|
|
Aluno(a) |
Celso Francisco do Ó |
Titulo |
IMPLEMENTAÇÃO DA SOCIOLOGIA NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: Análise das narrativas e manifestações dos agentes públicos |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Ricardo Ribeiro |
Data |
22/02/2021 |
Resumo |
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir como a Sociologia foi implementada na educação
básica da rede estadual paulista, utilizando como principal referencial de análise a narrativa
dos agentes públicos que atuaram como responsáveis por esse componente curricular em uma
das coordenadorias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, a CGEB (atual
COPED), onde desenvolveram diversas ações, no período de 2008 a 2017. Para abarcar a
maior quantidade de informações qualitativas pertinentes às essas ações, a metodologia
adotada foi no formato de entrevista livre não estruturada, que ofereceu aos entrevistados a
oportunidade de falar livremente sobre seu cotidiano dentro da Secretaria. O intuito desta
dissertação é exatamente o de compreender como estes agentes públicos enxergavam, não
apenas a política pública, mas principalmente, a política educacional atrelada a
implementação do componente Sociologia na educação básica, rememorando os trabalhos
desenvolvidos por eles a frente da pasta: as formações para professoras e professores, as
análises e produções de materiais voltados para o ensino da Sociologia os desafios e os
espaços de enfrentamento, mas também as parcerias e a construção dos diálogos que tornaram
possíveis algumas conquistas.. As narrativas demonstram uma linha cronológica e conectam
histórias de um contexto prático, onde cada enredo vai sendo ligado a uma estrutura,
demonstrando assim que os fatos apresentados por cada um destes agentes não foram
desempenhados como fatos isolados, mas enquanto conjunto de práticas que foram sendo
complementadas. Contar um pouco dessa história possibilita entender, além dos desafios, um
pouco sobre a estrutura da educação na maior rede pública de ensino no país.
Palavras-chave: Sociologia. Educação básica. Ensino Médio. Análise de narrativas.
Educação paulista.
Abstract: This work aims to discuss how Sociology was implemented in basic education in the state
network of São Paulo, using the narrative of public agents who acted as responsible for this
curricular component in one of the coordinators of the São Paulo State Education Department
as the main reference for analysis, CGEB (now COPED), where they developed several
actions, from 2008 to 2017. To cover the largest amount of qualitative information pertinent
to these actions, the methodology adopted was in the form of unstructured free interview,
which offered to the interviewees the opportunity to speak freely about their daily lives within
the Secretariat. The purpose of this dissertation is exactly to understand how these public
agents saw, not only public policy, but mainly, the educational policy linked to the
implementation of the Sociology component in basic education, recalling the work developed
by them in front of the portfolio: training for teachers and professors, the analysis and
production of materials aimed at teaching Sociology the challenges and spaces for
confrontation, but also the partnerships and the construction of dialogues that made some
achievements possible. The narratives demonstrate a chronological line and connect stories
from a practical context, where each plot is linked to a structure, thus demonstrating that the
facts presented by each of these agents were not performed as isolated facts, but as a set of
practices that were being complemented. Telling a little of this story makes it possible to
understand, in addition to the challenges, a little about the structure of education in the largest
public school system in the country.
Keywords: Sociology. Basic education. High school. Analysis of narratives. São Paulo
education. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|