UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Aline Maria Demambro
Titulo O desenvolvimento da linguagem oral em crianças menores de 3 anos: uma análise à luz da psicologia histórico-cultural das diretrizes e objetivos do manual de procedimentos
Orientador(a) Profa. Dra. Eliza Maria Barbosa
Data 29/07/2021
Resumo Esta pesquisa tem como objeto o desenvolvimento da linguagem oral em crianças de 2 a 3 anos
que são cuidadas e educadas nos Centros de Educação e Recreação do município de AraraquaraSP e tem como objetivo principal analisar no Manual de Procedimentos, documento orientador
das práticas educativas ali praticadas, as diretrizes e orientações que se apresentam para o
trabalho educativo, em particular as que se voltam para o domínio e ampliação do idioma pelas
crianças, favorecendo não somente o seu processo de comunicação, mas também o controle
voluntário das demais funções constituintes de nosso psiquismo. Esse objeto surge a partir das
observações e reflexões que foram se impondo no cotidiano de nossa prática como professora
da rede municipal de Araraquara, em turmas de crianças de 2 a 3 anos. A evidência empírica da
qual partimos para formular nosso objeto é a dificuldade apresentada por elas em expressar-se
oralmente, indicando-nos restrições em seu desenvolvimento. Como objetivos específicos,
exibimos e analisamos integralmente a estrutura, a organização e o conteúdo do Manual,
apontando seus limites e avanços como documento regulador das práticas e indicamos a
implementação de políticas que garantam a presença dos profissionais pedagogos nas turmas
de creche e adequações teórico-práticas que poderão oferecer às crianças o amplo domínio de
palavras, expressões e gestos. A dissertação divide-se em quatro partes: inicialmente, expomos
nossa trajetória de formação inicial e profissionalização como professora de Educação Infantil
da rede municipal de Araraquara, caminhos estes que deram origem ao objeto dessa dissertação.
O caráter documental dessa pesquisa explicita-se no primeiro capítulo, quando nos dedicamos
à apresentação e análise da estrutura, organização e conteúdo do Manual de Procedimentos e,
mais especificamente, dos conteúdos do Manual que se referem à linguagem oral. No segundo
capítulo, discutimos à luz da Psicologia Histórico-Cultural sobre o desenvolvimento da
linguagem oral na primeira infância, revelando a extensão e profundidade de conhecimentos
acumulados sobre esse desenvolvimento, podendo ser tomados como fundamentos teóricopráticos para o trabalho educativo com as crianças menores de 3 anos. Ainda nesse capítulo
indicamos proposições para o trabalho educativo e a implementação de políticas e ações que
avancem para a consolidação de práticas intencionais, comprometidas com as máximas
possibilidades de desenvolvimento das crianças. Por fim, tecemos as considerações finais com
uma síntese de nossas reflexões que doravante orientarão nossa atividade docente e trajetória
acadêmica.
Palavras-chave: Linguagem Oral; Creche; Psicologia Histórico-Cultural; Manual de
Procedimentos.

Abstract: This research studies the development of oral language in 2-to-3-year-old children who are
cared and educated in Centers of Education and Recreation in Araraquara-SP. Its main objective
is to analyze the Manual of Procedures, a guiding document for educational practices in this
city, focusing on the guidelines on the mastery and expansion of language by children. Such
mastery and expansion of language favors not only their communication process, but also the
voluntary control of other constituent functions of our psyche. This object emerges from
observations and reflections that came up in our daily practice as a teacher in the municipal
system of Araraquara, in groups of 2-to-3-year-old children. The empirical evidence from which
we departed to formulate our object is the difficulty they had in expressing themselves orally,
indicating restrictions in their development. As specific objectives, we approach and fully
analyze the structure, organization and content of the Manual, pointing out its limits and
advances as a regulatory document of practices. We also indicate the implementation of policies
that ensure the presence of professional pedagogues in day care classes, as well as theoreticalpractical adjustments that offer children a broad range of words, expressions and gestures. The
master’s thesis is divided into four parts: initially, we present our academic background and
professional career as an Early Childhood Education teacher in the municipal system of
Araraquara, both of which gave rise to the thesis’ object. The documental character of this
research is explained in the first chapter, in which we exhibit and analyze the structure,
organization and content of the Manual of Procedures, specifically its contents referring to oral
language. In the second chapter we discuss the development of oral language in early childhood
from the perspective of the Historical-Cultural Psychology. In this chapter we reveal the extension
and depth of knowledge on such development, knowledge that can be taken as theoreticalpractical fundament for the educational work with children under the age of 3. Besides, we
suggest proposals for the educational work and the implementation of policies and actions that
advance towards the consolidation of intentional practices, granting the maximum possibilities
of development to children. Finally, we present the conclusion with a synthesis of our
reflections that from now on will guide our teaching activity and academic career.
Keywords: Oral Language; Day Care; Historical-Cultural Psychology; Manual of Procedures.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara