| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Jessica Fernanda Lopes | 
		 
		
			| Titulo | 
			O MODELO DE ENSINO COLABORATIVO À LUZ DA PERSPECTIVA DOS GESTORES: UM ESTUDO DE CASO | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. Relma Urel Carbone Carneiro | 
		 
		
			| Data | 
			17/11/2021 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		O Ensino Colaborativo vem sendo indicado como um dos mais promissores modelos de 
ensino, no que se refere à constituição enquanto prática, da educação inclusiva. 
Delineou-se enquanto tese deste estudo, que o Ensino Colaborativo, favorece o processo 
de inclusão escolar, de acordo com a visão dos gestores escolares. Respondeu-se a 
questão de pesquisa: De que forma a atuação colaborativa entre o professor da sala 
comum e o professor da Educação Especial, está organizada em uma rede de ensino, na 
perspectiva dos gestores escolares?. Enquanto objetivo geral têm-se: analisar a 
experiência de Ensino Colaborativo desenvolvido entre professor da sala comum e 
professor especialista em uma rede municipal de ensino, na visão da gestão escolar. 
Delineou-se os objetivos específicos: analisar os documentos oficiais do município que 
caracterizam o modelo de serviço da Educação Especial adotado; descrever a estrutura e 
o funcionamento do serviço da Educação Especial oferecido na rede municipal de 
educação; descrever e analisar o processo de colaboração entre os professores da sala 
comum e o professor especialista a partir da visão dos gestores. A pesquisa é do tipo 
estudo de caso, com abordagem qualitativa. Enquanto, instrumento de coleta de dados 
utilizou-se a entrevista, com roteiro semiestruturado, aplicada a supervisão, direção, 
coordenação e professores consultores/itinerantes, totalizando 11 participantes, de cinco 
das oito escolas do Ensino Fundamental (ciclo I) do município em que a pesquisa foi 
realizada, a fim de levantar informações sobre o formato de Ensino Colaborativo. Os 
dados foram categorizados e submetidos a análise de conteúdo. Enquanto categorias 
delineou-se: 1. Atuação do município e escolas na perspectiva inclusiva; 2. Modelo de 
atendimento ao público-alvo da Educação Especial no município, em formato de Ensino 
Colaborativo; 3. Atribuições e Atuações dos gestores; 4. Atribuições e 
responsabilidades dos professores com o público-alvo da Educação Especial na visão 
dos gestores; 5. Demandas atuais da Educação Especial e concepção sobre o Ensino 
Colaborativo. Os resultados evidenciam que há um caminho longo a se percorrer, no 
que se refere a promoção de uma gestão democrática que prioriza ações inclusivas e o 
Ensino Colaborativo. Verificou-se que apenas a presença do professor da Educação 
Especial na sala de aula comum, não significa ensinar em colaboração, visto que esse 
processo é complexo e demanda um conjunto de prática e princípios, que não foram 
identificados em todas as escolas. Esse estudo demonstrou que quem detém o 
protagonismo no processo de ensino é o professor da sala de aula comum, enquanto o 
professor especialista é percebido como um auxiliar. Conclui-se que por intermédio dos 
pressupostos colaborativos, foi possível confirmar a tese de que o Ensino Colaborativo, 
quando acontece, favorece o processo de inclusão escolar, de acordo com a visão dos 
gestores escolares, visto que esse modelo potencializa as práticas pedagógicas, 
possibilitando maior aprendizagem e participação de todos os alunos. A experiência do 
município em questão é importante, pois representa um avanço no que se refere aos 
modelos de ensino tradicionais, bem como ao oferecimento do AEE aos alunos público alvo da Educação Especial na sala comum. No entanto, os dados mostram a necessidade 
da proposta de colaboração avançar, para além da presença física dos dois professores 
na sala de aula. Evidencia falas contraditórias dos gestores acerca do Ensino 
Colaborativo, o que sugere pouco conhecimento sobre esse modelo. Espera-se que esta 
pesquisa, possa contribuir para reflexões acerca do Ensino Colaborativo, enquanto apoio 
a educação inclusiva, bem como a importância da gestão escolar para esse processo. 
Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Atuação Colaborativa. Ensino 
Colaborativo. Gestão Escolar. 
 
Abstract: Collaborative Teaching has been pointed out as one of the most promising models of 
teaching when it comes to constitute teaching practices in inclusive education. This 
study was established based on the assumption that Collaborative Teaching favors the 
inclusive teaching process according to the school management perspective. We have 
also sought to answer the following research question: How does Collaborative 
Teaching take place between the regular teachers (general education teachers) and the 
ones within Special Education, organized in a teaching network, according to the school 
management perspective?. Our general objective was to analyze Collaborative Teaching 
practices developed between the general education teacher and the specialist teacher on 
a municipal educational system, focusing on the school management perspective. Our 
specific objectives were: to analyze the city official documents that characterize the 
adopted Special Education model; to describe the structure and functioning process of 
Special Education offered in the municipal education system; to describe and analyze 
the collaborative process between regular and specialists teachers from the school 
management perspective. As our research method, we have applied a qualitative 
approach, using a case study as our methodological procedure. As our data-collecting 
instrument, we have used an interview, with a semi-structured script, conducted with the 
school supervisor, the manager, the coordinator, and the itinerant/consultant teachers, 
totalizing eleven participants, from five of the eigth schools offering Basic Education 
(Elementary School) from the city in which the research was conducted, in order to 
collect information about the developed Collaborative Teaching process. The data were 
collected, and their content was analyzed. We have created five analysis categories: 1. 
Municipal system and schools’ roles within the inclusive perspective; 2. Models of 
assisting the Special Education target-public in the city, within a Collaborative 
Teaching format; 3. Responsibilities and roles of school management; 4. 
Responsibilities and roles of the teachers within the target-public of Special Education 
according to the school management perspective; 5. Current demands of Special 
Education and conceptions about Collaborative Teaching. Results show that there is still 
much progress to be achieved towards a democratic school management that favors 
Collaborative Teaching and inclusive actions. It was verified that only the presence of 
the Special Education teacher in a regular classroom does not entail collaborative 
teaching, since this process is complex and demands a set of practices and principles, 
that were not identified in every school we have analyzed in this research. This study 
has demonstrated that the figure possessing the leadership in the teaching process is the 
general education teacher (the regular teacher), whereas the specialist teacher is 
perceived as an auxiliary one. It is concluded that through collaborative approaches, it is 
possible to confirm the assumption that Collaborative Teaching, when put into practice, 
favors the inclusion process in the school – according to the school management 
perspective, since this model potentializes pedagogical practices, allowing all students 
to learn more and participate more. The background of the city in which our research 
was conducted is important, because it represents a progress considering traditional 
models of teaching, as well as to providing Specialized Educational Service to students 
inserted on Special Education in a general education classroom. However, our data 
show a need to advance on the collaborative proposal beyond the presence of two 
teachers in the classroom. Our data also shows contradictory discourses from the school 
management perspective regarding the process of Collaborative Teaching, showing little 
understanding of this model. With this research, we intend to contribute i) with the 
reflections about Collaborative Teaching as a support to inclusive education, and ii) to 
the importance of the school management for this process. 
Keywords: Special Education. Inclusive Education. Collaborative Acting. 
Collaborative Teaching. School Management. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |