UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Fernanda Celli de Oliveira
Titulo SEXUALIDADE, GÊNERO E INFÂNCIA: a relação escola, família e pediatria na educação sexual de crianças da educação infantil
Orientador(a) Profa. Dra. Luci Regina Muzzeti
Data 31/08/2021
Resumo Partindo do pressuposto de que a sexualidade é intrínseca ao ser humano, compreendemos
que a Educação Sexual deve ser parte imprescindível no processo de desenvolvimento
integral de todos(as), desde a mais tenra idade. Os constantes equívocos, preconceitos e tabus
que ainda permeiam a sociedade contemporânea tendem a resultar em consequências
negativas que podem interferir diretamente na formação da criança. Neste sentido, a presente
pesquisa teve como objetivo, analisar o habitus de professores(as), psicóloga escolar, diretora
administrativa, mães e pediatras no que se refere à sexualidade e gênero e as possíveis
interferências e contribuições que a suposta relação entre as instâncias, família, escola e
pediatria pode vir a trazer à Educação Sexual de crianças em fase de Educação Infantil,
assistidas por eles(as), enquanto alunos(as), filhos(as) ou pacientes. A investigação apoiou-se
no referencial teórico desenvolvido por Pierre Bourdieu e sua equipe e, com base nos
conceitos de habitus, capital cultural, capital social, capital econômico, herança cultural e
gênero, foi elaborada uma entrevista semiestruturada, realizada individualmente com os(as)
dezesseis colaboradores(as) e, posteriormente, analisada por meio do método praxiológico,
também desenvolvido pelo sociólogo francês, que nos permitiu compreender na práxis, a
complexidade das relações sociais estabelecidas entre os(as) agentes participantes da
investigação, materializada na estruturação e reestruturação do habitus, no que tange à
Educação Sexual. É importante salientar ainda que a pesquisa foi realizada em uma cidade de
grande porte do interior paulista e contou com a participação de uma Escola Modelo de
Educação Infantil e de uma Unidade Básica de Saúde (UBDS), ambas pertencentes ao mesmo
bairro da camada popular do município. A investigação identificou um cenário desafiador, no
qual o despreparo e desconhecimento mostraram-se como mediadores da Educação Sexual
destinada às crianças atendidas pelos(as) representantes das instâncias que aqui foram
analisadas, evidenciando uma relação de transmissão de responsabilização, proveniente de
todos os âmbitos. O estudo elaborado tem a pretensão de favorecer a promoção de uma
efetiva reflexão e discussão acerca da importância de uma Educação Sexual inserida no
contexto escolar, de maneira adequada e substancial, partindo do pressuposto de que é
essencial compreender e valorizar a sexualidade infantil, visando contribuir de maneira
significativa para o desenvolvimento integral da criança e a proteção da infância.
Palavras–chave: Educação infantil. Educação sexual. Escola. Família. Habitus.

Abstract: Assuming that sexuality is intrinsic to human beings, we understand that Sexual Education
must be an essential part of the process of integral development of all, from the earliest age.
The constant misunderstandings, prejudices and taboos that still permeate a contemporary
society tend to result in negative consequences that can directly interfere with the child's
education. In this sense, this research aimed to analyze the habitus of teachers, school
psychologists, administrative directors, guardians and pediatricians with regard to sexuality
and gender and, as possible interferences and contributions that the supposed relationship
between relationships, family, school and pediatrics can bring the sexual education of children
in the Early Childhood Education phase, assisted by them, as children, students or patients.
The investigation was based on the theoretical framework developed by Pierre Bourdieu and
his team and, based on the concepts of habitus, cultural capital, social capital, economic
capital, cultural liability and gender, a semi-structured interview was carried out individually
with the (how ) sixteen collaborators and, later analyzed through the praxiological method,
also developed by the French sociologist, who understands in praxis, the complexity of social
relations between the agents participating in the investigation, materialized in the structuring
and competence of the habitus with regard to Sex Education. It is also important to emphasize
that, a survey conducted in a large city in the interior of São Paulo and included the
participation of a Model School of Early Childhood Education and a Basic Health Unit
(UBDS), both belonging to the same low-income neighborhood. of the municipality. The
investigation identified a challenging scenario, in which unpreparedness and lack of
knowledge differentiate themselves as mediators of Sexual Education aimed at children
assisted by the representatives of the exhibitions that were analyzed here, evidencing a
relationship of transmission of responsibility, coming from all spheres. The study elaborated
intends to favor the promotion of an effective reflection and discussion on the importance of a
sexual education inserted in the school context, in an adequate and substantial way, based on
the assumption that it is essential to understand and value child sexuality, to divide from
significant way for the integral development of the child and the protection of childhood.
Keywords: Early childhood education. Sex education. School. Family. Habitus.

Resumen: Asumiendo que la sexualidad es intrínseca al ser humano, entendemos que la Educación
Sexual debe ser parte esencial del proceso de desarrollo integral de todos, desde la más
temprana edad. Los constantes malentendidos, prejuicios y tabúes que aún permean la
sociedad contemporánea tienden a tener consecuencias negativas que pueden interferir
directamente en la educación del niño. En este sentido, esta investigación tuvo como objetivo
analizar el habitus de docentes, psicóloga escolar, directora administrativa, madres y pediatras
respecto a la sexualidad y el género y, las posibles interferencias y aportes que puede traer la
supuesta relación entre las instancias familia, escuela y pediatría en la educación sexual de los
niños en la etapa de Educación Infantil, asistidos por ellos, como estudiantes, niños o
pacientes. La investigación se basó en el marco teórico desarrollado por Pierre Bourdieu y su
equipo y, a partir de los conceptos de habitus, capital cultural, capital social, capital
económico, herencia cultural y género, se realizó una entrevista semiestructurada
individualmente con los dieciséis colaboradores y, posteriormente analizada a través del
método praxiológico, también desarrollado por el sociólogo francés, que comprende en la
praxis, la complejidad de las relaciones sociales entre los agentes participantes en la
investigación, materializada en la estructuración y competencia del habitus en relación con la
Educación Sexual. También es importante señalar que la investigación fue realizada en una
gran ciudad del interior de São Paulo y contó con la participación de una Escuela Modelo de
Educación Infantil y una Unidad Básica de Salud (UBDS), ambas pertenecientes al mismo
barrio de la clase baja del municipio. La investigación identificó un escenario desafiante, en el
que la falta de preparación y el desconocimiento se diferencian como mediadores de la
Educación Sexual dirigida a los niños asistidos por los representantes de las exposiciones aquí
analizadas, evidenciando una relación de transmisión de responsabilidad, proveniente de
todos los ámbitos. El estudio elaborado pretende favorecer la promoción de una reflexión y
discusión efectiva sobre la importancia de una Educación Sexual insertada en el contexto
escolar, de manera adecuada y sustancial, partiendo del supuesto de que es fundamental
comprender y valorar la sexualidad infantil, para partir de manera significativa para el
desarrollo integral del niño y la protección de la niñez.
Palabras clave: Educación infantil. Educación sexual. Escuela. Família. Habitus.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara