UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Katia Lidiane de Campos
Titulo Caminhos para a docência: trajetória social, habitus e Capital Cultural
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Jose da Silva Fernandes
Data 13/08/2021
Resumo Essa pesquisa tem como objetivo analisar relações entre trajetória social, disposições
culturais e concepções docentes. Partindo de uma investigação da origem familiar e das
condições objetivas e simbólicas presentes na vida dos professores entrevistados, buscase conhecer as relações dessas trajetórias com a escolha pela docência e suas concepções
de educação. O presente estudo contribui para a desmistificação e ruptura do mito da
“escola libertadora” e busca construir caminhos para compreender os processos
analisados em sua complexidade. Para isso, a pesquisa fundamenta-se no conhecimento
praxiológico e em conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu, destacando-se trajetória
social, capital cultural e habitus. A pesquisa empírica, de base qualitativa, utilizou-se da
triangulação como técnica investigativa, com base na mobilização de três instrumentos
de coleta de dados: questionário, mosaico artístico e entrevista semiestruturada. A análise
apresentada aponta alguns resultados principais: As professoras entrevistadas pertencem,
em sua maioria, às classes populares; Todas elas valorizam a docência em seus aspectos
subjetivos, mas as professoras que tiveram trajetórias com capital econômico menos
privilegiado tendem a valorizar mais a profissão também com relação às condições de
vida possibilitadas após a docência; As disposições culturais demonstradas pelas
professoras carregam grande relação com suas trajetórias docentes. Compreender a
materialidade presente nas questões simbólicas, sobretudo, na trajetória de professores,
pode ser essencial para a construção a novos caminhos, que se ocupem de interrogar o
sistema de ensino e os critérios definidores de uma cultura legítima.
Palavras – chave: Docência; Trajetória social; Habitus; Capital Cultural.

Abstract: This research has as objective to analyze relations between social trajectory, cultural
dispositions and teaching conceptions. Starting from an investigation of the family origin
and the objective and symbolic conditions present in the lives of the interviewed teachers,
we seek to know the relationship of these trajectories with the choice of teaching and their
conceptions of education. The present study contributes to the demystification and rupture
of “liberating school” myth and seeks to build ways to understand the processes analyzed
in their complexity. For this, the research is based on praxiological knowledge and
concepts developed by Pierre Bourdieu, highlighting social trajectory, cultural capital and
habitus. The empirical research, with a qualitative basis, used triangulation as an
investigative technique, from the mobilization of three data collection instruments:
questionnaire, artistic mosaic and semi-structured interview. The analysis presented
points out some main results: The interviewed teachers belong, in it’s majority, to the
popular classes; All of them value teaching in its subjective aspects, but teachers who had
trajectories with less privileged economic capital tend to value the profession more in
relation to the living conditions made possible after teaching; The cultural dispositions
demonstrated by the teachers also bear a strong relationship with their teaching
trajectories. Understanding the materiality present in symbolic issues, especially in the
trajectory of teachers, can be essential for the construction of new paths, which are
concerned with questioning the education system and the defining criteria of a legitimate
culture.
Keywords: Teaching; Social trajectory; Habitus; Cultural Capital.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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