um coordenador pedagógico tido como referência
que o acompanhou durante a docência, e, às experiências obtidas em sala de aula entre
outras ações formativas necessárias de acordo com o contexto de cada instituição, que
possibilitem ao CP desenvolver um trabalho mais efetivo, autônomo e articulado à
organização pedagógica escolar, ainda que outras ações formativas são necessárias e
devem ser consideradas para a formação continuada e desenvolvimento profissional mais
efetivo. Desta forma, políticas públicas de formação continuada devem ser elaboradas
pelas redes e sistemas de ensino, a fim de que ações específicas voltadas a esses
profissionais sejam realizadas, especialmente se forem ações em parceria com as
universidades, centrada nos conflitos vivenciados no cotidiano escolar.
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica. Coordenador Pedagógico Iniciante.
Formação Continuada. Desenvolvimento Profissional.
Abstract: The theme proposed for this investigation is related to pedagogical coordination, which
has a mediating role in the pedagogical work of the school, of the collective work, thus, an
important articulating function of and in the teaching and learning process in the school
institution. This research seeks to understand the processes of continuing education and
the perspectives for the professional development of the beginning pedagogical
coordinator (PC), based on the analysis of documents and empirical data from the
municipal education system in Paranaíba-MS. The central question that guided the
investigation was: how is the continuing education characterized and the perspectives for
the professional development of the beginning pedagogical coordinator in the municipal
education system of Paranaíba-MS? It was defined as specific objectives: to identify the
concepts proposed in the main documents that regulate the municipal education system
of Paranaíba, about continuing education and the pedagogical coordinator; understand the
specificity of the performance of the PC in the municipal education system of Paranaíba;
analyze the specific continuing education for the function; and to identify perspectives for
the professional development of pedagogical coordinators. As a theoretical reference, the
studies carried out by Almeida, Day, Domingues, Fernandes, Gatti, Huberman, Marcelo
Garcia, Marin, Nóvoa and Placco were mainly adopted. As for the methodological
trajectory, the qualitative approach in education was chosen. The data collection technique
consisted of semi-structured interviews with beginning pedagogical coordinators of this
education system and document analysis, having as sources the laws and resolutions that
deal with continuing education and the role of pedagogical coordination of the municipal
education system of Paranaíba. Data analysis was based on Prose Analysis, developed
by André. The results indicate that the continuing education of these professionals who
start working in the CP is built during the performance of the work in the educational
institutions of public schools, and the factors that most contribute to the perspectives of
professional development of pedagogical coordinators at the beginning of their careers are
related to to continuing education centered on the school and/or from the elements
experienced by schools, to the professional relationship with more experienced
colleagues, to readings, research and studies carried out individually, to the studies of
school documents (Political-Pedagogical Project and school regiment ), to the memories
of the work of a pedagogical coordinator who was taken as a reference who accompanied
him during teaching, to the experiences obtained in the classroom, among other necessary
training actions according to the context of each institution, which allow the PC to develop
a more effective work , autonomous and articulated to the school pedagogical organization
However, homework cannot be just that, other necessary training actions must be
considered for continued training and more effective professional development. Public
policies for continuing education should be offered to these professionals, in partnership
with universities, centered on conflicts experienced in everyday school life.
Keywords: Pedagogical Coordination. Beginner Pedagogical Coordinator. Continuing
Training. Professional development |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|