|
|
Aluno(a) |
Jessica Fernanda Lopes |
Titulo |
O MODELO DE ENSINO COLABORATIVO À LUZ DA PERSPECTIVA DOS GESTORES: UM ESTUDO DE CASO |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Relma Urel Carbone Carneiro |
Data |
17/11/2021 |
Resumo |
O Ensino Colaborativo vem sendo indicado como um dos mais promissores modelos de
ensino, no que se refere à constituição enquanto prática, da educação inclusiva.
Delineou-se enquanto tese deste estudo, que o Ensino Colaborativo, favorece o processo
de inclusão escolar, de acordo com a visão dos gestores escolares. Respondeu-se a
questão de pesquisa: De que forma a atuação colaborativa entre o professor da sala
comum e o professor da Educação Especial, está organizada em uma rede de ensino, na
perspectiva dos gestores escolares?. Enquanto objetivo geral têm-se: analisar a
experiência de Ensino Colaborativo desenvolvido entre professor da sala comum e
professor especialista em uma rede municipal de ensino, na visão da gestão escolar.
Delineou-se os objetivos específicos: analisar os documentos oficiais do município que
caracterizam o modelo de serviço da Educação Especial adotado; descrever a estrutura e
o funcionamento do serviço da Educação Especial oferecido na rede municipal de
educação; descrever e analisar o processo de colaboração entre os professores da sala
comum e o professor especialista a partir da visão dos gestores. A pesquisa é do tipo
estudo de caso, com abordagem qualitativa. Enquanto, instrumento de coleta de dados
utilizou-se a entrevista, com roteiro semiestruturado, aplicada a supervisão, direção,
coordenação e professores consultores/itinerantes, totalizando 11 participantes, de cinco
das oito escolas do Ensino Fundamental (ciclo I) do município em que a pesquisa foi
realizada, a fim de levantar informações sobre o formato de Ensino Colaborativo. Os
dados foram categorizados e submetidos a análise de conteúdo. Enquanto categorias
delineou-se: 1. Atuação do município e escolas na perspectiva inclusiva; 2. Modelo de
atendimento ao público-alvo da Educação Especial no município, em formato de Ensino
Colaborativo; 3. Atribuições e Atuações dos gestores; 4. Atribuições e
responsabilidades dos professores com o público-alvo da Educação Especial na visão
dos gestores; 5. Demandas atuais da Educação Especial e concepção sobre o Ensino
Colaborativo. Os resultados evidenciam que há um caminho longo a se percorrer, no
que se refere a promoção de uma gestão democrática que prioriza ações inclusivas e o
Ensino Colaborativo. Verificou-se que apenas a presença do professor da Educação
Especial na sala de aula comum, não significa ensinar em colaboração, visto que esse
processo é complexo e demanda um conjunto de prática e princípios, que não foram
identificados em todas as escolas. Esse estudo demonstrou que quem detém o
protagonismo no processo de ensino é o professor da sala de aula comum, enquanto o
professor especialista é percebido como um auxiliar. Conclui-se que por intermédio dos
pressupostos colaborativos, foi possível confirmar a tese de que o Ensino Colaborativo,
quando acontece, favorece o processo de inclusão escolar, de acordo com a visão dos
gestores escolares, visto que esse modelo potencializa as práticas pedagógicas,
possibilitando maior aprendizagem e participação de todos os alunos. A experiência do
município em questão é importante, pois representa um avanço no que se refere aos
modelos de ensino tradicionais, bem como ao oferecimento do AEE aos alunos público alvo da Educação Especial na sala comum. No entanto, os dados mostram a necessidade
da proposta de colaboração avançar, para além da presença física dos dois professores
na sala de aula. Evidencia falas contraditórias dos gestores acerca do Ensino
Colaborativo, o que sugere pouco conhecimento sobre esse modelo. Espera-se que esta
pesquisa, possa contribuir para reflexões acerca do Ensino Colaborativo, enquanto apoio
a educação inclusiva, bem como a importância da gestão escolar para esse processo.
Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Atuação Colaborativa. Ensino
Colaborativo. Gestão Escolar.
Abstract: Collaborative Teaching has been pointed out as one of the most promising models of
teaching when it comes to constitute teaching practices in inclusive education. This
study was established based on the assumption that Collaborative Teaching favors the
inclusive teaching process according to the school management perspective. We have
also sought to answer the following research question: How does Collaborative
Teaching take place between the regular teachers (general education teachers) and the
ones within Special Education, organized in a teaching network, according to the school
management perspective?. Our general objective was to analyze Collaborative Teaching
practices developed between the general education teacher and the specialist teacher on
a municipal educational system, focusing on the school management perspective. Our
specific objectives were: to analyze the city official documents that characterize the
adopted Special Education model; to describe the structure and functioning process of
Special Education offered in the municipal education system; to describe and analyze
the collaborative process between regular and specialists teachers from the school
management perspective. As our research method, we have applied a qualitative
approach, using a case study as our methodological procedure. As our data-collecting
instrument, we have used an interview, with a semi-structured script, conducted with the
school supervisor, the manager, the coordinator, and the itinerant/consultant teachers,
totalizing eleven participants, from five of the eigth schools offering Basic Education
(Elementary School) from the city in which the research was conducted, in order to
collect information about the developed Collaborative Teaching process. The data were
collected, and their content was analyzed. We have created five analysis categories: 1.
Municipal system and schools’ roles within the inclusive perspective; 2. Models of
assisting the Special Education target-public in the city, within a Collaborative
Teaching format; 3. Responsibilities and roles of school management; 4.
Responsibilities and roles of the teachers within the target-public of Special Education
according to the school management perspective; 5. Current demands of Special
Education and conceptions about Collaborative Teaching. Results show that there is still
much progress to be achieved towards a democratic school management that favors
Collaborative Teaching and inclusive actions. It was verified that only the presence of
the Special Education teacher in a regular classroom does not entail collaborative
teaching, since this process is complex and demands a set of practices and principles,
that were not identified in every school we have analyzed in this research. This study
has demonstrated that the figure possessing the leadership in the teaching process is the
general education teacher (the regular teacher), whereas the specialist teacher is
perceived as an auxiliary one. It is concluded that through collaborative approaches, it is
possible to confirm the assumption that Collaborative Teaching, when put into practice,
favors the inclusion process in the school – according to the school management
perspective, since this model potentializes pedagogical practices, allowing all students
to learn more and participate more. The background of the city in which our research
was conducted is important, because it represents a progress considering traditional
models of teaching, as well as to providing Specialized Educational Service to students
inserted on Special Education in a general education classroom. However, our data
show a need to advance on the collaborative proposal beyond the presence of two
teachers in the classroom. Our data also shows contradictory discourses from the school
management perspective regarding the process of Collaborative Teaching, showing little
understanding of this model. With this research, we intend to contribute i) with the
reflections about Collaborative Teaching as a support to inclusive education, and ii) to
the importance of the school management for this process.
Keywords: Special Education. Inclusive Education. Collaborative Acting.
Collaborative Teaching. School Management. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|