UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Eduardo Yoshimoto
Titulo GÊNERO, SEXUALIDADE E MIDIATIZAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: Podcast Escolar produzido com educandas e educandos do Ensino Médio
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro
Data 14/12/2020
Resumo Resumo: O dispositivo midiático atravessa todas as instituições sociais. A produção de enunciados sobre gênero e sexualidade circula incessantemente nas redes digitais, influindo na subjetividade dos sujeitos, tencionados, na educação básica brasileira hodierna, pela interdição e pelo discurso do silenciamento dessa temática. O objetivo geral dessa tese é analisar os discursos produzidos por educandas e educandos por meio de um podcast escolar aplicado como estratégia didática, para discutir, no ensino médio, questões de gênero e sexualidade, em uma escola pública da rede estadual paulista. O método utilizado é o Estudo de Caso com abordagem Quali-quantitativa, utilizando-se a Observação Participante como técnica para coleta de dados e pressupostos da arquegenealogia foucaultiana para as análises. O referencial teórico é interdisciplinar, transitando pela transdisciplinaridade; ancora-se em autores da Educação Escolar, especificamente, da Educação Sexual, teóricos da Sociologia, do Ensino de Sociologia e da Análise do Discurso francesa. Na interface entre cultura, sociedade e mídia, explora-se o potencial teórico do conceito de Midiatização, os estudos sobre a tecnologia, enquanto epistemologia da técnica, e do suporte podcast, com suas características, propriedades, nomenclaturas e taxonomia no contexto educativo. De um total de 149 podcasts, o recorte analisado foi constituído por 81 podcasts produzidos por turmas dos três anos do ensino médio, no ano de 2016, e as relações entre currículo, materiais didáticos, internet e reportagens da época. A análise do corpus evidenciou a paráfrase, a superficialidade nas leituras e na escrita e nas pesquisas virtuais de educandas e educandos, uma educação sexual não intencional, agravada pelas relações midiatizadas, resultando na desconexão do conceito de gênero no social, da pouca expressividade de opiniões em relação a essa temática, além da persistência do discurso discriminatório do gênero feminino, demonstrado nos recortes dos enunciados utilizados para produção dos áudios e nos apagamentos das referências de autoria de pesquisadoras. De outro lado, a intolerância, a violência e o preconceito são denunciados de forma explícita em vários episódios. Destaca-se que a maioria, 72,1% dos podcasts com temática livre abordam, direta ou indiretamente, questões sobre gênero e sexualidade. É proposta uma definição do que é o Podcast Escolar e de suas principais características. Chegou-se a algumas aproximações produtivas entre o Ensino de Sociologia e a Educação Sexual e ao delineamento inicial do dispositivo conservador à brasileira. O estudo demonstra a possibilidade da utilização de uma estratégia didática com uso do podcast escolar, no sentido de uma prática, visando proporcionar espaços de discussão sobre gênero e sexualidade dentro da escola e uma abertura a interdisciplinaridade com a biologia, o português entre outras, corroborando pensar a tecnologia, a produção, a recepção e o discurso a partir de uma ética pedagógica. Para isso, apropriou-se de elementos do cuidado de si foucaultiano, com potencial para ressignificar, tanto em nós quanto em nossos estudantes, os discursos engendrados pelos dispositivos e propagados pela grande mídia, pelas mídias digitais e redes sociais, em especial sobre uma sexualidade superficial, consumista, estereotipada, intolerante, excludente e geradora de violência.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Educação Sexual. Podcast Escolar. Gênero e Sexualidade. Midiatização.

Abstract: The media device goes through all social institutions. The production of statements about gender and sexuality incessantly circulates in digital networks, influencing the subjectivity of the subjects, intended by that, in today's basic Brazilian education, the theme’s interdiction and discourse of silencing of that theme. The general objective of this thesis is to analyze the speeches produced by students through a school podcast applied as a didactic strategy, to discuss, in high school, gender and sexuality issues, in a public school in the state of São Paulo. The method used is the Case Study with a Quali-quantitative approach, using Participant Observation as a technique for collecting data and assumptions of Foucault's archegenealogy for the analyzes. The theoretical framework is interdisciplinary, moving through transdisciplinarity; it is anchored in authors of School Education, specifically, of Sex Education, theorists of Sociology, Sociology Teaching and French Discourse Analysis. At the interface between culture, society and media, the theoretical potential of the concept of Mediatization is explored, studies on technology, as an epistemology of technique, and podcast support, with its characteristics, properties, nomenclatures and taxonomy in the educational context. From a total of 149 podcasts, the analyzed section was constituted by 81 podcasts produced by classes from the three years of high school, in 2016, and the relationships between curriculum, didactic materials, internet and reports from that time. The analysis of the corpus pointed the paraphrase, the superficiality in the readings ,the writing and in the virtual researches of students, an unintended sexual education, aggravated by the mediatized relations, resulting in the disconnection of the concept of gender in the social, of the little expressiveness of opinions in relation to this theme, in addition to the persistence of the discriminatory discourse of the female gender, shown in the clippings of the statements used for the production of audios and in the erasure of references authored by researchers. On the other hand, intolerance, violence and prejudice are explicitly denounced in several episodes. It is noteworthy that the majority, 72,1% of podcasts with free theme address, directly or indirectly, issues about gender and sexuality. A definition of what the School Podcast is and its main characteristics is proposed. Some productive approaches have been reached between the Sociology classes and the Sexual Education and the initial design of the conservative Brazilian device. The study demonstrates the possibility of using a didactic strategy using the school podcast, in the sense of a practice, aiming to provide spaces for discussion about gender and sexuality within the school and an opening to interdisciplinarity with Biology, Portuguese Language, among others, also the corroborating thinking about technology, production, reception and discourse from a pedagogical ethics. For this, there have been appropriated elements of the Foucault's care of the self with the potential to give a new meaning, both to us and to our students, the speeches generated by the devices and propagated by the mainstream media, digital media and social networks, especially about sexuality superficial, consumerist, stereotyped, intolerant, excluding and violence generator sexuality.
Keywords: Teaching Sociology. Sex Education. School Podcast. Gender and Sexuality. Mediatization.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara