|
|
Aluno(a) |
José Anderson Santos Cruz |
Titulo |
Gestão do Conhecimento e Gestão Editorial: Qualificadores da Avaliação de periódicos da Área de Educação |
Orientador(a) |
Prof. Dr. José Luis Bizelli |
Data |
30/11/2020 |
Resumo |
Resumo: Esta tese tem como cenário a internacionalização da publicação científica nacional em
Educação, frente à indução de processos de avaliação que têm impacto direto nos programas
de pós-graduação. Em um primeiro momento, a pesquisa discorre sobre as tramas teóricas que
permitem pensar a contribuição da Gestão do Conhecimento para com a Gestão Editorial:
discute-se desde os princípios acadêmicos que orientam as análises sobre a Ciência com a
qual se trabalha, até as premissas necessárias para que a produção de informação, espaço de
debate, comunicação de resultados e divulgação do conhecimento se façam. Da Gestão do
Conhecimento foram selecionados qualificadores para a avaliação de periódicos da Área de
Educação, os quais nortearam as investigações. Discutiu-se o papel da Gestão do
Conhecimento em processos da Gestão Editorial; os procedimentos para a elaboração,
divulgação e avaliação de um periódico científico – fluxos editoriais: recebimento, preparação
e publicização de conteúdos para o fortalecimento da comunicação científica. Em um segundo
momento, apresentam-se as trilhas de ação da pesquisa, traços fundamentais para analisar
dados e resultados alcançados pela investigação com atores de equipes editoriais. O caminho
metodológico adotado ajudou a caracterizar o universo da comunicação científica atual, a
apresentar a evolução recente de critérios de avaliação dos periódicos e a dar visibilidade e
sustentar a análise de dados. Os resultados apontam que é possível utilizar a Gestão do
Conhecimento como estratégia para que periódicos possam alcançar melhorias em seus
processos editoriais, através de qualificadores – indicadores de qualidade –, entre os quais o
trabalho destaca: 1) Qualidade da editoria; 2) Eficiência da gestão editorial; 3)
Sustentabilidade; 4) Absorção de tecnologias de informação e comunicação; 5) Obtenção de
indexadores; e 6) Alto fator de impacto. Esse conjunto se articula e compõe um medidor para
processos de avaliação – tanto no QUALIS/CAPES, por exemplo, como nas bases de dados e
diretórios nacionais ou internacionais. Assim, melhor Gestão Editorial significa formulação
de estratégias qualificadoras. A pesquisa reforça a hipótese proposta: a Gestão do
Conhecimento é aplicável como alternativa para formular estratégias qualificadoras do
processo editorial, desde que suas estratégias possam ser indicadas como indicadores de
melhoria para as revistas científicas brasileiras de Educação.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Gestão editorial. Periódicos científicos. Critérios
de avaliação de periódicos. Área de Educação.
Abstract: This thesis has as its scenario the internationalization of the national scientific publication in
Education, facing the induction of evaluation processes that have direct impact on graduate
programs. In a first moment, the research discusses the theoretical plots that allow thinking
about the contribution of Knowledge Management to Editorial Management: it is discussed
from the academic principles that guide the analysis of Science wherewith one works, to the
necessary premises for the production of information, space for debate, communication of
results and dissemination of knowledge. From the Knowledge Management were selected
qualifiers for the evaluation of journals of the Education Area, which guided the
investigations. The role of Knowledge Management in Editorial Management processes was
discussed; the procedures for the elaboration, disclosure and evaluation of a scientific journal
- editorial flows: reception, preparation and publication of contents towards the strengthening
of scientific communication. In a second moment, the action trails of the research are
presented, fundamental traits to analyze data and outcomes achieved by the investigation with
editorial team members. The chosen methodological path assisted in characterizing the
universe of current scientific communication, presenting the recent evolution of evaluation
criteria of journals and giving visibility and support to data analysis. The results indicate that
it is possible to use Knowledge Management as a strategy for journals to achieve
improvements in their editorial processes, through qualifiers - quality indicators - among
which the work highlights: 1) Editorial quality; 2) Efficiency of editorial management; 3)
Sustainability; 4) Absorption of information and communication technologies; 5) Obtaining
indexers; and 6) High impact factor. This set is articulated and composes a meter for
evaluation processes - both in QUALIS/CAPES, for example, and in national or international
databases and directories. Thus, better Editorial Management means the formulation of
qualifying strategies. The research reinforces the proposed hypothesis: Knowledge
Management is applicable as an alternative to formulate qualifying strategies for the editorial
process, as long as its strategies can be indicated as improvement indicators for Brazilian
scientific journals of Education.
Keywords: Knowledge Management; Editorial Management; Scientific Journals; Criteria for
evaluation of journals; Education Area.
Resumen: Esta tesis tiene como escenario la internacionalización de la publicación científica nacional en
Educación, ante la inducción de procesos de evaluación que tienen impacto directo en los
programas de posgrado. En un primer momento, la investigación habla sobre las tramas
teóricas que permiten pensar la contribución de la Gestión del Conocimiento para con la
Gestión Editorial: se discute desde los principios académicos que orientan los análisis sobre la
Ciencia con la que se trabaja, hasta las premisas necesarias para que la producción de
información, espacio de debate, comunicación de resultados y divulgación del conocimiento
se hagan. De la Gestión del Conocimiento se seleccionó calificadores para la evaluación de
revistas científicas del Área de Educación, los cuales orientaron las investigaciones. Se
discutió el papel de la Gestión del Conocimiento en procesos de la Gestión Editorial; los
procedimientos para la elaboración, divulgación y evaluación de un periódico científico –
flujos editoriales: recibimiento, preparación y publicización de contenidos para el
fortalecimiento de la comunicación científica. En un segundo momento, se presentó las trillas
de acción de la investigación, rasgos fundamentales para analizar datos y resultados logrados
por la investigación con actores de equipos editoriales. El camino metodológico adoptado
ayudó a caracterizar el universo de la comunicación científica actual, a presentar la evolución
reciente de criterios de evaluación de los periódicos y a dar visibilidad y sostener el análisis
de los datos. Los resultados señalan que es posible utilizar la Gestión del Conocimiento como
estrategia para que periódicos puedan lograr mejoras en sus procesos editoriales, a través de
calificadores – indicadores de calidad –, entre los cuales el trabajo destaca: 1) Calidad de la
editora; 2) Eficiencia de la gestión editorial; 3) Sustentabilidad; 4) Absorción de tecnologías
de información y comunicación; 5) Obtención de indexadores; y 6) Alto factor de impacto.
Ese conjunto se articula y compone un medidor para procesos de evaluación – tanto en el
QUALIS/CAPES, por ejemplo, como en las bases de datos y directorios nacionales o
internacionales. Así, mejor Gestión Editorial significa formulación de estrategias
calificadoras. La investigación refuerza el supuesto propuesto: la Gestión del Conocimiento se
aplica como alternativa para formular estrategias calificadoras del proceso editorial, desde que
sus estrategias puedan ser indicadas como indicadores de mejora para las revistas científicas
brasileñas de Educación.
Palabras-clave: Gestión del Conocimiento; Gestión Editorial; Revistas Científicas; Criterios
de evaluación de revistas científicas; Área de Educación. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|