UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Evelyn Andrade de Moraes
Titulo Sobre o raro encontro da filosofia para/com crianças nos cursos de pedagogia
Orientador(a) Profa. Dra. Paula Ramos de Oliveira
Data 31/08/2021
Resumo A presente dissertação, intitulada “Sobre o raro encontro da filosofia para/com
crianças nos cursos de pedagogia”, discute e ressalta a importância da filosofia para/
com crianças na formação do(a) futuro(a) educador, tanto para o trabalho com as
crianças quanto para sua formação pessoal. Para tal discussão, nos concentramos
aos cursos de pedagogia de instituições públicas brasileiras. Dado o referido recorte,
apresenta-se uma análise das ementas disponíveis da disciplina de filosofia
para/com crianças de instituições públicas que a possuem em sua grade curricular,
abarcando assim, as referências bibliográficas disponíveis sobre o tema para a
argumentação da escrita aqui presente. A partir disso, conclui-se que a filosofia
para/com crianças ainda é pouco institucionalizada dentro das universidades,
entretanto, onde há essa institucionalização ela é reconhecida e, também através de
programas e grupos de estudos, se torna notória no meio da educação.
Palavras-chave: Educação; crianças e filosofia; professores formação.

Abstract: This dissertation, entitled "On the rare encounter of philosophy for/with children in
pedagogy courses", discusses the importance of philosophy for/with children in the
formation of the future educator, for working with children and their personal
formation. We focus this dissertation on pedagogy courses from Brazilian public
institutions. Given the above, an analysis of the available subjects of philosophy
disciplines for/with children from public institutions with it in their curriculum, thus
encompassing the bibliographical references available for the argumentation
presented here. From this, it can be concluded that the philosophy for/with children is
still institutionalized within universities, however, where there is this
institutionalization, it is recognized not only by university, but also through programs
and study groups in a way that it becomes notorious in education.
Keywords: Education, children and philosophy, teacher formation.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara