UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Gisele Caroline Nascimento dos Santos
Titulo Contribuições e limites da avaliação institucional interna para a gestão escolar: instrumentos e relatórios em discussão
Orientador(a) Prof. Dr. Sebastião de Souza Lemes
Data 20/08/2021
Resumo A avaliação interna - ou autoavaliação institucional - se insere no contexto das
políticas públicas de avaliação educacional da educação superior e tem por finalidade
acompanhar o desenvolvimento das ações para identificar o nível de eficiência e
eficácia para o alcance das metas institucionais. Essa modalidade de avaliação
interna fornece indicadores que subsidiam a regulação das ações institucionais e
possibilitam discussões e análises para repensar as atividades desenvolvidas, o
planejamento estratégico e, se necessário, a elaboração e a efetivação de novas
ações e políticas internas quando da tomada de decisões. Com base nesse
pressuposto, no presente estudo, foram analisadas as contribuições da avaliação
interna para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
(IFRO), com o objetivo de identificar suas influências nas tomadas de decisões da
gestão escolar. Para tanto, foram considerados os seguintes documentos
institucionais: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018 e 2018-2022
e Relatórios de Avaliação Interna (RAI) 2015, 2016 e 2017. Trata-se de pesquisa
qualitativa, do tipo analítica, desenvolvida em três etapas: (i) levantamento, leitura,
análise e seleção de produções relacionadas à temática, por meio dos descritores
“avaliação institucional”, “políticas públicas” e “gestão escolar”, além de levantamento
dos documentos legais e orientadores da avaliação institucional em âmbito nacional;
(ii) levantamento de documentos institucionais relativos à avaliação interna do IFRO
(questionários de avaliação, relatórios, regulamentações, PDI e Projeto Pedagógico
Institucional (PPI)); (iii) análise do material levantado. Para tratar dos documentos
oficiais, utilizou-se a análise documental (CELLARD, 2008) e, para os RAI,
acrescentou-se a técnica de categorização, segundo a análise de conteúdo (BARDIN,
2016). Conclui-se que a avaliação interna do IFRO tem se consolidado como
importante ferramenta para as ações institucionais e a gestão tem utilizado os
resultados como diagnóstico e indicadores para as tomadas de decisões. Alguns
pontos precisam de aperfeiçoamento: capacitação dos membros da Comissão Própria
de Avaliação (CPA), elaboração dos instrumentos de avaliação, estruturação e análise
dos dados nos relatórios de avaliação, sensibilização da comunidade e formas de
divulgação dos resultados da avaliação. A avaliação interna tem superado o aspecto
burocrático e legalista, estando no caminho para a construção coletiva de uma cultura
de avaliação formativa e emancipatória.
Palavras-chave: avaliação institucional interna; educação superior; gestão escolar.

Abstract: The internal evaluation - or institutional self-evaluation - is inserted in the context
of higher education public policies evaluation, in order to monitor the development of
actions to identify the level of efficiency and effectiveness for achieving institutional
goals. This type of evaluation provides indicators that support the regulation of
institutional actions and enable discussions and analysis to rethink the developed
activities, strategic planning and, if necessary, the preparation and implementation of
new actions and internal policies when making decisions. Based on this assumption,
in this study, the contributions of the internal evaluation to the Federal Institute of
Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO) were analyzed aiming to
identify its influence on decision-making in school management. To this end, the
following institutional documents were considered: Institutional Development Plan
(PDI) 2014-2018 and 2018-2022 and Internal Evaluation Reports (RAI) 2015, 2016
and 2017. This is a qualitative analytical research developed in three stages: (i) survey,
reading, analysis and selection of productions related to the theme, through the
descriptors "institutional evaluation", "public policies" and "school management", in
addition to a survey of legal documents and guidelines for institutional evaluation at
the national level; (ii) survey of institutional documents related to the internal evaluation
of IFRO (evaluation questionnaires, reports, regulations, PDI and Institutional
Pedagogical Project (PPI)); (iii) analysis of the collected material. To deal with official
documents, it was used the documentary analysis (CELLARD, 2008) and, for RAI, the
categorization technique was added, according to content analysis (BARDIN, 2016). It
was concluded that the IFRO´s internal evaluation has been consolidated as an
important tool for institutional actions and the management has used the results as
diagnosis and indicators for decision-making. Some points need improvement: training
of members of the Evaluation Committee (CPA), evaluation instruments elaboration,
structuring and analysis of data in evaluation reports, community awareness and ways
of disseminating evaluation results. Internal evaluation has overcome the bureaucratic
and legalistic aspect, being on the way to the collective construction of a formative and
emancipatory evaluation culture.
Keywords: internal institutional evaluation; tertiary education; school management.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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