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			| Aluno(a) | 
			Simone Catarina de Oliveira Rinaldo | 
		 
		
			| Titulo | 
			Possibilidades do Coensino com crianças com Transtorno do Espectro Autista, na Educação Infantil | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa. Dra. Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo | 
		 
		
			| Data | 
			28/06/2021 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Resumo: O Coensino é uma proposta de trabalho que visa o apoio à escolarização do aluno elegível ao 
serviço de educação especial (ESEE) por meio da parceria colaborativa entre os professores 
da educação especial e do ensino comum. A inexistência dessa parceria aponta para práticas 
pedagógicas não inclusivas devido à falta de formação em serviço, principalmente para o 
professor do ensino comum. Dessa forma, esse estudo propôs um programa de encontros 
temáticos sobre Coensino para os professores da educação especial e do ensino comum 
atuantes na educação infantil. O objetivo geral foi analisar as possibilidades do Coensino, a 
partir das práticas pedagógicas dos professores da educação especial e do ensino comum, 
voltadas para as crianças com TEA, na educação infantil e os específicos foram analisar as 
práticas desses professores antes e depois dos encontros temáticos sobre Coensino e, se estes 
impulsionaram a reflexão sobre as mesmas; identificar as possibilidades, os obstáculos, 
desafios e limites do Coensino. Com abordagem qualitativa e caracterizada como pesquisaintervenção, 
o delineamento do estudo envolveu quatro etapas durante a investigação: Etapa I: 
levantar informações sobre a demanda da SME e conhecer o serviço de educação especial 
oferecido para a educação infantil; Etapa II: realizar entrevistas com professores da educação 
especial e do ensino comum; Etapa III: organizar e ministrar os encontros temáticos com os 
professores da educação especial e do ensino comum sobre a proposta do Coensino; Etapa IV: 
analisar os dados da pesquisa. O município onde a pesquisa foi realizada situa-se no centrooeste 
do Estado de São Paulo. A amostra reuniu um total de sete professores, sendo quatro da 
educação especial e três do ensino comum, além de uma coordenadora da educação especial e 
quatro crianças com TEA. Os instrumentos para a coleta de dados foram: entrevistas, roteiros 
para reflexão e avaliação da prática pedagógica; documentos da secretaria municipal de 
educação (SME); materiais formativos para os encontros temáticos e diário de campo. A 
análise dos dados teve por subsídio os estudos teóricos e metodológicos realizados ao longo 
de todo o período da pesquisa. Os resultados e discussões foram organizados em três 
categorias, a saber: 1- Modelo de itinerância na educação infantil, sua organização e 
funcionamento; 2- A prática pedagógica dos professores da educação especial e do ensino 
comum; 3- Construção de práticas colaborativas. Os principais resultados mostraram que o 
município participante da pesquisa tem condições de implementar o modelo do Coensino por 
meio da revisão e atualização da sua política, uma vez que dispõe de recursos materiais, 
humanos e arquitetônicos para isso, podendo iniciá-lo pela educação infantil. Concluiu-se que 
o Coensino além de favorecer a aprendizagem dos alunos elegíveis ao serviço de educação 
especial, especificamente os com TEA, é uma estratégia promissora para prover a formação 
em serviço dos profissionais da escola. O professor da educação especial poderá, sendo fixo 
em uma unidade, promover a cultura colaborativa. Não basta o empenho dos professores, 
mudanças no modelo de AEE ofertado na educação infantil são necessárias, pois a dificuldade 
maior está na articulação do tempo para planejar, instruir e avaliar em comum e, tal 
articulação, depende de políticas atualizadas referentes atuação dos profissionais da educação. 
Considera-se que este estudo contribuirá para novas reflexões, não só do corpo docente, mas 
também da SME, sobre o modelo atual do serviço de educação especial oferecido e 
considerará as possibilidades do Coensino para a construção de políticas, práticas e culturas 
inclusivas, sendo a escola o espaço ideal para a ampliação destes aspectos em prol da 
qualidade do ensino para todos os alunos. 
Palavras-chave: Coensino; Formação de Professores; Prática Pedagógica; Transtorno do 
Espectro Autista. 
 
Abstract: Co-teaching is a work proposal that aims to support the schooling of students eligible for 
special education services through a collaborative partnership between special education and 
regular education teachers. The lack of this partnership points to non-inclusive pedagogical 
practices due to the lack of in-service training, especially for the common education teacher. 
Thus, this study proposed a program of thematic meetings about Co-teaching for special 
education and regular education teachers working in early childhood education. The general 
objective was to analyze the possibilities of Co-teaching, based on the pedagogical practices 
of special education and regular education teachers, focused on children with ASD in early 
childhood education. The specific objectives were to analyze the practices of these teachers 
before and after the thematic meetings on Co-teaching, and if these encouraged reflection on 
them; to identify the possibilities, obstacles, challenges and limits of Co-teaching. Translated 
with www.DeepL.com/Translator (free version)With a qualitative approach and characterized 
as research-intervention, the study design involved four stages during the investigation: Stage 
I: to gather information about the SME's demand and learn about the special education service 
offered for early childhood education; Stage II: to conduct interviews with special education 
and common education teachers; Stage III: to organize and conduct thematic meetings with 
special education and common education teachers about the Co-teaching proposal; Stage IV: 
to analyze the research data. The city where this research was carried out is located in the 
central-western part of the state of São Paulo. The sample comprised a total of seven teachers, 
four from special education and three from regular education, besides a special education 
coordinator and four children with ASD. The instruments for data collection were: 
interviews, scripts for reflection and evaluation of the pedagogical practice; documents from 
the municipal secretary of education (SME); training materials for the thematic meetings and 
field diary. The data analysis was based on the theoretical and methodological studies carried 
out throughout the research period. The results and discussions were organized in three 
categories, namely: 1- The itinerancy model in Early Childhood Education, its organization 
and functioning; 2- The pedagogical practice of the special education and common education 
teachers; 3- Construction of collaborative practices. The main results showed that the city 
participating in the research is able to implement the Co-teaching model by revising and 
updating its policy, since it has the material, human and architectural resources to do so, and 
can start it in early childhood education. It was concluded that Co-teaching, besides favoring 
the learning of students eligible for special education services, specifically those with ASD, is 
a promising strategy to provide in-service training for school professionals. The special 
education teacher will be able, being fixed in a unit, to promote the collaborative culture. The 
teachers' commitment is not enough, changes in the AEE model offered in early childhood 
education are necessary, because the biggest difficulty lies in the articulation of time to plan, 
instruct and evaluate together, and such articulation depends on updated policies concerning 
the performance of education professionals. It is considered that this study will contribute to 
new reflections, not only of the teaching staff, but also of the SME, about the current model of 
special education service offered and will consider the possibilities of Co-teaching for the 
construction of inclusive policies, practices and cultures, being the school the ideal space for 
the expansion of these aspects in benefit of the quality of education for all students. 
Keywords: Co-teaching; Teacher training; Pedagogical Practice; Autistic Spectrum Disorder. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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