UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marilia Frassetto de Araujo Gomes
Titulo Relações de gênero e educação infantil: transgressões, desconstruções e construções
Orientador(a) Profa. Dra. Celia Regina Rossi
Data 02/12/2021
Resumo Esta pesquisa objetivou entender como se constroem as culturas infantis no
campo das relações de gênero, com crianças entre 4 e 5 anos de idade em uma
escola municipal de Educação Infantil do município de Piracicaba-SP, Brasil, em
contribuição aos estudos sobre pedagogias não sexistas. Para tanto, realizouse uma investigação qualitativa com inspiração etnográfica a fim de identificar,
nos discursos das crianças, como se dão as construções, se ocorrem
desconstruções e transgressões das relações de gênero e como isso interfere
na produção das culturas infantis. Os dados produzidos foram analisados e
discutidos à luz do referencial teórico utilizado. Através da observação
participante e de registros realizados em caderno de campo percebeu-se que os
processos de construção de gênero marcam um lugar próprio na infância,
momento em que se dá a reprodução de estereótipos. Infere-se, portanto, que
os discursos presentes nas brincadeiras e na produção das culturas infantis
marcam as transgressões e submissões que, por sua vez, permeiam as relações
sociais e influenciam a construção da própria identidade.
Palavras-chave: Relações de gênero; Culturas infantis; Educação Infantil;
Crianças; Brincadeiras.

Abstract: This research aimed to understand the aspects of the process of construction of
gender relations elaborated by children between 4 and 5 years old in a municipal
school for kindergarten in the city of Piracicaba-SP, Brazil, as a contribution to
studies on non-sexist pedagogies. Therefore, a qualitative investigation with
ethnographic inspiration carried out in order to identify, in the children's speeches,
their constructions of gender relations. The data produced analyzed and
discussed in light of the theoretical framework used. Through participant
observation and records made in a field notebook, it was notice that the
processes of gender construction mark their own place in childhood, a time when
stereotypes reproduced. It is inferred, therefore, that the discourses present in
games and in the production of children's cultures mark transgressions and
submissions, in turn, permeate social relations and influence the construction of
their own identity.
Keywords: Gender relations; children's cultures; kindergarten; small children;
just kidding.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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