UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Silvia Cristina Barbosa da Silva
Titulo Desterritorializando a BNCC: Experiência e acontecimento na perspectiva da filosofia da diferença
Orientador(a) Profa. Dra. Paula Ramos de Oliveira
Data 23/11/2021
Resumo A presente pesquisa utiliza os pressupostos da filosofia da diferença no processo de análise dos
enunciados das competências gerais da Educação Básica, estruturada pela Base Nacional
Comum Curricular (BNCC). Para tanto, utilizaremos os princípios foucaultianos e deleuzianos
e demais autores que compartilham desta perspectiva. Como método de análise dessas
competências, partiremos do termo teorizações proposto por Veiga-Neto. Destarte, tem-se o
objetivo de analisar o contexto em que a referida base se insere, representado por uma educação
maior, que caracteriza o aspecto normativo da educação, assim como a conjuntura do
neoliberalismo na qual emergem os sujeitos escolares. Tais ações atuam em uma biopolítica,
bem como uma governamentalidade na subjetividade destes sujeitos. Por outro lado, a educação
menor inerente à educação maior efetua uma desterritorialização ao compreender o
acontecimento como ruptura. Neste campo de possibilidades, constatamos que as experiências
tendem a constituir-se no âmbito de uma dobra no processo de subjetivação dos sujeitos
escolares.
Palavras-chave: BNCC. Biopolítica. Governamentalidade. Subjetividade. Dobra.

Abstract: This research uses the assumptions of the philosophy of difference in the process of analyzing
the general competences of Basic Education, structured by the Common National Curriculum
Base (BNCC). For that, we will use the Foucaultian and Deleuzian principles and other authors
who share this perspective. As a method of analysis of these competences, we, will use the term
theorizations proposed by Veiga-Neto. Thus, the objective is to analyze the contexto in which
the mentionated base is inserted, represented by a higher education, which caracterizes the
normative aspecto of education, as well as the context of neoliberalism in which school subjects
emerge. Such actions act in a biopolitics, as well as a governamentality in the subjectivity of
these subjects. On the other hand, lower education inherent to higher education effects a
deterritorialization by understanding the event as a rupture. In this field of possibilities, we find
that the experiences tend to constitute themselves within the scope of a fold in the subjectivation
process of school subjects.

KEYWORDS: BNCC. Biopolitics. Governmentality. Subjectivity. Fold.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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