UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Vanda Correa Goulart Araújo
Titulo POLÍTICAS PÚBLICAS EM AVALIAÇÃO: a implementação do Sistema de Avaliação da Educação de Goiás (SAEGO), no período de 2012 a 2018
Orientador(a) Prof. Dr. Sebastião de Souza Lemes
Data 03/09/2021
Resumo Resumo: Esta Dissertação tem como objeto de estudo as avaliações externas realizadas pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Esta Secretaria institui a Reforma Educacional no período de 2011 a 2012 por meio do “Pacto pela Educação: Um futuro melhor exige mudanças”. As diretrizes desta reforma foram formuladas em 5 Pilares e 25 Metas. Em uma das metas instituiu o sistema próprio de avaliação externa: Sistema de Avaliação do Estado de Goiás – SAEGO. Esta pesquisa foi iniciada a partir de questionamentos sobre os avanços da avaliação educacional da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás a partir das avaliações do SAEGO. A questão principal a ser respondida pela pesquisa: Quais as implicações das avaliações externas realizada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás nos índices de permanência e progressão dos estudantes da rede estadual de educação? Para responder essa questão, traça-se o objetivo principal do trabalho: Compreender as políticas públicas de avaliação por meio da análise dos instrumentos e indicadores de permanência e progressão dos estudantes da educação básica em Goiás, a partir da implantação do Sistema de Avaliação da Educação do Estado de Goiás - SAEGO, no período de 2012 a 2018. Os Objetivos Específicos são: Apresentar um breve histórico do surgimento das políticas públicas de avaliação educacional no Brasil; Compreender as avaliações externas que são realizadas pela Secretaria Estadual de Educação em Goiás; Discutir os índices de participação e desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação do Estado de Goiás - SAEGO; Discutir e comparar os indicadores de permanência e aprovação dos alunos da Rede Estadual de Educação, a partir da implantação do SAEGO em 2012. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se por meio de um levantamento bibliográfico sobre os temas avaliação educacional. Para desvelar o objeto de estudo desta pesquisa, opta-se pela pesquisa qualitativa com dados quantitativos sobre o desempenho dos estudantes na avaliação do SAEGO. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Destaca-se que, especialmente a partir dos anos de1985 a 1990, a avaliação escolar passou a ter uma configuração diferente do que já havia sido apresentado por autores em estudos anteriores, que é a possibilidade de avaliar as escolas de acordo com parâmetros estabelecidos por instituições e órgãos externos à escola. A partir dos anos de 1990, a avaliação tornou-se a centralidade nas políticas educacionais brasileiras. As avaliações em larga escala, no Brasil, são utilizadas para regulação e controle do processo de ensino-aprendizagem. As características das avaliações em larga escala, no geral, apresentam-se como mensuradoras ou reguladoras, pois, regularmente, aponta em seus objetivos a conjuntura do cenário atual dos sistemas de ensino, tendo como referência princípios avaliados como satisfatórios nos exames nacionais e internacionais de proficiência.
Palavras – chave: Políticas Públicas. Avaliação Educacional. Indicadores. Qualidade da Educação Básica.

Abstract: This dissertation has as object of study the external evaluations conducted by the Educational Secretary of the state of Goiás. This Secretary founded the Educational Reform in the period from 2011 to 2014 through the “Pact for Education: A better future requires changes”. The guidelines of this reform were formulated in five pillars and twenty-five goals. In one of the goals it established its own system of external evaluation: Evaluation System of the State of Goiás – SAEGO. This research was started from questions about the advances of the educational evaluation of the State Education Network of the State of Goiás from SAEGO evaluations. The main question to be answered by the research: What are the implications of the external evaluations conducted by the Educational Secretary of the State of Goiás in the permanence and progression indexes of the students from state education network? To answer this question, the main objective of the work is outlined: To understand the public policies of evaluation through the analysis of instruments and indicators of permanence and progression of the students from basic education in Goiás, from the implantation of the Evaluation System of the State of Goiás – SAEGO in the period of 2012 to 2018. The specific objectives are in presenting a brief history from the emergence of the public policies of educational evaluation in Brasil; To understand the external evaluations that are performed by the Educational Secretary of the state of Goiás; To discuss the participation and performance rates of the students in the Educational Evaluation System of the State of Goiás- SAEGO; To discuss and to compare the indicators of permanence and approval of the students from the State Education Network from the implementation of SAEGO in 2012. The development of the research was carried out through a bibliographic survey about the theme educational evaluation. To elucidate the study object of this research, the option is the qualitative research with quantitative data about the performance of the students in the evaluation of SAEGO. For the treatment of the data it was used the analysis of the content. It stands out that, especially from 1985 to 1990, the school evaluation turned into a different configuration from what had already been presented by authors in previous studies that is the possibility to evaluate the schools according to parameters established by institutions and organs external to the school. From the 90´s, the evaluation became the central part of the Brazilian educational policies. The evaluations in large scale, in Brazil, are used for the regulation and control of the teaching learning process. The characteristics of the evaluations in large scale, in general, present themselves as measuring and regulating, because, regularly, they point in their objectives the conjuncture of the current scenario of the teaching systems, having as reference principles evaluated as satisfactory in the national and international exams of proficiency.
Keywords: Public Policies. Educational Evaluation. Indicators. Basic Education Quality
Tipo Defesa-Mestrado
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