UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Simone Cristiane Bocchi
Titulo O desenho como precursor da escrita pré-escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
Orientador(a) Profa. Dra. Eliza Maria Barbosa
Data 28/07/2021
Resumo Esta pesquisa tem como objeto de estudo o desenho na pré-escola, compreendo- o como
atividade produtiva e acessória da idade pré-escolar, entendendo-o como precursor da escrita,
a forma mais aperfeiçoada do sistema de representações, cuja apropriação pelas crianças está
condicionada sobremaneira à criação de elementos de diferenciação pelo desenho. O objetivo
do trabalho foi produzir diretrizes e princípios teórico-práticos das contribuições da Psicologia
Histórico-Cultural que nos permitisse compreender o desenvolvimento do desenho e sua
relação com a gênese da escrita, partindo do pressuposto de que o aperfeiçoamento dessas duas
formas de representação (desenho e escrita) não é espontâneo ou natural. Este objeto surge de
minhas observações e reflexões sobre as tarefas escolares de desenho desenvolvidas nas turmas
pré-escolares da rede municipal de Araraquara, onde atuo como professora. A questão que
sustentou esta pesquisa era de que os professores pré-escolares, desconhecendo a tarefa de
desenho como linguagem e sua importância no desenvolvimento intelectual e da personalidade,
geralmente tratam os desenhos como tarefas escolares não promotoras de aprendizagem,
resultando em desenhos infantis estereotipados com pouca ou nenhuma inserção no
desenvolvimento da imaginação e da atividade criativa e no processo de apropriação da escrita
pelas crianças. Apresentamos diretrizes e proposições teórico-práticas válidas para o
desenvolvimento do desenho como atividade produtiva na idade pré-escolar, indicando quais
conteúdos e formas utilizadas como diretrizes para o desenho das crianças podem consolidar a
função precursora da escrita, favorecendo o aperfeiçoamento da capacidade de representação
simbólica. Nas seções seguintes discutiremos à luz dos postulados do Materialismo Histórico e
da Psicologia Histórico-Cultural os conceitos de atividades principal, acessória e produtiva do
desenvolvimento, articulando-os ao objeto desta dissertação. Apresentamos contribuições para
compreendermos o desenvolvimento do desenho, proporcionado pela inserção do mesmo como
tarefa escolar consciente e planejada. Em seguida, abordamos a pré-história da escrita infantil
e sua evolução até a escrita convencional, demonstrando como o desenho cria bases para o
surgimento dos traços diferenciados percursores da escrita. Finalizando, a pesquisa apresenta
proposições para o trabalho educativo, buscando refletir em quais circunstâncias educativas
intencionais os desenhos podem materializar aspectos que indicam a transição da simbologia
própria do desenho para a simbologia da escrita.
Palavras-chave: Desenho; Escrita; Pré-escola; Psicologia Histórico-Cultural.

Abstract: This research studies drawing in preschool, understanding it as a productive and ancillary
activity of preschool age. We take drawing as a precursor of writing and the latter one as the
most polished form of the system of representations, whose appropriation by children is highly
conditioned to the creation of elements of differentiation through drawing. The thesis’ objective
was to produce guidelines and theoretical-practical principles of the contributions of HistoricalCultural Psychology that would allow us to understand the development of drawing and its
relationship with the genesis of writing. We departed from the assumption that the improvement
of these two forms of representation (drawing and writing) is not spontaneous or natural. The
object of this thesis proceeds from my observations and reflections on school drawing tasks
developed in preschool classes of the municipal system of Araraquara, where I work as a
teacher. The issue that supported this research was that preschool teachers, unaware of the
drawing task as language and its importance in intellectual and personality development,
usually face drawings as school tasks that do not promote learning. As a result, the children’s
drawings get stereotyped with little or no involvement either in the development of imagination
and creative activity, or in the process of appropriation of writing by children. We present
guidelines and theoretical-practical proposals that are valid for the development of drawing as
a productive activity in preschool age. We also indicate which contents and forms, used as
guidelines for children’s drawings, can consolidate the precursory function of writing, favoring
the improvement of the capacity of symbolic representation. In the next sections we discuss the
concepts of main, ancillary and productive activities of development from the perspectives of
Historical Materialism and Historical-Cultural Psychology. We depart from such viewpoints to
study the object in question. Then we present contributions for the understanding of the
development of drawing, provided by its insertion as a conscious and planned school task. Next,
we approach the prehistory of children’s writing and its evolution to conventional writing,
demonstrating how drawing creates bases for the emergence of differentiated traits that precede
writing. Finally, the research presents propositions for educational work, pondering in which
intentional and educational circumstances drawings can materialize aspects that indicate the
transition from the symbology of drawing to the symbology of writing.
Keywords: Drawing; Writing; Preschool; Historical-Cultural Psychology.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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